Problemas e CuidadosReceitas caseiras

Óleo de rícino no cabelo: 6 formas e receitas para usar no cabelo e potencializar o tratamento dos fios

Óleo de rícino no cabelo

O óleo de rícino não pode faltar na prateleira do banheiro de muitas mulheres, já que é ideal para ajudar a transformar cabelos fracos, quebradiços e sem vida, em fios hidratados e saudáveis. O uso do óleo de rícino no cabelo oferece diversos benefícios para os fios e pode ser o produtinho que estava faltando na sua lista de favoritos. Descubra abaixo quais são os benefícios do uso do óleo de rícino no cabelo e também diferentes maneiras de utilizá-lo!

Para que o óleo de rícino serve?

Usar o óleo de rícino no cabelo realmente pode fazer com que os seus fios fiquem mais saudáveis. Para que você tenha uma ideia melhor, o óleo de rícino no cabelo:

– Auxilia no crescimento;

– Repara as pontas duplas;

– Fortalece os fios;

– Reduz a queda;

– Diminui as pontas duplas;

– Protege os fios de agentes externos, como vento e sol;

– Deixa os fios mais espessos;

– Ajuda no combate a caspa, coceira e outros problemas do couro cabeludo;

– Deixa os fios mais brilhantes e macios;

– Ajuda no controle da oleosidade;

– Intensifica a hidratação.

6 formas e receitas para usar o óleo de rícino no cabelo

Uma das grandes vantagens do óleo de rícino no cabelo é que ele pode ser usado de diferentes formas e em todas elas os resultados são surpreendentes. Veja abaixo 6 formas diferentes de usar o óleo de rícino no cabelo!

Óleo de rícino no cabelo
Instagram: @studio_de_beleza_novo_visual

Umectação

A umectação é uma das maneiras em que o óleo de rícino no cabelo é mais utilizado. Na umectação diurna basta aplicar o óleo de rícino em todo o comprimento dos fios, deixar agir por 30 minutos e lavar normalmente. Já na umectação noturna, o óleo de rícino deve permanecer no cabelo durante a noite e ser lavado somente pela manhã.

Tanto na umectação noturna quando na diurna é possível perceber que os fios ficam nutridos, macios e brilhantes.

Hidratação

O óleo de rícino também pode ser usado para hidratar os fios. Se esse é o seu objetivo, basta adicionar algumas gotinhas do produto na sua máscara de hidratação. Depois, passe no cabelo, deixe agir por cerca de 30 minutos e lave normalmente. Neste caso, o que o óleo de rícino faz é potencializar ainda mais o resultado da sua hidratação e a boa noticia é que você já vai notar a diferença que o óleo de rícino faz no cabelo logo na primeira hidratação que fizer.

No shampoo

Você também pode usar o óleo de rícino para fazer um shampoo bomba, que ajuda no crescimento dos fios. Para isso, basta misturar 3 colheres de cafeína, 1 colher de sopa de óleo de rícino e 250ml de shampoo sem sal. Deixe essa mistura descansar por 24h.

A aplicação é simples. Basta aplicar no couro cabeludo fazendo massagens, deixar agir por 5 minutos, enxaguar e passar um condicionador especifico para o seu tipo de cabelo.

A @alline.macedo ensinou outra receitinha para potencializar o shampoo.

 

Ver essa foto no Instagram

 

Uma publicação compartilhada por Alline Macedo 💛 (@alline.macedo) em

Reparador de pontas

O óleo de rícino também é um excelente reparador de pontas e pode te ajudar a dar adeus as pontas duplas. Para isso, misture um pouquinho de óleo de rícino com óleo de coco e aplique a mistura nas pontinhas do cabelo sujo. Deixe agir por 2 horas e depois lave normalmente.

Caso você tenha tempo, opte por deixar o óleo de rícino e o óleo de coco agirem nos fios durante a noite e lave somente na manhã seguinte.

Finalizador e protetor térmico

Quer finalizar um penteado? Use um pouquinho de óleo de rícino no cabelo para evitar o frizz. Quer um protetor térmico? Use também o óleo de rícino no cabelo! O produto funciona como um protetor térmico e tem o poder de evitar que as altas temperaturas da chapinha e do secador prejudiquem os seus fios. O truque é simples, basta aplicar algumas gotinhas do óleo de rícino no cabelo antes de usar a chapinha ou o secador.

Estimulante para o cabelo crescer

Se o que você quer é que os seus fios cresçam mais rápido, o óleo de rícino também pode ajudar, funcionando como um estimulante para que o cabelo cresça.

Óleo de rícino no cabelo
Instagram: @amandlops

Para isso, basta que você misture duas colheres de sopa de óleo de rícino com duas gotas de óleo de alecrim. Depois, e só massagear bem o couro cabeludo com as pontas dos dedos e com movimentos circulares. Deixe agir por cerca de 2h e depois lave normalmente com shampoo e aplique também a sua máscara de hidratação.

Samira Chalom
the authorSamira Chalom
Carioca, jornalista e redatora. Como vive na praia, está sempre em busca de tratamentos capilares para que os seus fios fiquem hidratados, mas sem perder a leveza. Gosta mesmo é de testar novos produtos e está sempre em busca de novidades e lançamentos da área.
>