Óleo de rícino no shampoo: veja como fazer um shampoo bomba e acelerar o crescimento do cabelo
Se você está em busca de crescimento capilar uma ótima alternativa é utilizar o óleo de rícino no shampoo. O óleo, que é extraído da mamona, vem da semente da planta e é altamente rico em ácidos graxos, sais minerais, vitamina E, ácidos linoléico, linonênico, esteárico, sendo facilmente encontrado em farmácias e lojas que vendem produtos para salões de beleza. Outro grande benefício é que o óleo de rícino é relativamente barato e que, apesar de ser utilizado em diversas fórmulas de condicionador e máscaras, também pode ser usado para receitas caseiras, como o shampoo bomba com óleo de rícino!
Confira abaixo os benefícios para os cabelos do óleo vegetal e também o passo a passo de uma receita superpoderosa de óleo de rícino no shampoo!
Quais os benefícios do óleo de rícino?
O óleo de rícino é benéfico não só para o cabelo, como também para a saúde em geral, já que pode ser usado como laxante, antioxidante, anti-inflamatório e para o tratamento da acne ou fortalecimento das unhas. Em relação ao cabelo, o óleo de rícino ajuda não só no crescimento dos fios, como também previne a queda precoce, ativa a circulação do couro cabeludo, trata coceira no couro cabeludo, ajuda no tratamento da calvície, diminui as caspas, encorpa os fios, dá brilho ao cabelo e ajuda a manter a hidratação dentro dos fios. Ufa! Já deu para perceber que esse óleo é bem potente, né?
Óleo de Rícino no Shampoo para o crescimento do cabelo. Funciona mesmo?
No cabelo, umas das principais vantagens do óleo de rícino é que ele ajuda a fortalecer os fios e que também ativa a circulação do couro cabeludo e, como resultado, promove o crescimento acelerado dos fios. Como já falamos anteriormente, existem diversos produtos que já utilizam o óleo vegetal em suas fórmulas, mas a boa notícia é que o óleo de rícino também pode ser misturado com o shampoo para dar um boom a mais no crescimento dos seus fios. Cortou o cabelo e se arrependeu ou quer, simplesmente, que o seu cabelo cresça mais rápido sem perder a saúde, o brilho e a maciez? Aprenda a seguir o passo a passo para utilizar o óleo de rícino no seu shampoo!
Passo a Passo do Shampoo Bomba com Óleo de Rícino
Utilizar óleo de rícino no shampoo é muito simples e prático! O shampoo pode ser usado de 3 a 4 vezes por semana e o ideal é que não seja utilizado em dias seguidos, ok? É importante lembrar, também, que a cafeína utilizada não deve ser substituída pelo café em pó, já que este tem uma dosagem menor de cafeína.
Siga os passos a seguir de como usar o óleo de rícino no shampoo e dê adeus aos cabelos fracos, quebradiços e que não crescem nunca!
Para a mistura de Oléo de Rícino no Shampoo você vai precisar de:
– 250 ml de shampoo sem sal;
– 3 colheres de cafeína (facilmente encontrada em lojas de produtos naturais);
– 1 colher de sopa de óleo de rícino
Modo de preparo: Colocando o óleo de rícino no shampoo
1º Passo: Em um frasco, misture 250 ml de shampoo sem sal com as 3 colheres de cafeína e 1 colher de sopa de óleo de rícino. Mexa bem a mistura!
2º Passo: Deixe o shampoo descansar de um dia para o outro e pronto! Você já pode utilizá-lo!
Como aplicar o shampoo com óleo de rícino
A aplicação do shampoo com óleo de rícino é bem simples também! Basta aplicar no couro cabeludo e ir fazendo massagens com movimentos circulares. Depois, deixe o produto agir por 5 minutos, enxágue e passe um condicionador específico para o seu tipo de fio.
Outros usos do óleo de rícino
Além do uso do óleo de rícino no shampoo, o produto também pode ser utilizado em outras receitas caseiras, sabia? Para deixar a sua hidratação mais potente, por exemplo, o truque é colocar um pouquinho do óleo vegetal na máscara de hidratação. O resultado será fios ainda mais fortes, brilhantes e macios!
Outra boa forma de utilizar o óleo de rícino é na umectação capilar, que pode ser feita durante o dia ou noite. Para fazer a umectação com óleo de rícino diurna, basta aplicar o produto em toda a extensão dos fios, deixar agir por 30 minutos e lavar o cabelo. Já para a umectação noturna, o óleo de rícino precisa ser aplicado em todo o cabelo antes de dormir, ou seja, é necessário passar a noite com o óleo vegetal nos fios. Pela manhã, basta lavar e finalizar como preferir!