Cronograma CapilarReceitas caseiras

Óleo de babosa: entenda tudo sobre esse óleo e como fazer em casa

óleo de babosa

A aloe vera, popularmente conhecida por babosa, é uma planta medicinal que tem sido cada vez mais utilizada no universo da beleza. Ela tem potencial de melhorar a saúde da pele e do cabelo. Do óleo de babosa aos cremes feitos da planta, do uso da planta pura até em sprays, as opções são inúmeras para quem quer passar babosa no cabelo.

A facilidade em encontrar produtos feitos com essa poderosa planta, aliada ao fato de ser simples utilizada em receitas caseiras, faz com que a babosa seja uma das queridinhas no universo da beleza.

O gel das folhas de aloe vera é o local em que se concentra a maioria das propriedades benéficas da planta. É por meio desse gel que pode-se obter o óleo de babosa.

Para que serve o óleo de babosa?

O óleo de babosa é um grande aliado da saúde da pele e dos cabelos, sendo amplamente utilizado na confecção de produtos de cuidado pessoal de forma geral.

Esse óleo é conhecido por ajudar a fortalecer as madeixas e aumentar o fluxo sanguíneo na região do couro cabeludo. Com isso, faz com que o ritmo de crescimento dos fios se acelere.

Ele também ajuda a tratar problemas como caspa e queda acentuada de cabelos. Isso porque trabalha na produção de colágeno, necessário para que os fios de cabelo se fixem melhor ao couro cabeludo.

Aplicar óleo de babosa nos seus cabelos é uma forma de garantir fios mais fortes e com aspecto brilhoso, combatendo o ressecamento acentuado e também eliminando problemas como as pontas duplas e o frizz.

óleo de babosa
Instagram: @oleodebabosa

Quais são as formas de usá-lo no cabelo?

O óleo de babosa é excelente para ser utilizado durante a umectação capilar, que é um tratamento de nutrição dos fios de cabelo feito exclusivamente com óleos. Para tal, basta aplicá-lo nos fios secos, deixando agir por cerca de uma hora e depois lavando e finalizando como de costume.

Você também pode se beneficiar da umectação noturna. Para tal, basta aplicar o óleo de babosa nos fios antes de dormir. Ao acordar, basta lavar e finalizar as madeixas como de costume.

Também é possível aplicar o óleo de babosa diretamente no couro cabeludo durante o banho, para nutrir a região e estimular o aumento do fluxo sanguíneo.

Após aplicar, faça massagem em movimentos circulares para fazer com que o produto penetre com mais facilidade na fibra capilar e seja ativado mais rapidamente. Então, basta lavar e finalizar como de costume.

Para quem é adepta do cronograma capilar, é possível incluir receitas que utilizam o óleo de babosa durante a etapa de nutrição capilar, para garantir fios mais nutridos e com mais brilho.

óleo de babosa
Instagra: @cacheadissimx

Finalização

O óleo de babosa também pode ser um bom finalizador para garantir brilho instantâneo para as madeixas. O segredo, nesse caso, está em aplicar bem pouco do produto, menos do que uma moeda de 1 centavo, concentrando somente no comprimento e nas pontas e fugindo da raiz.

Há inúmeras formas de aproveitar os benefícios do óleo de babosa para a saúde dos nossos fios. Teste as diferentes ideias para encontrar aquela que mais te agrada. 

Existe alguma contraindicação?

O óleo de babosa é um produto natural que não possui contraindicações. Ele pode ser utilizado em todos os tipos de cabelos, inclusive aqueles que são mais oleosos.

É comum acharmos que cabelos oleosos não podem ser tratados com óleos. No entanto, esse tipo de tratamento irá ajudar a equilibrar a oleosidade natural dos fios. O truque é não exagerar e utilizar com uma frequência menor.

Já as crespas e cacheadas podem usar e abusar da umectação capilar com o óleo de babosa. Isso irá ajudar na distribuir a oleosidade do couro cabeludo para a o comprimento e as pontas, já que o formato espiralado dos fios faz com que esse tipo de cabelo seja naturalmente mais ressecado.

Como fazer óleo de babosa

É possível fabricar o seu próprio óleo de babosa em casa, ele será 100% natural e orgânico.

 

Ver essa foto no Instagram

 

Uma publicação compartilhada por RAFAELA OLIVEIRA 🌻 (@raf_oli) em

Para tal, você precisará de:

– 1 folha de babosa

– 150 ml azeite de oliva extravirgem

– 1 recipiente escuro (pode ser a própria garrafa do azeite, mas deve estar vazia)

Retire todo o gel da babosa com a ajuda de uma colher. Coloque todo o gel de babosa dentro do recipiente e, a seguir, acrescente o azeite de oliva. Então, basta sacudir bem e armazenar longe da exposição do sol.

É importante que o recipiente seja escuro porque isso ajuda a evitar a oxidação do seu óleo de babosa.

Para tratar dos seus fios, basta aplicar a quantidade desejada de óleo de babosa.

O óleo de babosa é um poderoso aliado na saúde dos fios, podendo ser amplamente utilizado na etapa de nutrição capilar. Mas você sabia que também é possível fazer hidratação com babosa?

Carol Candido
the authorCarol Candido
Paulistana vivendo em Lisboa. Tradutora de formação e redatora por paixão. Vivi em uma relação de amor e ódio com seus cabelos durante anos até descobrir a forma certa de cuidar deles. Agora tudo é só amor. Acredito que compartilhar dicas é a melhor forma de aprender.
>