Reconstrução Capilar

O que é queratina? Como usar no cabelo? Como inserir no cronograma capilar?

o que é queratina

Você já escutou muito sobre queratina, não é? Tanto que pode até ficar confusa. Muitos produtos no mercado dizem devolver a queratina para o cabelo ou dar um banho de queratina capilar, mas, no fim, a pergunta que fica é “ o que é queratina?”.

Parece que absolutamente tudo que envolve produtos de beleza tem a palavra queratina no meio. E aí você fica se perguntando o que é queratina e por que se fala dela quando mencionamos a pele, o cabelo, a comida, tudo.

Parece um bicho de sete cabeças, afinal, produzimos a tal queratina, mas precisamos repor? Como acontece essa reposição? Como posso acrescentar a queratina nos meus cuidados diários? E por que meu cabelo não produz o suficiente?

São muitas questões e nós vamos resolvê-la aqui! Então, continua lendo para saber um pouco mais sobre o que é queratina.

O que é queratina?

Antes de mais nada, vamos desmistificar a queratina, pois ela é nada mais que uma proteína, que não ajuda só o cabelo, mas também no crescimento das unhas.

Proteínas são nutrientes essenciais para o nosso corpo. Nós produzimos muito das proteínas que usamos, mas também a obtemos de outras formas, como em alimentos. Com certeza você já viu a propaganda de alguma comida que dizia que ela era rica em proteínas. É por isso.

Elas participam em praticamente todos os processos celulares no nosso corpo, e a deficiência em proteínas pode ter consequências para a nossa saúde.

Falando especificamente da queratina, ela é sintetizada por humanos e também por répteis. Sua ação contribui para impedir que células do nosso corpo se desidratem, já que essa proteína é impermeável. Ufa, fim da aula de biologia.

Essa proteína surge naturalmente no nosso corpo, mas as constantes mudanças naturais e até mesmo o jeito que tratamos nossos cabelos e unhas, podem enfraquecer o desenvolvimento da queratina.

Para você ter uma ideia, a queratina é a responsável pelo crescimento de chifres e penas nos animais, não é curioso? Então, é claro que algo tão forte faça falta no nosso organismo, pois a queratina é responsável pela integridade do nosso cabelo, sem ela os fios se tornam quebradiços, sem vida, sem brilho e com a elasticidade prejudicada, não queremos isso!

É por essa razão que nós vemos tantos produtos que se intitulam repositores de queratina, pois o nosso cabelo acaba que precisa de uma ajudinha a mais quando o corpo já não está dando conta.

Como usar queratina no cabelo?

Existem diversas maneiras de repor a queratina no cabelo. Entre elas, existem tratamentos mais profissionais, feitos em salões, em que um especialista vai analisar seus fios e dizer qual o tipo de tratamento necessário, e também existem as reposições caseiras.

É bom poder tratar dos fios em casa, não é mesmo? Creminho no cabelo, netflix na tv, uma taça de vinho e pronto, dia de beleza está feito. Tá, pode ser que não seja exatamente assim que seu dia de beleza aconteça, mas é importante sim incluir tratamentos com reposição de queratina na sua rotina de cuidados capilares.

Antes, grande parte desses tratamentos eram restritos aos salões porque as pessoas simplesmente não sabiam que era necessário repor a queratina ou como isso deveria ser feito.

Mas a vantagem de viver na era da informação é que agora é fácil dar uma pesquisada e saber o que e como devemos fazer para manter a saúde capilar em dia. Isso significa que é fácil e prático fazer reposições caseiras.

o que é queratina
Antes e depois de tratamento com queratina feito em salão – @caraestilistas

Para fazer reposição caseira, basta comprar produtos com queratina e pode usar você mesma, cuidar dos fios no conforto da sua residência.

