DicasHidratação

Óleo de rosa mosqueta: benefícios e como usar no cabelo

óleo de rosa mosqueta

Óleo de coco, de amêndoas, de argan, de rícino… é difícil alguém que não seja fã de algum tipo de óleo, mas você já ouviu falar do óleo de rosa mosqueta? Poderoso, fácil de achar e capaz de transformar fios ressecados e sem vitalidade em brilhantes e cheios de vida, graças a sua composição, que é rica em vitaminas, ômega 3 e 6, ácidos oléicos, entre outros.

Ele ficou bastante popular quando foi descoberto que a Duquesa de Cambridge, Kate Middleton, o utiliza diariamente na pele, e para o uso nos cabelos esse tipo de óleo vem se tornando cada vez mais conhecido devido a quantidade de benefícios que oferece.

Ele é antioxidante, tem ação hidratante e protege os fios da poluição e também dos raios solares, já que cria uma camada protetora ao redor do cabelo. Além disso, ajuda na flexibilidade e regeneração da fibra capilar, deixando o cabelo mais forte e resistente.

Abaixo, vamos te contar mais detalhes sobre o óleo de rosa mosqueta e algumas formas diferentes de você inclui-lo na sua rotina de cuidados capilares! Então, continue a leitura!

O que é óleo de rosa mosqueta?

Advertisement

Sua produção é a partir das sementes de uma planta chamada rosa rugibinosa ou moshata, esse óleo é um grande aliado da beleza da pele e dos cabelos.

óleo de rosa mosqueta

Essa planta é um arbusto pertencente à família das rosáceas e originária da Europa, mas que, no entanto, foi levada para a América, onde se difundiu sobretudo na região da Patagônia, meio oeste dos Estados Unidos, Chile, sul dos Andes, entre outros, por se desenvolver melhor em temperaturas secas e ambientes frios.

Suas flores são brancas e rosadas e podem, por vezes, apresentar coloração amarelada. Assim, quando as pétalas dessas flores caem, surge o fruto de cor avermelhada e formato oval, em que é extraido o óleo.

Essa extração, feita das sementes dessa planta, pode ser por prensagem a frio ou por solvente. Somente sementes com baixa umidade são escolhidass, pois isso garante um rendimento melhor.

O óleo de rosa mosqueta obtido dessa extração é rico em ácidos graxos, como o ácido oleico e linoleico, ômega 3, 6 e 9. Além disso, apresenta altas concentrações de vitaminas A, C, B1, B2, E e K e ter propriedades antioxidantes e antiinflamatórias. Esse óleo tem os mais diferentes fins, inclusive para deixar o cabelo macio e saudável de verdade. E sabe o melhor? Ele é acessível e está a vendaseja em lojas de produtos naturais ou de produtos para salões de beleza. Então, você já pode começar a testar todos os benefícios desse óleo hoje mesmo!

óleo de rosa mosqueta

Óleo de rosa mosqueta: para que serve?

Como falamos anteriormente, o óleo de rosa mosqueta tem diversas funcionalidades, entre elas: tratamento de queimaduras, assaduras, hidratação da pele,  prevenção do envelhecimento precoce da pele, entre outros.

Em relação ao cabelo, ele promove uma hidratação profunda, restaurando os fios e repondo os nutrientes que são perdidos diariamente, deixando-os macios, saudáveis e muito brilhantes. O produto também é excelente para ser usado como antifrizz e também para cuidar do couro cabeludo, já que fortalece os fios e também ajuda a prevenir eventuais coceiras, fungos e caspas.

Além disso, uma das grandes vantagens do uso do óleo de rosa mosqueta no cabelo é a ação de forma rápida. Já deu vontade de começar a usar esse óleo nos seus fios, né?

Óleo de rosa mosqueta X Óleo de coco

Outro óleo vegetal que também é bastante usado no cabelo é o óleo de coco, que possui em sua composição proteínas, vitamina K, vitamina E, ácidos graxos, ferro e gorduras saturadas, monoinsaturadas e poliinsaturadas.

