CacheadosCrespoOnduladoProblemas e Cuidados

O temido fator encolhimento: aprenda a como lidar com esse efeito nos cachos

fator encolhimento nos cachos

Se você tem cabelo cacheado ou crespo, com certeza já ouviu falar do fator encolhimento. Pode ser que você não entenda exatamente o que ele é. Ou então como ele funciona, mas sabe que ele afeta os seus cabelos. O que você pode não saber é que por meio da texturização capilar é possível mudar um pouco o comprimento dos fios.

Alguns tipos de cabelo têm fator encolhimento maior ou menor, e isso irá influenciar na aparência final das suas madeixas. Por isso, é interessante aprender alguns truques para fazer com que o encolhimento dos fios seja menor, caso isso te incomode.

fator encolhimento cabelo cacheado
Foto/Reprodução: Pinterest

A vantagem é que essas técnicas são super fáceis de serem feitas e, em grande parte, envolvem ações que você já está acostumada na hora de hidratar ou finalizar os seus fios.

Antes de mais nada, é preciso entender com mais detalhes o que exatamente é o fator encolhimento. Saber em que tipo de cabelo ele ocorre, além de saber como analisar os seus fios. Vamos lá?

Explicando o fator encolhimento: por que ele acontece?

Sabe quando você molha os seus cabelos cacheados ou crespos e tem a impressão de que eles ficam maiores? Isso ocorre devido ao fator encolhimento. Devido ao formato em espiral dos fios desse tipo de cabelo, é comum que, quando eles estão secos, tenhamos a impressão de que eles ficam mais curtos.

O fator encolhimento é algo perfeitamente normal dos cabelos cacheados e crespos. Por vezes, ele pode fazer com que tenhamos a impressão de que nossas madeixas não estão crescendo.

É por isso que, por exemplo, é comum dizer que os cabelos cacheados e crespos devem ser cortados somente secos ou que, para saber o comprimento real desse tipo de cabelo, é necessário esticar o fio.

fator encolhimento cachos
Instagram: @jessicaandradeoficial

Tem como driblar esse efeito?

Se você deseja fazer com que seus cabelos pareçam mais compridos, há técnicas que ajudam a driblar o fator encolhimento. Essas técnicas estão relacionadas, sobretudo, à hora de finalizar os seus fios.

4 truques para diminuir o fator encolhimento

Vejamos alguns dos truques que podem ajudar a diminuir o fator encolhimento e fazer com que seus cabelos pareçam mais compridos. Vamos lá?

– Fitagem esticadinha

A fitagem é, sem sombra de dúvidas, a técnica de finalização de cabelos cacheados e crespos mais comum. Ela consiste em separar os cabelos em fitas, para facilitar a formação dos cachos.

Se você deseja uma fitagem que faça com que seus cabelos pareçam maiores, experimente esticar os fios na hora de separá-los. Isso fará com que, na hora de secar, os cachos formados não sejam tão fechados, diminuindo o fator encolhimento nas suas madeixas.

Você também pode usar um gel ou gelatina para fazer com que a finalização fique mais firme e dure por mais tempo nos seus cabelos.

– Banding

O banding é uma técnica muito famosa para diminuir o fator encolhimento e finalizar os cabelos cacheados. Ele consiste no uso de elásticos presos em mechas dos cabelos para causar tensão nas mechas, fazendo com que elas fiquem mais próximas do tamanho real dos fios.

Com os cabelos lavados e desembaraçados, aplique o creme de pentear e divida suas madeixas em mechas. Quanto mais mechas, menor será o fator encolhimento.

Então, prenda cada uma das mechas com um elástico, tomando o cuidado de não dar muitas voltas. Dê espaço de dois dedos e coloque mais um elástico. Repita esse processo até chegar nas pontas do seu cabelo.

Essa técnica é muito usada pelas gringas e é recomendável dormir com os cabelos presos pelos elásticos para garantir o efeito desejado. Então, basta soltar de manhã, com a ajuda de um óleo capilar para evitar o frizz em excesso.

fator encolhimento cabelo crespo
Instagram: @4chairclub

– Produto certo

Na hora de comprar os produtos para cuidar dos seus fios, dê preferência para aqueles indicados para o seu tipo de cabelo, o que irá ajudar na hora de finalizar.

Há cremes de pentear e leave-in mais leves que ajudam a fazer uma finalização que fará com que os fios não tenham um fator encolhimento tão grande.

– Secador

O secador é uma das ferramentas mais utilizadas por quem deseja diminuir o fator de encolhimento dos cabelos. É possível jogar os cabelos para a frente e direcionar um jato quente diretamente na raiz dos seus fios, fazendo com que eles fiquem mais soltos e diminuindo o fator encolhimento.

Outro fator que ajuda bastante é separar as mechinhas. Passe óleo nas mãos para garantir que, na hora de separar, seus cabelos não formarão frizz. Finalize com um jato frio para colocar os cachinhos no lugar.

Para além disso, a ferramenta associada ao secador que mais ajuda a diminuir o fator encolhimento dos fios é o difusor. Secar os cabelos com a ajuda dele fará com que eles não diminuam tanto. Só não se esqueça de aplicar o protetor térmico.

termoativador para cachos

Gostou dessa matéria? Comente e compartilhe! <3

Carol Candido
the authorCarol Candido
Paulistana vivendo em Lisboa. Tradutora de formação e redatora por paixão. Vivi em uma relação de amor e ódio com seus cabelos durante anos até descobrir a forma certa de cuidar deles. Agora tudo é só amor. Acredito que compartilhar dicas é a melhor forma de aprender.
>