CuriosidadesProblemas e Cuidados

O que é seborreia? É a mesma coisa que caspa? Como tratar?

o que é seborreia

Alguns problemas capilares possuem mais estigma do que deveriam. Se você sabe o que é seborreia, pode ser que esteja passando as mãos pelos cabelos agora para se certificar de que não sofre disso.

Quem tem problemas como a caspa ou a seborreia sabe como pode ser desconfortável, já que não pode exatamente ser controlado.

Inclusive, umas das cenas clássicas de seriados é quando uma personagem vai ajudar a outra a tirar o casaco e pergunta se está nevando, apenas para descobrir que, na verdade, a outra pessoa tem caspa. Quem já assistiu Friends sabe bem do que eu estou falando.

É claro que isso é engraçado na televisão, mas acaba levando um certo estigma sobre esse problema. Não tem nada de engraçado quando acontece na vida real, né?

Se você não sabe o que é seborreia e o que deve fazer para combatê-la, não se preocupe. Esse problema possui solução e, além de tudo, em muitos casos é bem mais fácil do qaue achamos que seria.

Sabe aqueles famosos floquinhos brancos que, de vez em quando, caem dos nossos cabelos quando coçamos a cabeça? Bem que gostaríamos que fosse neve, mas eles são, na verdade, a descamação do nosso couro cabeludo. Vamos ver com mais detalhes nesse artigo.

No entanto, é importante entender que esse problema deve ser tratado. Se você fosse com o problema desses floquinhos se acumulando em suas roupas e, de vez em quando, te fazendo passar vergonha, continue nesse artigo que vou te explicar tudinho o que você precisa saber.

Inclusive, algo que trataremos aqui é diferenciar a caspa. Ela é mais conhecida por todas as pessoas,  é importante entender o que é seborreia e o que é caspa. Assim, fica mais fácil saber quando cada uma delas surge, como identificar o problema, qual o tratamento adequado e quando é hora de procurar uma ajudinha extra para tratar do seu couro cabeludo.

Pronta para aprender o que é seborreia? Então vamos lá!

O que é seborreia?

A seborreia ou dermatite seborreica é uma inflamação que acontece na nossa pele, causando descamação e vermelhidão. Nada legal, não é mesmo? Essa inflamação pode ocorrer em partes diferentes do nosso corpo, surgindo no rosto, couro cabeludo e até mesmo no colo.

Esse não é um problema contagioso, então você não precisa se preocupar caso perceba que está perto de alguém que tenha caspa ou algum tipo de descamação, porque você não irá pegar. No entanto, é um problema muito comum, e estima-se que cerca de 18% da população mundial sofra com seborreia.

O que é seborreia exemplo
@jakbell

Outra coisa que é necessário desmistificar aqui é que a seborreia não é um problema de falta de higiene. É comum associarmos a presença dos floquinhos com a falta de lavagem dos fios, mas entenda, não tem nada a ver uma coisa com a outra.

Podemos lavar nossos cabelos e nosso rosto direitinho e, mesmo assim, desenvolver essa condição. Não se sabe ao certo quais são suas causas, embora alguns fatores possam auxiliar em seu surgimento.

Além da tendência individual a desenvolver tal condição, o estresse, alguns medicamentos e o tempo frio e seco em excesso podem aumentar as possibilidades de desenvolvê-la. Agora que você sabe o que é seborreia, está na hora de fazer a relação entre ela e a caspa.

Seborreia x caspa: é a mesma coisa?

Como você já deve ter imaginado, há uma ligação entre a caspa e a seborreia. A caspa é uma espécie de manifestação da seborreia que ocorre com a descamação da pele. Ou seja, a caspa são os desagradáveis floquinhos de neve que ocorrem devido a essa inflamação.

É no nosso couro cabeludo que os fios de cabelo nascem. Essa região também é responsável pela isolação térmico e proteção imunológica do nosso corpo. Ele se renova praticamente mensalmente, e os pontos de pele soltados passam praticamente despercebidos na maioria dos casos.

O que é seborreia e o que é caspa
O que é seborreia – @blog.folyic

No entanto, quando a nossa saúde não está em dia, ou quando ocorrem fatores de origem genética ou hormonal que podem ser intensificados pela má alimentação, oleosidade em excesso e clima radical, essa renovação passa a acontecer aceleradamente. Então, surgem as caspas, que são resultado do aumento da quantidade de pele morta na região.

Sintomas de seborreia

Já entendemos o que é seborreia e sua relação com a caspa. Agora, é hora de saber como identificar essa danada e prosseguir para o melhor tratamento. Como já dissemos, a caspa é um sintoma dessa inflamação. Talvez seja um dos mais importantes, por ser facilmente perceptível.

Para além desses indesejados flocos, pode ocorrer a descamação de crostas de pele e o aumento da vermelhidão na área afetada. Além disso, a seborreia causa coceira ou ardor na região afetada, sintoma que tende a ser intensificado pela mania de coçar ou cutucar a pele.

Tratamento para seborreia

Percebeu que apresenta os sintomas listados? Ao saber o que é seborreia e quais seus sintomas, fica mais fácil entender como tratar esse problema e voltar a ter uma pele saudável e sem descamação.

Então, caso você tenha tais sintomas, está na hora de ir para o médico, muito provavelmente o dermatologista. Procure ir preparada, com uma lista dos principais sintomas apresentados e seu histórico médico. Isso irá auxiliar o profissional a chegar mais rápido em um diagnóstico, e nada melhor do que otimizar tempo e partir logo para um tratamento, não é mesmo?

Pergunte tudo que você achar relevante e responda com atenção às perguntas que o médico fará. Ele pode fazer um teste de contato a fim de analisar as lesões formadas pela seborreia. Em alguns casos, pode ser necessária uma biópsia ou um exame micológico. Pode ser que essa condição desaparece por conta própria e o médico receite apenas medicamentos a fim de amenizar os sintomas causados por ela.

O que é seborreia
Visite um especialista – @blog.thaispepe

As principais formas de tratamento são por meio de shampoos especializados, no caso de seborreia no couro cabeludo, ou cremes e pomadas antifúngicas em caso de seborreia no resto do corpo.

Você já sabe o que é seborreia, seus principais sintomas e quais os tratamentos mais adequados para eliminar esse problema. Com certeza percebeu o quanto ressaltamos o couro cabeludo nesse texto e já fez a ligação entre a saúde do mesmo e a boa aparência dos cabelos. Que tal ler mais sobre o couro cabelud, essa importante região e quais as principais medidas para mantê-la saudável?

Carol Candido
the authorCarol Candido
Paulistana vivendo em Lisboa. Tradutora de formação e redatora por paixão. Vivi em uma relação de amor e ódio com seus cabelos durante anos até descobrir a forma certa de cuidar deles. Agora tudo é só amor. Acredito que compartilhar dicas é a melhor forma de aprender.
>