A nutrição capilar é uma das etapas do cronograma capilar, e é tão fácil quanto importante para a saúde dos cabelos. Ela pode ser feita em qualquer tipo de cabelo e, para a nossa felicidade, é bem tranquila de se fazer em casa. Nossos cabelos perdem nutrientes diariamente por conta da ação de agentes externos. Essa perda é ainda mais acentuada quando fazemos tratamentos químicos em excesso.

É nessa hora que precisamos colocar mão na massa e repor tudo aquilo que nossos cabelos perdem. Dessa forma, eles podem recuperar toda a vitalidade que tanto amamos.

Benefícios da nutrição capilar

A nutrição capilar faz parte do cronograma capilar, agenda de cuidados pensada especialmente para hidratar, nutrir e reconstruir nossa fibra capilar. Alguns cabelos precisam mais de uma etapa do que de outras, então, é necessário realizar uma análise para ver quais são as necessidades do seu fio.

Todo tipo de cabelo é envolvido por uma espécie de camada protetora rica em lipídios e importante para manter a hidratação e a massa capilar dentro da fibra. É essa camada protetora que a nutrição capilar busca devolver. Se você quer madeixas brilhantes, macias e com balanço e deseja eliminar as indesejadas pontas duplas e o frizz, então é importante fazer todo o cronograma capilar, sem negligenciar a importância de suas etapas.

Nutrição capilar é para todos os cabelos?

A nutrição é a etapa que busca devolver aos nossos fios os óleos naturais e lipídios perdidos. É comum que mulheres com cabelos oleosos acreditem que possam pular essa etapa, mas isso é um mito. Ignorar a nutrição capilar apenas fará com que seus fios fiquem ainda mais oleosos. Isso ocorre porque a oleosidade natural é perdida diariamente, e precisa ser reposta.

Dessa forma, a nutrição capilar é essencial para devolver os óleos bons para nossa fibra, então não a ignore, ok? Fazer a nutrição capilar irá prevenir problema como a quebra dos fios e pontas duplas, além de diminuir os frizz. Só vantagens, não é mesmo?

Umectação capilar x nutrição capilar

A umectação capilar é outro tratamento que envolve a utilização de óleos, mas é feito especialmente para mulheres cacheadas e crespas, cujas madeixas tendem a ser mais ressecadas. Essa técnica, surgida na Índia, busca manter as madeixas fortes e saudáveis, auxiliando em seu crescimento. No cronograma capilar, ela seria o correspondente da nutrição capilar.

A umectação capilar, no entanto, é feita de forma um pouco diferente, buscando envolver os fios. Ela também pode ser feita durante a noite, a chamada umectação noturna. Ambas podem ser feitas até duas vezes por semana em casos de cabelos muito ressecados. Cada cabelo tem suas particularidades, e é importante analisar sua fibra capilar a fim de entender se a principal necessidade é por hidratação, reconstrução ou nutrição capilar.

Passo a passo para a nutrição capilar em casa

A boa notícia é que é possível fazer a nutrição capilar em casa e gastar pouco. O primeiro passo é escolher o produto certo. Para tal, preste atenção nas embalagens e procure pelas palavras “butter” ou “oil”, em português, manteiga ou óleoEsses são os produtos mais indicados para realizar a nutrição e a umectação capilar. Existem cada vez mais produtos específicos para a realização dessas etapas, mas produtos naturais também podem ser utilizados.

nutrição capilar
Nutrição capilar – @bloghopes

Procure por aqueles cujos componentes contenham elementos como o óleo de coco, manteiga de karité, manteiga de cacau, óleo de argan, óeo de oliva ou manteiga de macadâmia.  Você também pode incrementar a sua nutrição capilar com máscaras específicas para esse fim.

Agora explicaremos passo a passo de como fazer a nutrição capilar em casa e conseguir cabelos de salão de forma rápida e fácil.

1 – Escolha os produtos que você quer usar e comece lavando bem suas madeixas. Dê preferência para shampoos antirresíduos, que irão abrir as cutículas a fim de receber o máximo de nutrientes possíveis;

2 – Após lavar, enxague bastante seu cabelo para remover todo e qualquer resíduo de shampoo;

3 – Retire o excesso de água com uma toalha ou com a ajuda de uma camiseta de algodão, tomando cuidado para não amassar demais o cabelo nem friccionar, o que pode contribuir para a quebra da fibra capilar;

4 – Divida suas madeixas em mechas iguais e aplique a máscara escolhida em cada uma das mechas, tomando o cuidado de espalhar uniformemente o produto e de não aplicar o produto na raiz;

5 – Espere o tempo informado no rótulo. É importante respeitar o tempo de ação dos produtos, que foram feitos pensando na forma de potencializar a ação dos mesmos;

6 – A seguir, enxague bem seus cabelos e aplique o condicionador. Esse produto irá selar as cutículas, mantendo toda a nutrição dentro do fio.

A nutrição capilar é uma das etapas do cronograma capilar, indicada para todos os tipos de cabelo. Se você quiser saber mais sobre a umectação capilar, leia esse artigo dedicado especialmente a esse tema.