Nutrição Capilar

5 formas surpreendentes de usar o óleo de coco no cabelo

óleo de cocoóleo de coco

O óleo de coco no cabelo é um dos queridinhos de quem tem fios cacheados e crespos, já que oferece muitos benefícios para a saúde dos fios devido as suas propriedades altamente nutritivas.

Além disso, esse óleo no cabelo ainda ajuda a proteger os fios da ação de agentes que contribuem para a perda de nutrientes, vitaminas e da oleosidade natural do cabelo, como sol, vento, água do mar e da piscina, uso frequente de secador e chapinha, procedimentos químicos, como alisamentos e relaxamentos, entre outros.

A boa notícia é que existem diferentes maneiras de uso, como na umectação e até para tratar as pontas duplas. Veja abaixo 5 formas diferentes que selecionamos de como usar óleo de coco no cabelo!

óleo de coco para cabelo crespo
Instagram: @the.fro.doc

Benefícios do óleo de coco para a saúde

Advertisement

Como falamos anteriormente, o óleo de coco é versátil e tem diferentes objetivos, como para potencializar a máscara de hidratação ou até mesmo na alimentação ou como hidratante para o rosto, por exemplo.

Além da versatilidade, ele é um produto acessível e que rende bastante! Para que você tenha uma ideia melhor de como o óleo de coco é poderoso, nós separamos alguns benefícios do produto para a saúde em geral: 

oleodecoco amosol

  • Auxilia no fortalecimento do sistema imunológico ao proteger o organismo contra a presença de microorganismos causadores de doenças;
  • Tem alto poder de hidratação e nutrição. Por isso pode prevenir o aparecimento de rugas por conta da sua elevada concentração de antioxidantes;
  • Auxilia na queima de gordura e na sensação de saciedade, facilitando, dessa forma, o emagrecimento;
  • Regula o nível de colesterol e contribui para o melhor funcionamento do intestino

5 formas surpreendentes de usar o óleo de coco no cabelo

Agora que você já está por dentro dos benefícios da utilização do óleo de coco na saúde, queremos te mostrar 5 formas surpreendentes de incorporar esse óleo na sua rotina de cuidados capilares. Não precisa escolher só uma maneira preferida, tá? Nós sabemos que é difícil! Ah, outra boa notícia é que os resultados chegam de forma bem rápida, o que com certeza vai fazer com que você se anime ainda mais em testar o óleo de coco no cabelo!

Advertisement
óleo de coco

1. Umectação tradicional

Como o próprio nome diz, umectar nada mais é do que umedecer, técnica que deixa o cabelo mais brilhoso. Para fazer a umectação, deve-se separar o cabelo em mechas aplicar o óleo de coco em todo o comprimento, deixando agir por ao menos 2 horas.

Após isso, lave o cabelo normalmente, sem abusar do shampoo para que não se perca o efeito do óleo. Então, aplique o condicionador. Essa técnica é eficiente porque o óleo de coco auxilia na restauração da camada de gordura do fio. Isso o deixará nutrido e brilhante.

É ideal para as cacheadas e crespas, que tendem a sofrer mais com cabelo ressecado.

Caso você queira uma umectação ainda mais potente, opte por fazer a umectação noturna, em que se dorme com o óleo nos fios e o mesmo só é retirado na manhã seguinte. O resultado é realmente surpreendente e os fios ficam macios e extremamente brilhantes e hidratados!

2. Em conjunto com a máscara de hidratação

Além de poder ser utilizado sozinho, pode-se adicionar algumas gotas de óleo de coco na sua máscara de preferência, hidratando e lavando como de costume. Não é necessário exagerar na quantidade, ok? Lembre-se que apenas algumas gotinhas são suficientes e que equilibro é tudo!

O óleo de coco potencializará o efeito da máscara, mantendo o cabelo hidratado e nutrido por mais tempo. Usar esse óleo em conjunto com uma máscara de hidratação ou nutrição fará com que os resultados sejam muito melhores e duradouros.

óleo de coco com máscara
Instagram: @kekezinhap

3. Para cuidar das pontas do cabelo

Sabemos que as pontas dos nossos cabelos são dignas de uma atenção especial, para que não fiquem ressecadas e quebradiças. Dar essa atenção para as suas pontas garantirá o crescimento saudável dos fios.

Uma das formas de proteger essa região do cabelo é fazendo o chamado pré-shampoo. Basta aplicar o óleo de coco nas pontas do cabelo antes do banho e deixar agir durante alguns minutos.

Após isso, lave o cabelo normalmente. O óleo de coco será o responsável por proteger as pontas do cabelo contra a ação ressecadora do shampoo, uma vez que esse produto retira a gordura do cabelo, coisa que não é necessária na ponta, geralmente mais seca.

4. Usar o óleo de coco como condicionador

Ainda não é comum que se use óleo de coco como condicionador, mas essa técnica vem ganhando cada vez mais adeptas.

Isso porque suas propriedades hidratantes, aliadas com a textura e o delicioso cheiro de coco, fazem com que esse produto funcione muito bem como hidratante, podendo ser um substituto excelente para o condicionador.

coco in natura
Instagram: @tatilobooficial

Pode-se usá-lo durante a lavagem, como um condicionador normal, ou no cabelo seco. Para isso, basta passar duas colheres de sopa de óleo de coco no comprimento e couro cabeludo, cobrir e deixar agir por cerca de uma hora. Em seguida, enxague bem e penteie como de costume.

5. Para estimular o crescimento do cabelo

Agora as palavras mágicas foram ditas, não é mesmo? Afinal de contas, o número de pessoas que procura por formas de fazer os cabelos crescerem mais rapidamente é enorme. Se você quer investir no projeto Rapunzel, mas sente que não tem obtido o resultado esperado das suas madeixas, saiba que o óleo de coco é tido como um dos melhores aliados para o crescimento saudável dos fios.

Isso porque esse óleo tem o poder de reparar a fibra de cabelo danificada. Ele faz com que o cabelo quebre menos e caia menos, tornando, assim, o crescimento mais aparente. Combine o óleo de coco com algumas gotas de vitamina E para usar no cabelo e potencializar seu crescimento.

Contraindicações do óleo de coco no cabelo

Não há qualquer contraindicação em relação ao uso do óleo de coco no cabelo, podendo ser usado até mesmo por grávidas e lactantes. Além disso, em cabelos oleosos, o óleo de coco não pesa, podendo ser usado tranquilamente.

Agora que você já sabe todos os benefícios de acrescentar o óleo de coco no tratamento capilar, que tal se informar sobre o óleo de argan, outro grande queridinho quando se trata de cuidados para a pele e cabelo?

Advertisement
Advertisement
Carol Candido
the authorCarol Candido
Paulistana vivendo em Lisboa. Tradutora de formação e redatora por paixão. Vivi em uma relação de amor e ódio com seus cabelos durante anos até descobrir a forma certa de cuidar deles. Agora tudo é só amor. Acredito que compartilhar dicas é a melhor forma de aprender.
>