CuriosidadesTransformação

O que a água oxigenada no cabelo faz? Para que serve? Tem como usar sem danificar? Respondemos todas as perguntas

O que a água oxigenada no cabelo faz? Para que serve? Tem como usar sem danificar? Respondemos todas as perguntas

A água oxigenada no cabelo realmente faz mal? Esse produto tem qual finalidade? Realmente faz diferença um volume ou outro? O uso da água oxigenada no cabelo é um assunto que gera bastante dúvida e confusão.

Neste artigo, nós vamos te responder todas as perguntas e tirar as suas dúvidas sobre água oxigenada no cabelo. Vamos nessa?

Qual a função da água oxigenada no cabelo?

Umas das principais dúvidas é sobre qual é a função da água oxigenada no cabelo, ou seja, para que esse produto serve, afinal? A água oxigenada, quando usada no cabelo, tem a função de abrir a cutícula dos fios.

função da água oxigenada no cabelo
Instagram: @vivendadabeleza

Assim, será possível que o trabalho de despigmentação aconteça. Em outras palavras, a água oxigenada abre “espaço” para a coloração e o tonalizante que vão ser aplicados nos fios depois.

É muito importante que se atente ao volume da água oxigenada, que pode ir de 10 a 40, para que a sua transformação capilar aconteça conforme o desejado.

Ela é a responsável por clarear?

Não! A mistura com água oxigenada sozinha não clareia o cabelo. O que deixa os cabelos mais claros é a mistura feita de água oxigenada com o pó descolorante, ok? Como falamos anteriormente, a função da água oxigenada no cabelo é abrir a cutícula dos fios antes da aplicação do tonalizante ou da coloração.

pó descolorante e água oxigenada no cabelo clareia
Instagram: @glamour_hair_style_pamy

O volume da água oxigenada faz diferença?

Sim! O volume da água oxigenada no cabelo faz toda diferença. Você deve estar atenta a qual deles é a mais indicada de acordo com o seu objetivo. Confira abaixo as características de cada um dos volumes de água oxigenada!

volumes de água oxigenada no cabelo
Instagram: @aquarius_cosmeticos

10 volumes: a água oxigenada de 10 volumes tem oxidação baixa e não é tão agressiva para os fios. Ela é a mais indicada caso você queira clarear os fios de forma leve ou apenas tonalizá-lo com uma cor mais clara. Esse volume de água oxigenada no cabelo serve, portanto, para realçar a cor desejada. Vale dizer, ainda, que essa é a água oxigenada usada para a higienização de ferimentos.

20 volumes: A água oxigenada de 20 volumes é uma das mais utilizadas, sendo ideal para cobrir fios brancos, ou para mudança de reflexo e escurecimento. Para se ter uma ideia melhor, ela consegue clarear até 2 tons em fios castanhos claros e 1 tom em cabelos escuros, como o preto.

30 volumes: A água oxigenada de 30 volumes é mais forte, sendo usada, por exemplo, por quem tem cabelos castanhos e quer clarear 2 ou 3 tons.

40 volumes: Essa é a água oxigenada mais forte de todas e, por isso, é usada somente para atingir tons realmente muito claros, em torno de 4 tons abaixo. Como é a mais forte, é também a mais agressiva para a saúde do cabelo, sendo indicado que seja usada apenas por profissionais.

Como amenizar os impactos negativos da água oxigenada no cabelo?

O uso da água oxigenada no cabelo realmente pode acabar quebrando a fibra capilar. Isso vai acabar deixando os fios quebradiços e com pontas duplas e fracas. Além disso, é possível que o produto usado de maneira errada até acabe queimando os fios e o couro cabeludo.

Por essas e outras consequências, é realmente importante saber usar a água oxigenada no cabelo da maneira correta. Por exemplo, saber o tempo que o produto pode ficar em contato com o cabelo, pois se passar, é possível que aconteça o temido corte químico.

efeitos da água oxigenada no cabelo
Instagram: @yoycosmetics

É importante ressaltar que a água oxigenada é um produto forte. Por isso, é indicado que alguns cuidados sejam tomados após o uso para amenizar os efeitos negativos dela. Uma excelente escolha é o cronograma capilar. Essa é a rotina de cuidados com os fios que intercala três etapas: hidratação, nutrição e restauração. Também é indicado o uso de leave in e reparador de pontas, e de protetor térmico sempre que for utilizar ferramentas como chapinha e secador.

É verdade que a amônia potencializa o efeito da água oxigenada no cabelo?

Sim! A amônia, presente em grande parte das fórmulas de pó descolorantes, potencializa o efeito da água oxigenada no cabelo. Então, se o pó descolorante que você tiver usando conter amônia, é provável que você possa usar água oxigenada de volumes menores e mesmo assim obter o mesmo resultado.

Para se ter uma ideia de como a amônia potencializa o efeito, pode acontecer da água oxigenada de 20 volumes clarear 3 tons e a de 40 até 6 tons.

Tirou suas dúvidas? Comente e compartilhe!

Samira Chalom
the authorSamira Chalom
Carioca, jornalista e redatora. Como vive na praia, está sempre em busca de tratamentos capilares para que os seus fios fiquem hidratados, mas sem perder a leveza. Gosta mesmo é de testar novos produtos e está sempre em busca de novidades e lançamentos da área.
>