DicasNutrição Capilar

Nutrição para cabelo: confira como fazer e 4 receitas caseiras

nutrição para cabelo

O cabelo está pedindo uma hidratação mais profunda? Talvez seja necessário uma nutrição para cabelo!

Nutrição? Oi?

O que é nutrição?

A nutrição capilar é a segunda etapa do cronograma, aquele mesmo que já falamos tanto por aqui. Ele é dividido em: hidratação, nutrição e reconstrução. Você pode optar por fazer o cronograma inteiro, para isso temos 5 receitinhas caseira maravilhosas, para te indicar. Mas você pode separar as etapas e escolher uma que faça mais sentido para o seu cabelo naquele momento.

Resumindo, a hidratação é para devolver a umidade dos fios, a nutrição repõe os óleos e lipídios, já a reconstrução foca na queratina e outras proteínas. Então, se, no momento, o seu cabelo está com aspecto seco e com frizz ele precisa de uma nutrição capilar.

Como fazer nutrição capilar?

Antes de mais nada, saiba que a nutrição capilar é boa para todo tipo de cabelo. Então pode ser ondulado, cacheado, crespo ou liso, tratamentos nutritivos funcionam muito bem, combatendo o ressecamento, deixando os fios com mais brilho, prevenindo as pontas duplas e tirando todo aquele frizz chatinho.

Agora, como já falamos acima, a nutrição devolve os óleos naturais para o cabelo, ou seja, tira o aspecto seco. Por essa razão ele é muito indicado para quem tem o cabelo cacheado ou crespo. Ao contrário do cabelo liso, os cachos dificultam que o óleo natural  da raiz chegue até as pontas, porque as curvinhas do fio tornam o caminho “mais longo e difícil”. Se você tem o cabelo ondulado e também sente esse ressecamento no comprimento e pontas, invista na nutrição. E é mais simples do que parece, podendo ser feita em casa.

A etapa de nutrição é a queridinha das curvaturas 3 e 4

Máscara de nutrição capilar: Como escolher?

Quando vamos comprar uma máscara e lemos a embalagem, começam a surgir mais e mais dúvidas, afinal, não sabemos nada do que aqueles nomes científicos significam.

Uma dica bem simples é procurar por máscaras de nutrição que tenham óleos como seus ingredientes principais, por exemplo, o óleo de argan, que deixa o resultado ainda mais perfeito. Veja também se aquela máscara é para o seu tipo de cabelo, afinal, se você é uma cacheada não vai adiantar passar um produto para cabelos lisos.

nutrição para cabelo

Sabendo dessas informações, a aplicação é bem simples. Siga essas instruções:

  • Lave o cabelo com shampoo, massageando o couro cabeludo de leve e, não se esqueça, na água fria;
  • Tire o excesso de água dos fios e aplique a máscara apenas no comprimento e pontas, mecha por mecha. Deixe agir pelo tempo determinado na embalagem;
  • Enxágue o cabelo na água fria;
  • Aplique condicionador para fechar as cutículas e manter a nutrição nos fios;
  • Enxágue e finalize com o produto finalizador de sua preferência.

Prontinho, seu cabelo cheio de brilho, maciez e movimento! Separamos dicas de receitinhas para cada tipo de cabelo 😉

Receitas de nutrição para cabelo

Sabemos que cada cabelo tem a sua particularidade, e, como falamos anteriormente, os cabelos cacheados e crespos tendem a precisar mais de uma nutrição capilar e seus benefícios, pois tem mais dificuldade de manter os óleos naturais até as pontas.

Para isso, separamos algumas dicas!

Para cabelo cacheado

Ele precisa de muita nutrição, para ter isso você pode investir em uma umectação! Para fazer é bem simples. Aplique óleo vegetal no cabelo e espere por 30 minutos ou até o fio absorver o óleo. Você também pode misturá-lo com uma máscara para potencializar o efeito.

nutrição para cabelo
Nutrição para cabelo – @curlelia

Uma receita bem básica é com azeite de oliva. Com o cabelo sujo, passe mecha por mecha o azeite de oliva, deixe agir por algumas horas e depois lave com shampoo e condicionador normalmente. Um estouro de brilho. Essa dica também vale para as crespas.

Para cabelo liso

Esse aqui já tem uma oleosidade natural descendo mais facilmente para as pontas, então a nutrição pode ser feita a cada 10 dias ou quando sentir a necessidade. Uma dica preciosa para cabelos lisos é focar na hidratação, já que eles perdem umidade com as múltiplas lavagens. Para esse tipo, você pode fazer uma nutrição caseira com óleo de argan misturada na máscara.

nutrição para cabelo
Para os cabelos lisos o principal é focar na hidratação, mas a nutrição também deve ter vez 😉

Para cabelo oleoso

Muita gente acha que o cabelo oleoso não precisa de nutrição, mas estão errados. Geralmente a oleosidade excessiva se concentra na raiz, e a nutrição trata principalmente o comprimentos e pontas dos fios, então não tem desculpa. Para uma nutrição caseira, tente uma receita de mingau com amido de milho, leite e óleo de coco, aplicando depois do shampoo e esperando 30 minutos para retirar.

nutrição para cabelo
Raiz oleosa – @tudoela

Para cabelo loiro

Que os cabelos loiros merecem uma atenção extra, todo mundo sabe, mas principalmente falando em nutrição. A descoloração deixa o cabelo mais ressecado, tirando os óleos naturais, exigindo reposição.

nutrição para cabelo
Nutrição para cabelo loiro – @futilish

Além de usar óleos finalizadores durante o dia, invista em uma nutrição para cabelo caseira. Uma receita é bater no liquidificador cenoura e óleo de girassol, depois junte a uma máscara de hidratação e aplique no cabelo, deixando agir por 20 minutos e depois só enxaguar e condicionar normalmente.

Pronto, não tem mais desculpa para deixar o cabelo ressecado! Agora, conta pra gente, você já testou alguma dessas receitinhas?

Juliana Alvarenga
Jornalista, redatora e mãe de pet. Seu cabelo já passou por tudo, entre tinturas, cortes, escovas e descolorantes. Apaixonada por moda e beleza, não tem medo de ousar e adora compartilhar seus conhecimentos capilares.
  • Oi, sou crespo mas tô sempre a desfrisante gostaria de ter um cronograma. Meu cabelo é resistente gostaria suas dicas de nutrição, reconstrução e hidratação. Grata

  • >