Quando falamos em óleo para o cabelo, é comum que os mais citados sejam o óleo de coco ou o de argan. Embora esses óleos tragam imensos benefícios para nossas madeixas, eles não são os únicos que podemos explorar. O óleo de melaleuca, embora menos conhecido, tem propriedades que podem ser muito eficientes para ajudar a manter nossos cabelos lindos.

Não faz tanto tempo desde a época em que com certeza acharíamos loucura tratar dos cabelos com óleo. Afinal de contas, tudo que menos queremos é um cabelo com aspecto seboso, não é mesmo?

No entanto, já foi comprovado que o uso desses óleos tem sido cada vez mais associado a tratamentos de beleza, seja para hidratar ou nutrir as madeixas. As vantagens no uso desses produtos são imensas.

O que é o óleo de melaleuca?

O óleo de melaleuca é um óleo essencial obtido a partir de folhas de uma árvore popularmente conhecida por tea tree (árvore do chá). Essa árvore é de origem australiana, mas também é cultivada em países da Europa, América do Sul e Ásia.

Esse óleo era comumente usado por aborígenes australianos como forma de tratar feridas na pele, até que começaram a descobrir seus benefícios para a saúde capilar.

Desde então, ele vem sendo utilizado como base na preparação de produtos cosméticos, cremes e shampoos.

O óleo de melaleuca tem imensos benefícios, sendo utilizado até mesmo no tratamento de problemas respiratórios. Ele também ajuda no combate de diversos vírus que causam a gripe, trata problemas moderados de pele, age na remoção e tratamento de manchas de pele, fungos e micose, além de auxiliar na regeneração do tecido da pele.

Benefícios do uso do óleo de melaleuca para os cabelos

Esse óleo apresenta muitos benefícios no tratamento capilar, podendo ser utilizado sozinho ou em produtos que o contenham em sua fórmula. Apresentaremos alguns dos benefícios do uso do óleo de melaleuca nas madeixas.

Combate à caspa

O óleo de melaleuca promove uma limpeza do couro cabeludo que auxilia a desobstruir os folículos capilares. Ele também age de forma a diminuir a coceira e descamação na região. Uma das fórmulas para utilizá-lo no combate à caspa é adicionar 4 gotas do óleo em um pote de shampoo neutro ou 2 gotas do óleo em 1 litro de água e utilizá-la para enxaguar as madeixas.

oleo de melaleuca

Auxilia no crescimento dos cabelos

Ao desobstruir os folículos capilares, o óleo de melaleuca contribui para a nutrição da raiz dos fios, o que auxilia no crescimento capilar. Adicionar 4 gotas do óleo no shampoo neutro e utilizá-lo como de costume é uma forma eficiente de promover a regeneração do couro cabeludo, auxiliando no crescimento capilar.

Ajuda a combater a queda capilar

O uso do óleo de melaleuca também está associado ao equilíbrio na estrutura do cabelo, fazendo com que a queda capilar diminua ou pare de existir. Ao fortalecer a estrutura capilar, os fios ficam menos propensos à queda e a quebra.

Promove a nutrição capilar

Ao agir diretamente no couro cabeludo, regenerando-o e tratando os folículos capilares, o óleo de melaleuca faz com que os nutrientes naturais do couro cabeludo consigam percorrer todo o comprimento com maior facilidade e, dessa forma, promove tanto a nutrição quanto a hidratação capilar.

Ele pode, inclusive, ser combinado com outros produtos durante o cronograma capilar, como forma de potencializar o efeito de cada etapa dessa rotina de cuidados e fazer com que você tenha as madeixas dos sonhos.

Combate infecções

Nosso couro cabeludo pode, por vezes, sofrer de infecções que prejudicam sua saúde e comprometem a estrutura capilar. Infecções no couro cabeludo podem ser difíceis de serem detectadas, e é fundamental tratá-las.

O óleo de melaleuca pode ser um auxílio no tratamento dessas infecções, restaurando a saúde do couro cabeludo. Pensa só: se ele é usado até mesmo para combater os diversos vírus da gripe, deve ser mais do que eficiente para atacar qualquer agente indesejado que esteja causando mal para nosso cabelo, não é mesmo?

Esse óleo tem diversas vantagens não somente no tratamento dos cabelos, mas também da pele, sendo muitas vezes utilizado nos cuidados contra a acne.

Seja utilizando-o sozinho, misturando com outros produtos ou escolhendo produtos que contenham esse ativo em sua fórmula, o óleo de melaleuca está ganhando cada vez mais espaço nas prateleiras e nos corações daqueles que entendem de saúde capilar.

Então, da próxima vez que for comprar produtos de beleza, dê uma conferida para ver quais deles foram produzidos com esse ativo e adicione-os na sua lista de queridinhos.

E como deu para perceber, não adianta tratarmos do comprimento dos nossos cabelos se a saúde do couro cabeludo não está em dia, certo? Essa região é essencial para a boa nutrição capilar e, além do óleo de melaleuca, existem outras formas de mantê-lo sempre saudável e limpo. Que tal se informar sobre a saúde do couro cabeludo conosco?