Queda

O que é bom para queda de cabelo? Veja o que causa a queda capilar e como tratar

queda capilar

Está com o cabelo caindo muito  mais do que aquilo que você considera normal? Pode ser que você esteja sofrendo de queda capilar. Para entender melhor se esse é o problema, é necessário analisar os seus fios e a causa da queda de cabelo acentuada.

É normal que os nossos fios caiam um pouco diariamente. Isso faz parte da renovação capilar, já que, para que novos fios possam nascer, é necessário liberar espaço na nossa cabeça.

A média de queda diária é de cerca de cem fios. Quando, no entanto, percebemos que está caindo mais cabelo do que aquilo que é considerado a média, podemos estar diante de um problema.

A queda capilar pode ser causada por uma série de fatores e tem como consequência outros diversos fatores. É essencial entender quais são as causas da sua queda de cabelo para poder realizar o tratamento considerado adequado.

Existem muitas soluções caseiras e medicamentos que prometem resolver o problema da queda capilar, mas é essencial compreender que o tratamento mais adequado será aquele feito após a análise do couro cabeludo e dos fios a fim de entender exatamente o que está fazendo o cabelo cair de forma acentuada.

Além disso, é importante entender que a queda capilar é diferente da quebra capilar. Isso significa dizer que seu cabelo pode simplesmente estar quebrando muito e não necessariamente caindo.

Pronta para entender quais são os motivos da sua queda capilar? Então, vamos lá.

O que pode causar a queda do cabelo?

Conforme explicado, são muitos os fatores que podem causar a queda de cabelo, e entender quais são as origens da sua queda capilar é essencial para saber qual tratamento será mais eficiente.

queda capilar
Instagram: @jamiedanahairstylist

Algumas das causas da queda de cabelo são:

  • Fator genético
  • Estresse
  • Ansiedade
  • Uso de medicamentos
  • Transtornos hormonais
  • Procedimento químicos
  • Doenças
  • Uso excessivo de utensílios de alta temperatura no cabelo
  • Caspa

Algumas dessas causas podem ser analisadas de acordo com o histórico familiar ou ao perceber quais são os hábitos da sua rotina que estão exercendo influência negativa na saúde dos seus fios.

Para outros fatores, pode ser necessário visitar um especialista a fim de realizar um exame minucioso do  couro cabeludo  . Esse exame será capaz de dizer o que está obstruindo os folículos capilares e fazendo com que seus fios caiam.

Há mais causas para a queda capilar acentuada. Você pode se informar a respeito dessas causas no nosso artigo  sobre  5 motivos para queda de cabelo.

Tipos de queda de cabelo

Parece estranho falar sobre tipos de queda de cabelo, visto que o senso comum seria de que se os cabelos estão caindo, isso automaticamente configura a queda capilar e pronto.

Mas é preciso entender um pouco melhor como funciona a queda de cabelo. A primeira coisa a fazer quando perceber que o seu cabelo está caindo, é saber se ele está caindo DE VERDADE. O cabelo cai naturalmente 100 fios por dia, e assim eles são renovados no couro cabeludo. Se em você esse valor de fios é muito maior, aí sim deve procurar ajuda.

Existem dois tipos de queda de cabelo, a primeira é quando há interferência no ciclo do fio, esse caso acontece, principalmente, em mudanças de estação, pós cirurgias, má alimentação e uso de alguns medicamentos. Se a queda for intensa, pode até deixar buracos no couro cabeludo.

O segundo caso é quando há uma lesão no fio que não o deixa regenerar. O mais comum quando uma pessoa tem calvice e seu fio morre, também, deixando o cabelo mais fino e frágil.

Para todos os tipos, é importante você ter a opinião de um profissional.

O que é bom para queda de cabelo?

Muitas coisas! Hoje, com todas as tecnologias, temos diversas possibilidades para não deixar mais o cabelo cair e até mesmo estimular o crescimento capilar.

Entre eles:

  • Vitamina

Existem algumas vitaminas para cabelo que podem ajudar na hora de fazer ele parar de cair, entre elas estão: magnésio, vitamina B, ferro e vitamina C. Mas fique atento, o excesso de vitaminas também pode levar a queda de cabelo, então nada de exagerar!

  • Tratamentos caseiros

Uma boa massagem no couro cabeludo pode estimular o crescimento de fios e até deixá-los mais fortes. Além disso, aposte nas máscaras de hidratação, na babosa e aloe vera. Até mesmo aquelas máscaras bem caseiras feitas com ovo e abacate são ótimas para fazer o cabelo parar de cair.

  • Minoxidil

Esse aqui é muito famoso entre os que têm calvície. O minoxidil é uma loção que promete fazer o cabelo voltar a crescer nas áreas já sem nenhum fio. O uso é bem simples, mas antes de usar, procure por um dermatologista, ele irá aconselhar melhor o tratamento que você precisa.

  • Shampoo

Hoje, existem shampoos no mercado que prometem nutrir e evitar a queda de cabelo, eles são uma ótima opção para quem ainda está no início da queda e não quer investir muuuito dinheiro em tratamentos mais longos. Procure sempre por um shampoo específico para o seu tipo de cabelo e comece você mesmo o tratamento, inclusive, você pode combiná lo com algum tratamento caseiro.

  • Cronograma para queda capilar

A gente sabe que todo mundo ama um cronograma capilar, não é? É simplesmente um milagre para todo o tipo de cabelo e não tem como fazer mal, não seria diferente para queda capilar.

O cabelo sofre muitas perdas quando começam a cair, perda de umidade, óleos naturais e queratina, por essa razão ele fica com aspecto quebradiço, seco e fino.

O cronograma capilar chega como um banho de milagres para os cabelos com queda, principalmente aqueles em que a queda é proveniente do uso excessivo de químicas. Faça o cronograma capilar uma vez por semana ou a cada quinze dias, dependendo do estado do seu fio.

queda capilar

O mais importante sobre a queda capilar é identificar o problema, assim você pode procurar o especialista adequado. Se o seu cabelo cai proveniente de químicas, então pode ser um aviso para dar uma pausa. Se for por causa do estresse, chegou a hora de tirar um tempo para você e relaxar um pouco.

Para todos os outros tipos que envolvem doenças ou fatores genéticos, o melhor é buscar ajuda médica, dessa forma seus fios voltarão a ser saudáveis.

E você? Sabia de todas essas dicas? Tem queda de cabelo? Conta aqui pra gente 😉

Juliana Alvarenga
Jornalista, redatora e mãe de pet. Seu cabelo já passou por tudo, entre tinturas, cortes, escovas e descolorantes. Apaixonada por moda e beleza, não tem medo de ousar e adora compartilhar seus conhecimentos capilares.
  • >