DicasHidratação

Óleo de rosa mosqueta: benefícios e como usar no cabelo

óleo de rosa mosqueta

Óleo de coco, de amêndoas, de argan, de rícino… é difícil alguém que não seja fã de algum tipo de óleo, mas você já ouviu falar do óleo de rosa mosqueta? Ele é poderoso, fácil de ser encontrado e capaz de transformar fios ressecados e sem vitalidade em brilhantes e cheios de vida, graças a sua composição, que é rica em vitaminas, ômega 3 e 6, ácidos oléicos, entre outros.

Não se engane, óleo de rosa mosqueta não vem das flores hahaha

Esse óleo caiu nas graças das gurus de skincare depois que foi descoberto que a Duquesa de Cambridge, Kate Middleton, utiliza-o diariamente. Afinal de contas, ela tem uma pele impecável, e se tem algo que faz parte da sua rotina de beleza, essa coisa só pode ser boa, certo?

Mas neste blog falamos sobre cabelos e, portanto, você deve estar se perguntando qual a relação do óleo de rosa mosqueta com a beleza dos nossos fios. Além da composição rica nos itens citados acima, esse óleo também é famoso por ser um antioxidante.

Alguns de seus benefícios são o fato de ser anti envelhecimento, por exemplo, uma vez que estimula a produção de colágeno.

Ele também tem ação hidratante e de combate aos poluentes, exatamente pelo seu alto nível de antioxidantes, que cria uma barreira de proteção que impede que a poluição e até mesmo os raios UV ultrapassem.

Ele auxilia também na flexibilidade e regeneração da fibra capilar, entre outros fatores. Não é somente na pele que o óleo de rosa mosqueta pode ser um grande aliado. Por isso, vejamos quais são todos os benefícios do seu uso na nossa rotina de cuidados capilares e vamos entender melhor como podemos incorporá-lo para garantir fios mais fortes e saudáveis por meio de uma hidratação profunda dos nossos fios.

O que é óleo de rosa mosqueta?

Obtido a partir das sementes de uma planta conhecida como rosa rugibinosa ou moshata, o óleo de rosa mosqueta tem sido considerado um grande aliado da beleza da pele e dos cabelos.

óleo de rosa mosqueta

Essa planta é um arbusto pertencente à família das rosáceas e originária da Europa, mas que, no entanto, foi levada para a América, onde se difundiu sobretudo na região da Patagônia, meio oeste dos Estados Unidos, Chile, sul dos Andes, entre outros, por se desenvolver melhor em temperaturas secas e ambientes frios.

Suas flores são brancas e rosadas e podem, por vezes, apresentar coloração amarelada. Quando as pétalas dessas flores caem, é produzido um fruto de cor avermelhada e formato oval do qual é extraído o óleo.

Essa extração, feita das sementes dessa planta, pode ser realizada por prensagem a frio ou por solvente. Somente sementes com baixa umidade devem ser utilizadas, pois isso garante um rendimento melhor.

O óleo de rosa mosqueta obtido dessa extração é rico em ácidos graxos, como o ácido oleico e linoleico, ômega 3, 6 e 9, além de apresentar altas concentrações de vitaminas A, C, B1, B2, E e K e ter propriedades antioxidantes e antiinflamatórias. Esse óleo pode ser usado para os mais diferentes fins, inclusive para deixar o cabelo macio e saudável de verdade. Veja abaixo algumas das funcionalidades do óleo de rosa mosqueta!

óleo de rosa mosqueta

Óleo de rosa mosqueta: para que serve?

Como falamos anteriormente, o óleo de rosa mosqueta tem diversas funcionalidades, entre elas: tratamento de queimaduras, assaduras, hidratação da pele,  prevenção do envelhecimento precoce da pele, entre outros.

