DicasProblemas e Cuidados

Novo normal: quais cuidados capilares são essenciais para a prevenção? Dicas de como higienizar e cuidar dos cabelos

Novo normal: quais cuidados capilares são essenciais para a prevenção? Dicas de como higienizar e cuidar dos cabelos

Devido a pandemia surgiu o chamado novo normal. O distanciamento social foi necessário, assim como cuidados específicos e também mais higiene. Em relação ao cabelo, também surgiram dúvidas nesse novo normal, como “será que vírus e bactérias podem viver no cabelo?” e também “quais cuidados capilares devo ter para que o meu cabelo fique higienizado?”. Abaixo, nós vamos te responder essas e outras perguntas sobre o novo normal e os cuidados capilares que se fazem necessários!

Vírus e bactérias podem viver no cabelo?

Uma das dúvidas mais comuns desse momento chamado novo normal é se vírus e bactérias podem viver no cabelo. A resposta em relação ao vírus é negativa. Não há indicações cientificas, até o momento, que comprovem que um vírus pode viver no cabelo.

Já em relação a bactérias, se sabe que algumas doenças que podem acontecer no couro cabeludo, como a folículite, é causada, geralmente por uma infecção bacteriana.

o cabelo no novo normal
Instagram: @erikamaias

De qualquer maneira, a higiene dos fios e do couro cabeludo é de extrema importância. Ela faz com que a região fique limpa, sem chance de desenvolver alergias e doenças. Além disso, contribui para que os seus fios fiquem bonitos e realmente saudáveis.

Quais são as recomendações para higienizar os fios?

Nesse período de novo normal em que a quarentena foi imposta pode ser uma tentação ficar dias e dias sem lavar os fios. Porém, é muito importante destacar que isso pode ajudar no desenvolvimento de alergias e doenças no couro cabeludo e também pode acabar prejudicando os seus fios, deixando os mais fracos, opacos e sem vida.

A higienização dos fios entra, portanto, na lista de cuidados capilares que são extremamente importantes. A recomendação é lavar o cabelo de acordo com o tipo, quem tem cabelo liso e mais oleoso, deve optar por lavar os fios um dia sim e outro não. Já as donas de fios cacheados e crespos, que são naturalmente mais ressecados, a higienização pode ser feita a cada três dias mais ou menos.

a importancia na higienização no novo normal
Instagram: @tradephotographer

É importante destacar que a higienização dos fios deve ser feita com shampoo especifico para o seu tipo de fio, que além de conseguir higienizar o cabelo e o couro cabeludo, também vai conseguir oferecer aos seus fios outros benefícios, como hidratação.

Apenas shampoo com sulfato remove vírus e bactérias?

Não, shampoos sem sulfatos, os chamados “Low Poo”, também limpam os fios e conseguem remover vírus e bactérias. A diferença entre o shampoo tradicional e o Low Pow, é que o segundo possui agentes de limpeza que geralmente são mais naturais. Isso não é sinônimo de menos limpeza. Já a técnica No Pow, em que o uso do shampoo é abolido, é interessante que seja pensada junto com dermatologistas, pois pode acabar acarretando problemas como oleosidade excessiva, caspa, dermatite seborreica, entre outros.

low poo no novo normal

Dicas de cuidados capilares no novo normal

Além da higienização, que é realmente um cuidado capilar que deve ser feito, também existem outras formas de evitar o contágio do novo coronavírus. É interessante, para evitar que coloque as mãos no rosto, apostar em penteados que sejam práticos, simples e rápidos de serem feitos, como o coque ou a trança, por exemplo. Abaixo, segue algumas dicas de penteados para você fazer nesse novo normal, sempre que for sair de casa!

Trança tradicional

A trança tradicional é uma ótima opção de penteado nesse novo normal. Ela é um clássico e cheia de estilo! Para fazê-la, basta dividir o cabelo em três partes, cruzar de forma alternada e prender a ponta com um elástico.

trança para o novo normal
Instagram: @simonahaircolorist

Rabo de cavalo alto

O rabo de cavalo alto é estiloso e realmente muito fácil de ser feito. Para fazer o rabo de cavalo alto, jogue a cabeça para baixo e faça um rabo de cavalo no topo da cabeça. Se preferir, finalize com um spray fixador.

rabo de cavalo novo normal
Instagram: @stylefeen

Coque baixo

O coque baixo, além de diminuir as chances de você encostar no rosto, também é elegante e sofisticado. Ele é ideal para reuniões urgentes. Para fazer, divida o cabelo ao meio, penteie para trás e forme um rabo de cavalo baixo. Após prender o rabo de cavalo, comece a torcer o comprimento do cabelo em torno do elástico e prenda o cabelo com grampos.

coque baixo no novo normal
Instagram: @hannahstraffordtaylor

Rabo de cavalo alto com trança

Você também pode optar por unir o rabo de cavalo com a trança. Para isso, faça um rabo de cavalo bem alto e trance o cabelo da forma tradicional, lembrando de deixar os gomos bem apertadinhos. Prontinho!

O que achou dessas dicas? Como você está fazendo? Comente e compartilhe!

Samira Chalom
the authorSamira Chalom
Carioca, jornalista e redatora. Como vive na praia, está sempre em busca de tratamentos capilares para que os seus fios fiquem hidratados, mas sem perder a leveza. Gosta mesmo é de testar novos produtos e está sempre em busca de novidades e lançamentos da área.
>