Dicas

O guia completo do condicionador: para você não errar mais na escolha e no uso deste produto

Condicionador

O condicionador é um produto clássico, daqueles que todo mundo usa, não é mesmo? Porém, é possível que muita gente não saiba para que serve, como ele age nos fios e também qual a maneira correta de utilizá-lo para obter os melhores resultados. Esse produtinho é super importante na rotina de cuidados com os seus fios! Descubra abaixo tudo o que você precisa saber sobre esse produto e comece hoje mesmo a utilizá-lo do jeito certo!

Para que serve um condicionador de cabelo?

A verdade é que a gente usa o condicionador quase todos os dias em nossos cabelos, mas você já parou para pensar para que serve esse produto? Nós vamos te explicar!

O uso do condicionador nas lavagens é muito importante para a hidratação do seu cabelo. Esse produto serve como uma película protetora do fio. Ele também protege o mesmo contra a desidratação, além de deixar os fios macios, brilhantes e cheirosos. Vale dizer, ainda, que o condicionador deixa o cabelo mais fácil de ser penteado.

Como ele age no fio?

O condicionador age selando as cutículas do cabelo após a lavagem. Para que você entenda melhor: o shampoo abre as escamas da fibra capilar, limpando os resíduos acumulados, e o condicionador garante que as cutículas sejam fechadas e o cabelo fique protegido das agressões externas.   

Condicionador
Instagram: @barcode.care

Por isso, não usar o condicionador pode acabar sendo prejudicial para a saúde dos seus fios, que vão ficar mais expostos aos danos do ambiente. Além disso, caso as cutículas dos fios não sejam seladas após a lavagem com o shampoo, é possível que outros tratamentos, como hidratações, percam a sua eficácia.

Usar esse produtinho, portanto, é uma etapa essencial da lavagem e o mesmo deve ser usado em todos os tipos de cabelo.

Qual a forma correta de usar? 

Apesar de ser um produto bem popular, ainda tem muita gente que comete erros básicos ao usar o produto e que podem comprometer a sua eficácia.

Onde aplicar

Depois de lavar o cabelo com shampoo, aplique o condicionador apenas no comprimento dos fios, deixe agir pelo tempo indicado na embalagem e enxágue o cabelo. Parece fácil, né? Porém existem alguns erros bastante comuns que acontecem na aplicação.

Em primeiro lugar, saiba que o condicionador não deve ser aplicado na raiz do cabelo, já que isso pode causar oleosidade excessiva e até mesmo caspa e queda do cabelo. Além disso, não é preciso exagerar na quantidade, pois isso não fará com que os resultados sejam melhores, podendo fazer até mesmo com que os fios fiquem mais pesados.

Condicionador
Instagram: @cantinhosaudavelspa

A importância do produto certo

Outra dica que faz a diferença é usar o condicionador indicado para o seu tipo de fio, já que é ele que vai conseguir suprir as necessidades especificas do seu cabelo. Portanto, se você tem cabelo cacheado, opte por um para as cacheadas, e assim por diante.

Também é interessante que se utilize shampoo e condicionador da mesma linha, pois os dois funcionam como uma dupla e se forem da mesma linha vão combinar ainda mais e conseguir atender as necessidades dos seus fios.

Condicionador para cacheadas

Tempo de ação

Para terminar, não exagere também no tempo que vai deixar o condicionador agir nos fios, isso não vai aumentar a eficácia do produto. Neste caso, o truque é simples: siga as instruções da embalagem. Se na embalagem está escrito que o tempo que ele deve agir é 3 minutos, então deixe o produto agir nos seus fios por esse tempo e não mais que isso.

Posso usar só a máscara de hidratação?

É comum que as pessoas queiram substituir o condicionador pela máscara de hidratação, pensando, principalmente, em aumentar a hidratação dos fios. Porém, é importante atenção nesse quesito.

Ele pode ser substituído pela máscara ocasionalmente e, principalmente, se você tem fios mais curtos ou oleosos. Caso você opte por sempre substituir o condicionador pela máscara é provável que o seu cabelo fique com excesso de oleosidade e também mais pesado, ou seja, sem leveza e fluidez.

Além disso, é super importante destacar que, como já falamos anteriormente, o condicionador tem a função de selar a cutícula dos fios e, por isso, o produto é essencial para que o cabelo consiga aproveitar todos os benefícios da máscara e de outros tratamentos. Assim, é bastante indicado que quando fizer o uso de máscaras de tratamento, finalizar o processo selando as cutículas com o condicionador, a menos que a máscara utilizada já tenha essa função condicionante.

Condicionador + mascara

Está sentindo que os seus fios estão muito danificados? A dica de ouro é optar por fazer um cronograma capilar, aquela rotina de cuidados com os fios que alterna hidratação, reconstrução e nutrição, ao invés de substituir o condicionador pela máscara de hidratação.

Gostou dessa matéria? Compartilhe 

Samira Chalom
the authorSamira Chalom
Carioca, jornalista e redatora. Como vive na praia, está sempre em busca de tratamentos capilares para que os seus fios fiquem hidratados, mas sem perder a leveza. Gosta mesmo é de testar novos produtos e está sempre em busca de novidades e lançamentos da área.
>