Você com certeza já ouviu falar nos benefícios do óleo de coco. E é bem provável que tenha visto inúmeras receitas que utilizem óleo de coco para cabelo, cuidados com a pele, cuidados com a alimentação, para enriquecer mais rápido e alcançar a vida eterna.
De uns tempos para cá, o óleo de coco tem se tornado o queridinho de quem busca uma alimentação mais saudável, emagrecer e ficar com a pele e cabelos mais bonitos. Os benefícios dessa fruta tão brasileira são muitos! E não é para menos: rico em vitaminas, proteínas e lipídios, o óleo de coco para cabelo pode proporcionar milagres pelo seu visual.
E claro que o assunto não poderia ser outro: cabelos! O uso do óleo de coco para cabelo tem crescido e conquistado adeptas pelos resultados incríveis que proporciona aos fios — além de ter um cheirinho delicioso!
Baratinho e fácil de encontrar, o óleo de coco tem diversas formas de aplicação que podem ser inseridas no seu dia a dia. Quer saber mais sobre o assunto? Então, continue lendo este artigo que nós te contamos tudo!
As indicações do óleo de coco para cabelo
As indicações do óleo de coco são muitas e muito variadas, e é comum ouvir falar dele com frequência. Pode ser que você ainda não entenda quais são os inúmeros benefícios do óleo de coco e porque ele tem sido tão utilizado, mas fique tranquila porque tudo isso será explicado. Ao fim deste artigo, você também será fã dele.
O óleo de coco é rico em vitaminas K, E, ferro, proteínas e lipídios, ou seja, tem tudo aquilo que nosso cabelo precisa para se manter saudável, uma vez que, diariamente ele sofre agressões que causam a perda desses nutrientes.
Cabelos lisos, ondulados e cacheados são os que melhor irão aproveitar os benefícios do óleo de coco. Já os cabelos crespos devem dar preferência a outros óleos e a gente explica o porquê: eles são naturalmente mais frágeis e secos, apresentando menos massa capilar, composta pela queratina, por não receberem a oleosidade natural produzida pelo couro cabeludo. Nos cabelos mais lisos, essa oleosidade “escorrega” pelos fios, protegendo-os. Já nos crespos, por ter menos queratina, o óleo de coco pode causar um resultado bem desagradável: o efeito rebote. A aplicação súbita de proteína em cabelos muito danificados pode endurecer os fios, aumentar a incidência de pontas duplas e até mesmo levar à quebra do fio.
Os diferentes graus de curvatura dos cabelos cacheados e crespos
Para descobrir se o seu cabelo está “apto” a receber o óleo de coco, identifique o grau de curvatura:
2ABC: Cabelos ondulados
- 2A: raiz mais lisa, não chega a formar cachos. É superfácil de modelar e apresenta pouco volume;
- 2B: ainda não apresenta cachos, mas tem ondas mais marcadas;
- 2C: já forma cachos e é mais volumoso, porém mantém a característica de raiz lisa típica da curvatura A.
3ABC: Encaracolados e cacheados
- 3A: cachos mais definidos e pesados;
- 3B: os cachos são volumosos e podem ter definição ou não;
- 3C: esse é o tipo que limita o cabelo cacheado do crespo. O fio é mais grosso e os cachos são mais fechadinhos.
4ABC: Cabelos crespos
- 4A: também conhecidos como cabelo Afro, apresenta fios mais grossos, formando cachos fechados e estreitos;
- 4B: apresenta cachos no formato de “Z”;
- 4C: os cachinhos são tão estreitos que quase passam despercebidos. Esse é o tipo mais crespo de cabelo.
Os benefícios do óleo de coco para cabelos
Se o seu cabelo é liso ou apresenta curvatura até o grau 3C, temos ótimas notícias: seu cabelo vai ficar lindo depois de receber o óleo de coco! Quer ver só? Conheça alguns dos benefícios para as suas madeixas:
Hidrata de verdade
A maioria dos óleos fica apenas na parte externa do fio, criando uma capa protetora. O óleo de coco vai além: ele penetra no fio e repõe muito do que o seu cabelo perde em vitaminas e nutrientes. O resultado? Um cabelo hidratado de verdade, não apenas com um aspecto saudável.
É bloqueador solar
Quem utiliza o óleo de coco como finalizador — logo iremos contar como fazer o processo de finalização! — obtém uma outra vantagem que poucas conhecem a respeito do produto: ele protege o cabelo dos danos solares e substitui os protetores padrão.
Sela as cutículas
Uma das grandes dúvidas a respeito do óleo de coco para cabelos é se ele alisa os fios. Isso não é verdade! O que acontece é que o óleo tem o poder de selar as escamas que compõem o fio, proporcionando um aspecto mais alinhado e com menos frizz e volume.
4 formas de utilizar o óleo de coco para cabelo
Além dos benefícios para os fios, o óleo de coco ainda tem uma outra vantagem: a versatilidade! Agora, vamos mostrar três maneiras diferentes de utilizar esse ativo para um resultado de salão!
Finalizador
O uso do óleo de coco para cabelo como finalizador não tem segredo algum! Quer dizer, o truque está na quantidade: muito óleo vai deixar seu cabelo superpesado e com aspecto oleoso. Por isso, aplique uma pequena quantidade, o equivalente ao tamanho de uma moeda de 1 real, na palma da mão e friccione as mãos uma na outra para aquecer o óleo e espalhar bem, deixando apenas uma fina camada. Depois, basta aplicar nos cabelos, secos ou úmidos.

Umectação
A umectação é o processo de repor lipídios e proteína dos cabelos com óleos naturais. Para realizá-la, aplique o óleo de coco com os cabelos secos (não precisam estar limpos) mecha por mecha. Deixe agir por cerca de 1h (o tempo de espera pode ser de até 6h), depois é só enxaguar bem. Se quiser deixar o tempo máximo, faça isso à noite e enxágue pela manhã!
Super-hidratação
Está querendo uma hidratação ainda mais poderosa? Então, esta dica é para você! Se você já usa máscaras de tratamento no cabelo, o óleo de coco vai ajudar a potencializar os resultados. Basta adicionar algumas gotinhas no creme de hidratação escolhido, aplicar e esperar o tempo indicado na embalagem. Enxágue apenas com água ou aplique um condicionador hidratante após, a escolha é sua!
Pré-lavagem
As pontas merecem destaque para se manterem seladas, até porque, especialmente em cabelos cacheados, elas são as que mais sofrem com o ressecamento. Para dar um cuidado extra à elas, aplique o óleo de coco apenas nessa parte e deixe agir por 15 minutos, depois, lave normalmente.
Os cuidados com a pele e com os cabelos têm cada vez mais incorporado o uso de produtos naturais, tanto pelo preço amplamente mais acessível quanto pela versatilidade, já que esses são facilmente encontráveis e podem ser utilizados em conjunto com riscos menores.
O fato de serem naturais faz com que sejam ainda mais indicados para quem está com cabelos danificados por procedimentos químicos, para dar aquele up no visual sem contraindicações. Por isso, o óleo de coco tem sido tão falado e recomendado por profissionais.
Viu só como o óleo de coco faz jus à fama? Versátil, cheiroso e cheio de benefícios, ele é uma ótima pedida para quem quer manter os fios saudáveis, brilhosos e com aquele movimento lindo que só um cabelo bem cuidado tem!