Óleo de Cenoura: tudo o que você precisa saber para adicionar na sua rotina capilar
A cenoura é considerada um alimento super rico e com muitos benefícios para a sua saúde, mas você sabia que quando o assunto é cabelo, a cenoura também é muito poderosa? Pois é! Estamos falando do óleo de cenoura, que tem ganhado cada vez mais espaço entre as mulheres que procuram a nutrição capilar.
Ele é rico em vitamina A e E, betacaroteno e nutrientes que fortalecem os fios, deixando-os macios, brilhantes e saudáveis. Por isso, se você está percebendo que o seu cabelo está demorando muito para crescer ou está opaco e sem vida, recorrer ao óleo de cenoura é uma excelente opção. Quer saber mais sobre o produto? Então continue de olho nos próximos parágrafos e conheça tudo sobre esse óleo!
Para que serve o óleo de cenoura?
Como falamos anteriormente, ele é rico em vitamina A e E, betacaroteno e outros nutrientes como ferro, magnésio, cobre, iodo e zinco, que promovem uma verdadeira nutrição capilar, deixando os fios macios e muito hidratados. Portanto, com a utilização desse óleo vegetal você consegue:
– Proteger o cabelo de agentes externos, como poluição e vento;
– Melhorar a circulação sanguínea no couro cabeludo;
– Evitar eventuais doenças no couro cabeludo, como a caspa;
– Promover o crescimento dos fios;
– Tornar os fios mais resistentes à queda;
– Combater as pontas duplas.
O que o óleo de cenoura faz no cabelo?
Ele promove, simplesmente, uma nutrição capilar profunda. A melhor parte é que esse é um produtinho é super versátil, podendo ser usado de várias maneiras diferentes, e o resultado já é visto logo após a primeira aplicação. Aprenda a seguir como usar o óleo de cenoura!
Como usar óleo de cenoura?
Você pode usar o óleo de diferentes formas e não precisa escolher apenas uma maneira preferida, ok? É interessante ir alternando, um dia faz a umectação, na outra semana escolhe outra forma de utilizá-lo, e assim por diante… confira a seguir o passo a passo!
1ª forma: Umectação
Divida o cabelo em mechas e aplique o óleo de cenoura, mas sem exagerar na quantidade. Deixe o produto agir por cerca de 1h e lave normalmente depois. Caso você prefira, também é possível dormir com o óleo de cenoura nos fios e lavar pela manhã. Esse tratamento é muito bom especialmente para as cacheadas, que inclusive podem investir em vários óleos diferentes.
2ª forma: Reparador de pontas
O óleo de cenoura também é um ótimo reparador de pontas
3ª forma: Para o crescimento capilar
Se você anda percebendo que o seu cabelo está com dificuldade para crescer, o óleo de cenoura pode te ajudar nessa missão! Para isso, é só aplicar o óleo diretamente no couro cabeludo e fazer uma massagem com as pontas dos dedos.
4ª forma: Para evitar o ressecamento
É normal que os shampoos deixem o cabelo um pouco mais ressecado, mas esse problema pode, facilmente, ser resolvido com o óleo de cenoura. Para isso, adicione algumas gotinhas do óleo no seu shampoo. Na primeira aplicação você já vai perceber que os seus fios ficaram menos ressecados.
Como adicionar o óleo de cenoura na sua nutrição capilar?
Se você é adepta do cronograma capilar, o óleo de cenoura deve ser usado na parte 2, da nutrição capilar. Essa é a fase responsável por nutrir os fios, devolvendo os lipídeos que foram perdidos ao longo do dia. O resultado são fios com menos frizz, protegidos de fatores externos e extremamente macios e brilhantes.
Para usar o óleo de cenoura na sua nutrição capilar, é só colocar algumas gotinhas do óleo na sua máscara de nutrição ou optar pela umectação, que explicamos anteriormente. Mais uma vez lembre-se que não é necessário escolher uma forma ou outra, é bacana ir alternando. Além disso, atenção na quantidade de óleo de cenoura usada, ok? Não é necessário exagerar!
Agora se você ainda não é adepta do cronograma capilar, que tal conhecer melhor essa rotina de cuidados com os seus fios? Cada etapa (hidratação, nutrição e reconstrução) oferece uma solução especifica para o cabelo danificado, seja pelos fatores externos, como vento e poluição, pelo uso excessivo de ferramentas de calor ou procedimentos químicos, por exemplo. Aposte nessa rotina e garanta o cabelo que você sempre quis, saudável de verdade!
Será que o óleo de cenoura é ideal para o seu tipo de cabelo? Faça o quiz e saiba que receita caseira é perfeita para você!