Uma das primeiras coisas que fazemos quando estamos cansadas do visual é pensar em mudar a cor do cabelo. De fato a facilidade de transformação oferecida pela coloração é fácil de ser notada, tendo grande influência na nossa autoestima.

O problema é que, em muitos casos, a felicidade da coloração dura apenas os primeiros dias. Depois de um tempo, o cabelo começa a ficar fraco e quebradiço, mais propenso à porosidade. Mas você já parou para pensar que há modos de evitar a perda de vitalidade das suas madeixas após submetê-las à coloração?

Mudar a cor do cabelo exige cuidados de manutenção que farão com que a coloração e brilho se mantenham por mais tempo. Não se preocupe, não é difícil conseguir com que o efeito de salão se prolongue por mais tempo, isso exige apenas os cuidados certos.

Características do fio com tintura

É normal notar que, após mudar a cor do cabelo, nossas madeixas se tornam mais ressecadas e quebradiças. Isso ocorre porque o processo de coloração envolve, muitas vezes, um processo inicial de descoloração do cabelo. E mesmo que você esteja mudando a cor do seu cabelo para um tom mais escuro, que não exige descoloração, é importante entender as características do fio que recebeu tintura.

Para que o procedimento químico de coloração tenha efeito e a cor permaneça no fio de cabelo, eleva-se o ph do fio de 5,5 para 10. Quando esse ph é elevado, as cutículas do fio de cabelo se abrem, o que facilita a perda da hidratação. É por isso que mudar a cor do cabelo significa, muitas vezes, perder o brilho que o caracteriza.

Qualquer procedimento químico é agressivo ao cabelo porque altera a estrutura do fio ou age nas moléculas responsáveis pela pigmentação do cabelo. Mas, felizmente, há meios de mudar a cor do cabelo sem fazer com que nossa madeixa sofra tanto com esse processo.

Cuidados antes de mudar a cor do cabelo

Sabemos a importância de cuidar das madeixas após a coloração; no entanto, muitas pessoas negligenciam os cuidados pré-tintura. Antes de colorir o cabelo é necessário preparar os fios, de modo a garantir que eles estejam saudáveis na hora de receber o produto, o que prolongará a durabilidade da cor. 

Se a sua fibra capilar está muito danificada, cada vez que você lavar o cabelo, a água irá retirar um pouco do pigmento. Isso porque as fibras capilares estão abertas, facilitando a remoção tanto da cor quanto da hidratação que garantirá a saúde do cabelo.

Antes de mudar a cor do cabelo, considere fazer alguns tratamentos especiais de acordo com as necessidades dos seus fios. Faça uma avaliação para perceber se o problema está na hidratação, na nutrição ou na estrutura do fio e foque em tratamentos específicos para corrigir isso.

Uma boa ideia é aderir ao cronograma capilar antes de mudar a cor do cabelo já que, dessa forma, você irá fornecer ao seu cabelo as proteínas, vitaminas e nutrientes que ele precisa para estar forte e saudável na hora de receber a coloração.

Cuidados depois de mudar a cor do cabelo

Você já está pronta, com suas madeixas novas, lindas e coloridas. Depois de mudar a cor do cabelo, é necessário focar em cuidados que garantirão que a nova cor permaneça por mais tempo.

Adquira uma linha de tratamentos específicos para cabelos coloridos, que contém elementos que fortalecerão o cabelo sensibilizado e amenizarão o efeito de agentes externos que podem retirar os pigmentos de cor.

Invista também na hidratação para repor a água perdida, na nutrição para devolver o brilho e na reconstrução para repor a queratina que compõe a massa capilar. Faça esses tratamentos ao menos uma vez por semana para prolongar o efeito de salão e fazer a cor durar mais tempo.

Além disso, outros cuidados envolvem não lavar os cabelos com água quente, que irá abrir a fibra do cabelo e torná-lo mais ressecado. Procure não esfregar os fios na hora de secar, o que provocará o aparecimento de frizz e irá torná-lo mais fraco e quebradiço.

Na hora de lavar o cabelo, lembre-se que o shampoo deve ser aplicado no couro cabeludo e o condicionador apenas no comprimento, nunca o contrário. O prazo para retocar as raízes dependerá da cor que foi escolhida e da agressividade do processo de coloração.

Para aquelas que resolveram mudar a cor do cabelo para tons mais claros que a sua cor natural. O ideal é esperar um mínimo de 15 dias para retocar a cor do cabelo, lembrando-se sempre de manter os cuidados em dia durante esse período, especialmente se você planeja retocar a raiz em breve.

Se você deseja mudar a cor do cabelo e está preocupada com a agressividade do processo, considere incluir o óleo de coco na sua rotina capilar. Esse poderoso produto tem grandes propriedades nutritivas que ajudarão a manter a vitalidade do seu cabelo.

 

mudar a cor do cabelo