oleodecoco amosolHouve um tempo em que passar óleo no cabelo parecia uma loucura. Se um dos pesadelos da beleza é ter cabelo oleoso, como passar óleo iria ajudar? Mas desde que as propriedades nutritivas dos óleos foram descobertas, eles caíram nas graças das mulheres. E um dos óleos mais queridinhos é o óleo de coco.

Uma rápida pesquisa em sites de busca irá mostrar que, atualmente, o principal uso do óleo de coco está associado a fórmulas de beleza para a pele e para o cabelo. E não é para menos: ele tem propriedades que ajudam a manter a hidratação natural dos fios, além de outras inúmeras vantagens.

Benefícios do óleo de coco para a saúde

O óleo de coco é muito versátil, podendo ser utilizado de diversas maneiras diferentes. Há quem o utilize como máscara hidrante para o rosto, há quem goste de adicioná-lo na máscara capilar e, há, também, aqueles que o utilizam em sua função primária, a da alimentação.

Além de versátil, o óleo de coco é um produto de fácil acesso. Antes de vermos como adicioná-lo à sua rotina de cuidados capilares, vejamos alguns benefícios desse milagroso óleo para a saúde:

  • Auxilia no fortalecimento do sistema imunológico ao proteger o organismo contra a presença de microorganismos causadores de doenças;
  • Tem alto poder de hidratação e nutrição, podendo ser utilizado para prevenir o aparecimento de rugas por conta da sua elevada concentração de antioxidantes;
  • Auxilia na queima de gordura e na sensação de saciedade, facilitando, dessa forma, o emagrecimento;
  • Regula o nível de colesterol e contribui para o melhor funcionamento do intestino

5 formas surpreendentes de usar o óleo de coco no cabelo

Agora que você já sabe alguns dos benefícios que esse óleo tem para a nossa saúde, vamos entender melhor como usar o óleo de coco para potencializar o tratamento capilar

1. Umectação tradicional

Como o próprio nome diz, umectar nada mais é do que umedecer, técnica utilizada para dar mais brilho e vida ao cabelo. Para fazer a umectação, deve-se separar o cabelo em mechas aplicar o óleo de coco em todo o comprimento, deixando agir por ao menos 2 horas.

Após isso, lave o cabelo normalmente, sem abusar do shampoo para que não se perca o efeito do óleo. Então, aplique o condicionador. Essa técnica é eficiente porque o óleo de coco auxiliará na restauração da camada de gordura do fio, o que o deixará nutrido e brilhante.

É especialmente recomendada para as cacheadas e crespas, que tendem a sofrer mais com cabelo ressecado.

2. Em conjunto com a máscara de hidratação

Além de poder ser utilizado sozinho, pode-se adicionar algumas gotas de óleo de coco na sua máscara de preferência, hidratando e lavando como de costume.

O óleo de coco potencializará o efeito da máscara, mantendo o cabelo hidratado e nutrido por mais tempo. Usar esse óleo em conjunto com uma máscara de hidratação ou nutrição fará com que os resultados sejam muito melhores e duradouros.

3. Para cuidar das pontas do cabelo

Sabemos que as pontas das nossas madeixas merecem uma atenção toda especial, sob o risco de ficarem ressecadas e quebradiças e, dessa forma, atrapalharem no crescimento saudável do cabelo.

Uma das formas de proteger essa região do cabelo é fazendo o chamado pré-shampoo. Basta aplicar o óleo de coco nas pontas do cabelo antes do banho e deixar agir durante alguns minutos.

Após isso, lave o cabelo normalmente. O óleo de coco será o responsável por proteger as pontas do cabelo contra a ação ressecadora do shampoo, uma vez que esse produto retira a gordura do cabelo, coisa que não é necessária na ponta, geralmente mais seca.

4. Usar o óleo de coco como condicionador

Cada vez mais pessoas tem utilizado o óleo de coco como substituto para os condicionadores tradicionais. Isso porque suas propriedades hidratantes, aliadas com a textura e o delicioso cheiro de coco, fazem com que esse produto funcione muito bem como hidratante.

Pode-se usá-lo durante a lavagem, como um condicionador normal, ou no cabelo seco. Basta passar duas colheres de sopa de óleo de coco no comprimento e couro cabeludo, cobrir e deixar agir por cerca de uma hora. Após isso, enxague bem e penteie como de costume.

5. Para estimular o crescimento do cabelo

Está querendo investir no projeto Rapunzel, mas sente que suas madeixas não tem colaborado? Pois saiba que o óleo de coco é considerado um dos melhores aliados para o crescimento saudável do cabeloIsso porque esse óleo tem o poder de reparar a fibra de cabelo danificada, fazendo com que o cabelo quebre menos e caia menos, tornando, assim, o crescimento mais aparente. Combine o óleo de coco com algumas gotas de vitamina E para usar no cabelo e potencializar seu crescimento.

Agora que você já sabe todos os benefícios de acrescentar o óleo de coco no tratamento capilar, que tal se informar sobre o óleo de argan, outro grande queridinho quando se trata de cuidados para a pele e cabelo?

óleo de coco