Nutrição Capilar

Óleo de semente de uva no cabelo: já conhece esse super ingrediente? Entenda os benefícios desse óleo para os fios

Óleo de semente de uva no cabelo: já conhece esse super ingrediente? Entenda os benefícios desse óleo para os fios

Se você está em busca de uma alternativa natural para nutrir, hidratar, reduzir a oleosidade e combater a caspa, aposte no óleo de semente de uva. Esse óleo é 100% vegetal, obtido por meio da prensagem das sementes e muito poderoso. Ele conta com vitaminas E e C, e também betacaroteno. Vamos entender os benefícios do óleo de semente de uva e também como usá-lo na sua rotina de cuidados com os fios?

Quais os benefícios do óleo de semente de uva no cabelo?

O óleo de semente de uva é realmente poderoso, já que pode trazer diversos benefícios para o seu cabelo. Esse óleo promove a nutrição e hidratação dos fios, deixando os mais brilhantes e bonitos. Além disso, ele é excelente para prevenir a queda, diminuir a caspa e também fortalecer os fios.

beneficios do óleo de semente de uva
Instagram: @mischaefer1

Se você tem percebido que o seu cabelo está demorando para crescer, o óleo de semente de uva é uma boa opção. A vitamina E presente em sua composição é responsável por fazer o cabelo crescer mais rápido, forte e saudável.

É importante destacar, também, que o óleo de semente de uva auxilia na saúde do cabelo em geral. Ele reforça o brilho e deixa o couro cabeludo mais saudável. Para completar, o óleo de semente de uva, por ter tantos benefícios, pode ser usado em todos os tipos de cabelo, do seco ao oleoso, e do crespo ao liso.

Pode misturar com outros óleos? Quais?

É super comum que as adeptas do uso de óleos gostem de fazer uma mistura de vários tipos diferentes, conseguindo assim obter os diversos benefícios dos óleos de uma só vez.

A boa notícia é que o óleo de semente de uva, além de poder ser usado puro nos fios, também pode ser misturado. É possível fazer um blend de óleos para o cabelo usando esse óleo, mas é importante prestar atenção nas combinações para que o resultado seja como o esperado.

cabelos brilhosos com óleo de semente de uva
Instagram: @eujoicesilva

Para fazer um blend de óleos é necessário sempre ter uma base, que é o óleo vegetal, e também escolher óleos essenciais, sempre lembrando que a mistura de óleo vegetal deve ser maior. Portanto, como o óleo de semente de uva é um óleo vegetal, ele funciona como base. Esse óleo deve ser misturado com óleo essencial, que pode ser de lavanda ou melaleuca, por exemplo. Vale dizer que é possível usar mais de um óleo essencial na mistura, mas usar apenas um já torna o blend super poderoso.

Como usar o óleo de semente de uva na rotina capilar?

O óleo de semente de uva pode ser usado de diferentes formas na sua rotina de cuidados com os fios. Você pode usá-lo, por exemplo, como reparador de pontas, e também como finalizador, para diminuir o frizz e dar mais brilho para os fios.

Potencializar o tratamento

Além disso, você também pode optar por usar o óleo de semente de uva para potencializar as suas hidratações. Basta colocar algumas gotinhas do óleo na sua máscara preferida para que os benefícios sejam ainda mais fortes.

hidratação caseira para cabelo cacheado

Umectação comum

Se você está em busca de nutrição para os seus fios, uma excelente maneira de usar o óleo de semente de uva é na umectação capilar. Para isso, você deve aplicar o óleo no cabelo, inclusive no couro cabeludo, e deixar agir por cerca de 1h. Depois, basta lavar com shampoo e condicionador.

umectação com óleo de semente de uva
Instagram: @monalisapassos

Umectação noturna

Caso você queira uma nutrição ainda mais profunda, opte por fazer a umectação noturna, em que você dorme com o óleo no cabelo, retira somente pela manhã quando acordar e lava com shampoo e condicionador. É super relevante destacar que a umectação é uma técnica indicada para todos os tipos de cabelo. Embora seja mais comum ser feita em cabelos cacheados e crespos, oferece maciez, brilho e força para todas as madeixas.

Pré-shampoo

Já se você quer nutrir os fios de forma ainda mais rápida, opte por passar o óleo de semente de uva puro no cabelo e couro cabeludo. Deixe agir apenas por alguns minutos antes de lavar com shampoo e condicionador. Pode ficar tranquila, esse óleo é leve e não vai deixar o seu cabelo oleoso e com aspecto engordurado.

Gostou da matéria? Comenta e compartilhe!

Samira Chalom
the authorSamira Chalom
Carioca, jornalista e redatora. Como vive na praia, está sempre em busca de tratamentos capilares para que os seus fios fiquem hidratados, mas sem perder a leveza. Gosta mesmo é de testar novos produtos e está sempre em busca de novidades e lançamentos da área.
>