Nutrição Capilar

Óleo capilar: 9 produtos e formas de usar óleo para cabelo

Óleo capilar: 9 produtos e formas de usar óleo para cabelo

Para ter cabelos brilhantes, macios e fortes, aposte na nutrição dos seus fios. Uma excelente maneira de nutri-los é usando o óleo capilar, que pode ser dos mais diferentes tipos e com propriedades e vitaminas que conseguem atender a necessidade de cada cabelo especifico. O óleo capilar realmente faz milagres e quem já utiliza esse produto capilar, com certeza não abre não. Confira abaixo 9 tipos de óleo para cabelo diferentes e como usar cada um deles!

Para que serve o óleo capilar?

O óleo capilar tem diferentes funções na rotina de cuidados com os fios e, por isso, é tão importante escolher o óleo de acordo com o seu tipo de fio e também pensando em quais são as necessidades do seu cabelo. Vale dizer, que o cabelo já possui óleo natural, porém, com os agentes externos do dia a dia, como vento e sol, e também devido aos procedimentos químicos, é possível que esse óleo se perca.

Portanto, quando o cabelo está seco, ressecado, com pontas duplas, sem brilho, opaco, com muito frizz, quer dizer que a saúde dos fios está comprometido e é necessário nutrir o cabelo. Sabe uma das melhores formas para isso? Acertou! Usar óleo para cabelo, que vai conseguir devolver o brilho e a maciez, diminuir o frizz e as pontas duplas e deixar o seu cabelo mais saudável e forte em geral.

Os óleos são apenas para cabelos secos? 

Engana-se quem pensa que só quem tem cabelo seco deve usar o óleo capilar, pois todos os tipos de cabelo precisam de óleo para ficarem saudáveis e bem cuidados. O óleo para cabelo pode ser usado de formas diferentes e com objetivos específicos e, por isso, até mesmo pessoas com cabelo oleoso podem usar o óleo, por exemplo, como reparador de pontas. Já quem tem fios normais, pode usar o óleo para turbinar a máscara de hidratação.

Vale destacar, entretanto, que as mulheres que mais se beneficiam dos resultados do óleo capilar são as donas do cabelo seco, que naturalmente tem menos óleo no couro cabeludo. Neste caso, usar o óleo para cabelo para umectação, por exemplo, é uma excelente maneira de recuperar a maciez e se ver livre do ressecamento.

9 produtos e formas de usar o óleo para cabelo

Óleo de Argan

O óleo de Argan é um dos mais populares quando o assunto é óleo capilar. Ele é rico em vitamina A, D e E, antioxidantes e ácidos graxos, sendo excelente para ser usado em cabelos secos e quimicamente tratados. Esse óleo capilar pode ser usado em umectações e também é facilmente encontrado em shampoos e máscaras de tratamento.

Óleo de melaleuca

Esse óleo capilar é excelente para ser usado no tratamento da caspa e também de alergias no couro cabeludo. Para utilizá-lo, pingue algumas gotinhas no seu shampoo regular e use sempre que for lavar o cabelo.

Óleo de rosa mosqueta

O óleo de rosa mosqueta é outra opção de óleo capilar poderoso. Ele promove hidratação profunda, brilho, tem efeito antifrizz e ajuda a tratar caspa e a coceira no couro cabeludo. Esse óleo para cabelo pode ser usado de diferentes maneiras, seja para diminuir o arrepiado dos fios ou na umectação.

óleo capilar de rosa mosqueta para cachos
Instagram: @charrvictory

Óleo de rícino

O óleo de rícino ajuda a nutrir o cabelo mais fraco e quebradiço, além de auxiliar na queda capilar e na diminuição da caspa. Excelente para ser usado no shampoo, na umectação, como estimulante de crescimento, como protetor térmico e reparador de pontas.

Óleo de alecrim

O óleo de alecrim é uma ótima opção caso você queira estimular o crescimento dos fios e também combater a caspa. Coloque algumas gotinhas desse óleo capilar no seu shampoo regular e faça massagens com as pontas dos dedos.

óleo capilar para crescimento
Instagram: @rapunzel_cronogramac

Óleo de macadâmia

O óleo de macadâmia é riquíssimo em vitaminas, antioxidantes e ômegas, sendo um ótimo hidratante para os fios. Você pode utilizá-lo de diferentes maneiras, mas uma das mais eficazes é pingar algumas gotinhas desse óleo capilar na sua máscara de tratamento para potencializar o efeito dela.

Óleo de coco

O óleo de coco é ótimo para hidratar, fortalecer e dar brilho aos fios mais secos, já que é rico em gordura, vitamina E e óleos essenciais. Para hidratar o seu cabelo usando esse óleo, aplique-o mecha por mecha, deixe agir por 20 minutos e enxague normalmente.

 

Ver essa foto no Instagram

 

Uma publicação compartilhada por mariana|dicas de beleza💕 (@beauty.damari) em

Óleo de babosa

Se você em busca de fortalecimento e estimulo para o seu cabelo crescer, aposte no óleo de babosa.  Ele é excelente para ser usado na umectação noturna, como finalizador e também pode ser aplicado diretamente no couro cabeludo durante o banho para que o fluxo sanguíneo seja estimulado.

Óleo de cenoura

Se você está percebendo que o seu cabelo não está forte o suficiente para crescer, o óleo de cenoura pode te ajudar. Além disso, esse óleo capilar ainda atua como protetor dos fios e ajuda a combater as pontas duplas. A umectação com óleo de cenoura oferece resultados ótimos. Aplica-lo diretamente no couro cabeludo e fazer massagens para estimular o fluxo sanguíneo também é positivo.

Gostou dessa matéria? Comente e compartilhe!

Samira Chalom
the authorSamira Chalom
Carioca, jornalista e redatora. Como vive na praia, está sempre em busca de tratamentos capilares para que os seus fios fiquem hidratados, mas sem perder a leveza. Gosta mesmo é de testar novos produtos e está sempre em busca de novidades e lançamentos da área.
>