Geralmente, os produtos com queratina fazem parte do fim do cronograma capilar, como reconstrução. E você pode fazer uma reposição mais leve ou mais pesada, que envolvem mais produtos.

o que é queratina

Quando for procurar algo, preste sempre atenção nas informações da embalagem, saiba se aquele produto é para o seu tipo de cabelo (liso, ondulado, cacheado ou crespo) e se ele é algo leve, afinal, não queremos correr riscos em casa. 

Posso usar queratina toda semana?

Uau, a queratina parece tão boa que dá vontade de usar todo dia, toda hora. Na verdade, acho que dá vontade de mergulhar em uma banheira de queratina e sentir ela agir em todo nosso corpo. Com certeza sairíamos dessa banheira com uma pele e cabelo de dar inveja, não é mesmo?

Não. Sabe aquela máxima de que tudo que for em excesso pode causar mal? Ela se aplica um pouco para tratamentos de reposição de queratina para os nossos fios. Isso quer dizer que não devemos abusar do uso dessa proteína achando que essa será a solução mágica para a saúde dos nossos fios.

Você só deve usar queratina se o seu cabelo estiver necessitado, sabe por quê? O cabelo com queratina em excesso pode ficar com aspecto enrijecido, podendo até quebrar o fio, então cuidado com ao manusear.

O correto é usar uma vez a cada 15 dias, assim você não corre o risco de pesar a mão, afinal, você não pode substituir uma hidratação por uso excessivo de queratina. 

o que é queratina
Cabelo com excesso de queratina, o que os deixa quebradiços, rígido, ásperos, podendo até  levar a quebra – @olarealezas

Assim como todo produto químico, deve-se ter um cuidado ao manusear, além de não usar toda semana, quando for pegar o creme de tratamento, pegue com uma espátula plástica, nunca utilize as mão diretamente no pote, isso pode alterar os componentes químicos e não dar os resultados esperados.

Como incluir a queratina capilar na sua reconstrução?

Como já falamos acima, a queratina é a parte principal da reconstrução capilar, afinal, ela age de por dentro da estrutura do fio, deixando ele mais forte e com aspecto saudável.

Dessa forma, esse tratamnto é especialmente importante para quem está com os fios fragilizados, quebradiços demais e com maior propensão à queda. Montar uma rotina de cuidados que inclua a reconstrução capilar será uma ótima forma de dar atenção à saúde dos fios.

Agora que você já sabe todos os seus benefícios, já quer saber como incluir nas suas receitinhas né? Você pode comprar a queratina capilar, sendo ela um dos componentes dos cremes de reconstrução ou então em forma de ampola, assim você mistura com o seu creme de reconstrução preferido e deixa ele ainda mais poderoso.

o que é queratina

No cronograma capilar

Se você sente que o seu cabelo está muito fraco, faça um cronograma capilar completo. Comece com a hidratação, para devolver a umidade dos fios, passe pela nutrição, que dá aquele gás, tira o ressecado e deixa o cabelo cheio de brilho, e finalize com uma reconstrução mágica, adicionando uma ampolinha poderosa de queratina. Assim não tem como o seu cabelo não ficar lindo!

Dependendo da saúde dos seus fios, faça o cronograma capilar a cada 15 dias, e se achar que mesmo assim precisa de algo a mais, procure a ajuda de um profissional para saber o que seus fios realmente precisam.

E não para por aí, aproveitando que estamos falando sobre queratina, que tal usar ela para outros fins, como já foi falado, ela também é boa para as unhas, então procure produtos que tenham queratina em sua composição para deixar as unhas mais fortes e bonitas. Matando dois problemas de uma vez só, não é o máximo?

E você, já era adepta da queratina capilar? Sabia o que é queratina? Conta um pouco para a gente como foi essa descoberta e o que ela proporcionou para os seus fios.o que é queratina

Juliana Alvarenga
Jornalista, redatora e mãe de pet. Seu cabelo já passou por tudo, entre tinturas, cortes, escovas e descolorantes. Apaixonada por moda e beleza, não tem medo de ousar e adora compartilhar seus conhecimentos capilares.
>