Nosso velho e querido amigo, óleo de coco – @_dicasdaiza
Advertisement

O óleo de coco, assim como o óleo de rosa mosqueta, é altamente nutritivo para os fios, oferecendo diversos benefícios para eles, como: estimulo para o crescimento, auxilio na saúde do couro cabeludo, já que tem propriedades antifúngicas a antibacterianas, combate a opacidade, redução o frizz, entre outros.

Na realidade existem diversos tipos de óleo, por que escolher apenas um? Escolha os seus preferidos, seu cabelo vai ficar ainda mais bonito!

Rosa Mosqueta no Cronograma Capilar

O óleo de rosa mosqueta é uma excelente opção para ser usada em seu cronograma capilar, na parte 2, que é a da nutrição capilar, aquela em que os lipídeos perdidos ao longo do dia são devolvidos aos fios. No entanto, é importante prestar atenção na quantidade de produto. Portanto, não é necessário exagerar, ok?

óleo de rosa mosqueta

Para nutrir seus fios profundamente com o óleo de rosa mosqueta, opte pela umectação capilar. Assim, basta banhar os seus fios com o óleo, deixar agir por 30 minutinhos e depois lavar normalmente. Entretanto, se preferir, durma com o óleo e lave apenas no dia seguinte.

Ele também serve como reparador de pontas?

Se as suas pontinhas estão ressecadas e sem brilho, uma ótima alternativa é usar o óleo de rosa mosqueta como reparador de pontas. Para isso, é só aplicar um pouquinho nas pontas, que podem estar secas ou úmidos. O resultado reparador você já vai ver na primeira aplicação de óleo mosqueta!!

óleo de rosa mosqueta
Pontas danificadas? Repare com óleo de rosa mosqueta – @melhorcomsaude

Como usá-lo como antifrizz?

O frizz pode incomodar bastante, né? No entanto, para combatê-lo uma ótima opção é usar o óleo mosqueta nos fios. Para isso, basta aplicar um pouco do óleo nos fios secos e prontinho! Você vai perceber que aquele efeito frizz que geralmente acontece nos cabelos em ambientes úmidos vai diminuir bastante.

Óleo de rosa mosqueta como pré-shampoo

Outra forma interessante de usar o óleo de rosa mosqueta é como pré-shampoo, deixando o couro cabeludo saudável e o cabelo ainda mais hidratado. Para isso, você deve aplicar um pouco do óleo de rosa mosqueta no couro cabeludo e massagear por 5 minutos. Deixe agir por 10 minutos e lave normalmente, com shampoo e condicionador.

O pré poo, ou pré shampoo, é uma ótima forma de fazer com que o cabelo não sofra muito com a ação do shampoo, que pode deixá-lo ressecado e sem brilho. Aposte nessa técnica e confira os resultados, que aparecem de forma muito rápida! Um truque para o pré poo: aplique o shampoo apenas no couro cabeludo e deixe que ele escorra para o comprimento e para as pontas..

óleo de rosa mosqueta
tumblr

Óleo de rosa mosqueta para potencializar a sua hidratação capilar

Por último, que tal potencializar a sua hidratação com o óleo de rosa mosqueta e aproveitar todos os benefícios desse óleo tão potente? Basta adicionar algumas gotinhas do óleo na sua máscara de tratamento e aplicá-la como de costume. O óleo de rosa mosqueta vai fazer com que a sua hidratação fique ainda mais poderosa, ajudando a repor a água que é perdida pelos fios diariamente devido a diversos fatores, como sol, vento, poluição, uso da chapinha e do secador, procedimentos químicos, como alisamentos e relaxamentos, entre outros.

óleo de rosa mosqueta

Advertisement
Advertisement
Samira Chalom
the authorSamira Chalom
Carioca, jornalista e redatora. Como vive na praia, está sempre em busca de tratamentos capilares para que os seus fios fiquem hidratados, mas sem perder a leveza. Gosta mesmo é de testar novos produtos e está sempre em busca de novidades e lançamentos da área.
>