Em relação ao cabelo, o óleo de rosa mosqueta promove uma hidratação profunda, restaurando os fios e repondo os nutrientes que são perdidos diariamente, deixando-os macios, saudáveis e muito brilhantes. O produto também é excelente para ser usado como antifrizz e também para cuidar do couro cabeludo, já que fortalece os fios e também ajuda a prevenir eventuais coceiras, fungos e caspas.

Óleo de rosa mosqueta X Óleo de coco

Outro óleo vegetal que também é bastante usado no cabelo é o óleo de coco, que possui em sua composição proteínas, vitamina K, vitamina E, ácidos graxos, ferro e gorduras saturadas, monoinsaturadas e poliinsaturadas.

Nosso velho e querido amigo, óleo de coco – @_dicasdaiza

O óleo de coco, assim como o óleo de rosa mosqueta, é altamente nutritivo para os fios, oferecendo diversos benefícios para eles, como: estimulo para o crescimento, auxilio na saúde do couro cabeludo, já que tem propriedades antifúngicas a antibacterianas, combate a opacidade, redução o frizz, entre outros.

Na realidade existem diversos tipos de óleo, por que escolher apenas um? Escolha os seus preferidos, seu cabelo vai ficar ainda mais bonito!

Óleo de Rosa Mosqueta no Cronograma Capilar

O óleo de rosa mosqueta é uma excelente opção para ser usada em seu cronograma capilar, na parte 2, que é a da nutrição capilar, aquela em que os lipídeos perdidos ao longo do dia são devolvidos aos fios. O importante ao usar o óleo de rosa mosqueta para nutrir os seus fios é prestar atenção na quantidade de produto. Não é necessário exagerar, ok?

óleo de rosa mosqueta

Para nutrir seus fios profundamente com o óleo de rosa mosqueta, opte pela umectação capilar. Basta banhar os seus fios com o óleo, deixar agir por 30 minutinhos e depois lavar normalmente. Se preferir, durma com o óleo e lave apenas no dia seguinte.

Óleo de rosa mosqueta também serve como reparador de pontas?

Sabe aquelas pontinhas ressecadas e sequinhas? Óleo de rosa mosqueta nelas, pois o produto é um excelente reparador de pontas! Para utilizá-lo com esse objetivo, é só você aplicar um pouco do óleo nas pontas secas ou úmidas. O resultado já pode ser visto logo após a primeira aplicação do óleo de rosa mosqueta!

óleo de rosa mosqueta
Pontas danificadas? Repare com óleo de rosa mosqueta – @melhorcomsaude

Como usar o óleo de rosa mosqueta como antifrizz?

O óleo de rosa mosqueta é um poderoso antifrizz e o melhor é que utilizá-lo com essa finalidade é ainda mais simples! Basta aplicar um pouco do óleo de rosa mosqueta nos fios secos para diminuir aquele efeito arrepiado que normalmente acontece nos cabelos em ambientes muito úmidos.

Óleo de rosa mosqueta como pré-shampoo

Outra forma interessante de usar o óleo de rosa mosqueta é como pré-shampoo, deixando o couro cabeludo saudável e o cabelo ainda mais hidratado. Para isso, você deve aplicar um pouco do óleo de rosa mosqueta no couro cabeludo e massagear por 5 minutos. Deixe agir por 10 minutos e lave normalmente, com shampoo e condicionador.

óleo de rosa mosqueta
tumblr

Óleo de rosa mosqueta para potencializar a sua hidratação capilar

Por último, que tal potencializar a sua hidratação com o óleo de rosa mosqueta e aproveitar todos os benefícios desse óleo tão potente? Basta adicionar algumas gotinhas do óleo na sua máscara de tratamento e aplicá-la como de costume.

óleo de rosa mosqueta

Samira Chalom
the authorSamira Chalom
Carioca, jornalista e redatora. Como vive na praia, está sempre em busca de tratamentos capilares para que os seus fios fiquem hidratados, mas sem perder a leveza. Gosta mesmo é de testar novos produtos e está sempre em busca de novidades e lançamentos da área.
>