Cada tipo de cabelo precisa de cuidados específicos para que fique saudável e bonito, e com os fios crespos não é diferente. Além dos cuidados, também é importante saber o que não fazer no cabelo crespo. Entenda quais erros comuns que podem acabar deixando os fios mais quebradiços, ressecados e os cachos menos definidos.
Se você é uma crespa antenada e sempre em busca de novas informações para que os seus fios fiquem ainda mais bonitos, não deixe de descobrir abaixo o que não fazer no cabelo crespo de jeito nenhum! Acredite, são erros bastante comuns e que fazem toda a diferença na saúde dos seus fios! Continue a leitura!
O cabelo crespo precisa de cuidados especiais?
Sim! Os fios crespos, assim como qualquer outro tipo de cabelo, precisam de cuidados especiais. Em se tratando do cabelo crespo especificamente, os cuidados devem ser direcionados para manter a forma e saúde dos. Esse tipo de cabelo tende a ser mais ressecado, especialmente nas pontas. Além disso, a porosidade também é uma característica comuns em fios crespos e, por isso, é necessário atenção extra para que eles estejam sempre definidos e hidratados.
O que não fazer no cabelo crespo?
Assim como é necessária uma rotina de cuidados, também existe alguns hábitos comuns que podem estar prejudicando a saúde dos seus fios. Confira abaixo o que não fazer no cabelo crespo se você quiser fios hidratados e macios.
Lavar com shampoo todos os dias
O cabelo crespo é naturalmente mais ressecado e, por isso, um erro que deve ser evitado é lavar com shampoo todos os dias. O shampoo tem agentes limpantes, que retiram a oleosidade natural e acaba deixando os fios crespos mais secos se for usado com tanta frequência.
Uma excelente maneira de contornar esse problema é recorrer a técnica co-wash, aqu ela lavagem suave que usa somente o condicionador.
Pentear o cabelo seco
Pentear o cabelo seco é outro erro que não deve ser feito no cabelo crespo. Os fios acabam ficando com aspecto seco e ainda pode aumentar a chance de quebra.
A dica é usar um borrifador com água e um pouco de creme de pentear para umedecer os fios e pentear, com pente especial para cabelos crespos.
Usar produtos inadequados
Pode parecer besteira, mas não é! Um dos itens mais importantes da lista do que não fazer no cabelo crespo é usar produtos inadequados. O cabelo crespo precisa de shampoo que seja mais hidratante e que limpe de forma suave, e condicionador e máscara de hidratação que sejam potentes. Invista somente em produtos que sejam específicos para o seu tipo de cabelo, ok? São eles que vão conseguir suprir as necessidades dos seus fios.
Deixar de tratar os fios
Como falamos anteriormente, os fios crespos tendem a ser mais ressecado e, por isso, o que não fazer no cabelo crespo é esquecer as hidratações de jeito nenhum. A hidratação nesse tipo de fio precisa ser semanal, já que ajuda a repor a água do cabelo.
Secar o cabelo de forma errada
O secador e o difusor podem ser ótimos aliados, mas precisa sempre que seja aplicado protetor térmico nos fios antes do uso dessas ferramentas quentes, para proteger o cabelo do calor, evitando assim a porosidade e o ressecamento.
Além disso, para evitar o aparecimento do frizz, o indicado é que depois do banho se use toalha com tecido mais delicado, como microfibra ou algodão, para secar os fios. Outra boa opção é usar uma camisa de malha para secar o cabelo crespo, sempre de forma suave e delicada, para que os fios não quebrem.
Desembaraçar o cabelo a partir da raiz
É comum que se desembarace os fios crespos a partir da raiz, mas isso está errado, sabia? O jeito certo é começar a desembaraçar os cachos das pontas para a raiz, evitando assim a quebra e que os fios fiquem mais fracos. Na hora de desembaraçar não se esqueça também que o cabelo não pode estar seco, ok? É necessário ao menos que o cabelo esteja úmido.
Finalizar o cabelo com produto em excesso
Finalizar o cabelo com produto em excesso entra na lista do que não fazer no cabelo crespo. O cabelo crespo utiliza uma quantidade maior de produto na finalização, porém, cuidado com os excessos! Ele pode acabar deixando os fios com aspecto sobrecarregado e opaco, além de resíduos no couro cabeludo.
Gostou dessa matéria? Comente e compartilhe! <3