Curiosidades

Você sabe o que é bulbo capilar? Entenda a importância dessa região para o fio

Você sabe o que é bulbo capilar? Entenda a importância dessa região para o fio

Não é segredo que um crescimento capilar saudável começa pelo couro cabeludo. Mas você sabe exatamente por que isso ocorre? Entender a estrutura dos nossos cabelos é uma excelente forma de saber exatamente o que cada tipo de tratamento faz pelos fios. O bulbo capilar, por exemplo, está diretamente conectado com a saúde dos seus fios.

Se você sofre, por exemplo, de queda acentuada de cabelo, provavelmente um dermatologista irá analisar o seu bulbo capilar para entender qual é a causa desse problema.

Com frequência damos atenção para o comprimento dos fios e nos esquecemos da região do couro cabeludo, que é aonde toda a mágica acontece.

Por isso, hoje vamos aprender juntas o que é o bulbo capilar, qual a sua importância independentemente do tipo de cabelo e porque devemos dar atenção para ele.

cuidar do bulbo capilar impacta no crescimento
Instagram: @leakatharina

Não se preocupe que essa não será nenhuma aula de biologia super complicada. Vamos aprender o básico sobre as estruturas dos nossos fios. Assim, entenderemos direitinho como analisar problemas capilares específicos e saber qual o tratamento mais adequado.

É importante, no entanto, ressaltar que alguns problemas podem exigir orientação médica, especialmente aqueles relacionados com a queda acentuada dos fios. Preste atenção nos sinais que os seus cabelos dão, está bem?

O que é o bulbo capilar? Como é a estrutura do fio?

Antes de falarmos da estrutura dos fios, vamos entender direitinho o que é o bulbo capilar, para que ele serve e onde está localizado.

O bulbo capilar nada mais é do que a raiz do seu cabelo. Essa importante estrutura está diretamente ligada com o crescimento capilar.

o que é o bulbo capilar
Instagram: @jennifer.freitas

A estrutura dos nossos fios de cabelo é dividida entre a parte externa, que é aquela que vemos e chamamos de fio de cabelo, e a parte interna, da raiz, que fica dentro do nosso couro cabeludo.

É na parte interna que o fio é produzido, por meio da reprodução celular, correspondendo com o crescimento do cabelo. Quando essa multiplicação celular começa a ocorrer, a estrutura do fio é empurrada para fora, correspondendo ao crescimento dos fios.

A fibra capilar, por sua vez, é formada de três estruturas, sendo elas a medula, o córtex e a cutícula. É provável que você já tenha ouvido falar com mais frequência dessa última, que é a camada mais externa, responsável pela proteção dos fios.

Qual a função do bulbo piloso?

O bulbo ou folículo piloso, portanto, é extremamente importante, já que é o responsável pela produção da haste que chamamos de fio de cabelo. Ele está inserido na camada de pele mais profunda, a derme.

Quando os fios de cabelo crescem, são empurrados por novos fios, dando-se assim o ciclo de vida dos nossos cabelos. Se o bulbo piloso não está saudável, o crescimento capilar é prejudicado, causando uma série de problemas para os cabelos.

Quais problemas capilares estão ligado com essa região?

Um dos problemas que é associado ao bulbo capilar é a queda de cabelo acentuada e a calvície. Eles são causados por problemas na reprodução celular que faz com que os fios não continuem crescendo.

Quando o bulbo capilar não está saudável, ou seja, não possui os nutrientes necessários para o seu correto funcionamento, nossos cabelos ficam mais fracos.

problemas relacionados ao bulbo capilar
Instagram: @dicas_de_bellleza

Além disso, descamações na região do couro cabeludo são as responsáveis pelo surgimento de problemas como a caspa.

Você já teve a sensação de que realizou uma série de tratamentos nos seus cabelos e, mesmo assim, eles não atingiram o resultado desejado?

Pode ser porque o seu couro cabeludo não está saudável e o seu bulbo capilar está prejudicado. Desse modo, o ciclo de crescimento e a saúde dos seus cabelos como um todo podem ser afetados.

Como ativar o bulbo capilar?

Há algumas formas de ativar o bulbo capilar e estimular o crescimento dos fios. Investir na alimentação saudável com certeza é uma dessas formas.

Não há dúvidas de que uma alimentação balanceada é o segredo para o bom funcionamento de praticamente tudo no nosso corpo.

alimento que estimula o bulbo capilar
Instagram: @saraladessin

Alguns alimentos como espinafre, salmão, acelga, couve, ovos, agrião e frutas ricas em vitamina C são extremamente eficientes em estimular a produção de fios no bulbo capilar. Esses alimentos podem fazer com que seus cabelos cresçam mais rapidamente.

Beber água com frequência é outro hábito igualmente eficiente.

Massagear a região do couro cabeludo com frequência também é uma excelente forma de ativar o bulbo capilar. Isso estimula a circulação sanguínea na região, fazendo com que ela fique mais oxigenada.

Produtos e tratamentos para investir no cuidar do bulbo capilar

Alguns tratamentos e produtos podem ajudar a ativar o bulbo capilar. Por meio do controle hormonal, é possível influenciar na fase de crescimento dos cabelos.

No entanto, para tratamentos de origem hormonal, é essencial procurar um médico especializado.

Alguns produtos disponíveis no mercado têm a capacidade de agir diretamente no bulbo capilar, estimulando a produção de fios. Invista em produtos ricos em óleos e em vitaminas do complexo B.

vitamina para queda de cabelo

Outro tratamento indicado é o detox capilar, que pode ajudar a evitar o efeito build up, ou seja, o acúmulo de produtos na região do couro cabeludo, que acaba por entupir o bulbo.

Agora que você já sabe o que é o bulbo capilar e sua importância no crescimento dos fios, vamos ver os top 5 produtos e cuidados contra a queda capilar.

 

Carol Candido
the authorCarol Candido
Paulistana vivendo em Lisboa. Tradutora de formação e redatora por paixão. Vivi em uma relação de amor e ódio com seus cabelos durante anos até descobrir a forma certa de cuidar deles. Agora tudo é só amor. Acredito que compartilhar dicas é a melhor forma de aprender.
>