ColoraçãoEstiloTendência

Morena iluminada: aprenda dicas e cuidados sobre esse estilo

morena iluminada

Quando falamos em ser morena, o que você pensa? Se a associação feita automaticamente é com mulheres de cabelos escuros em um único tom, então saiba que você não está errada. Mas também não está 100% certa. Já ouviu falar em morena iluminada?

Muitas mulheres de cabelos escuros procuram maneiras de dar uma mudada no visual. É comum associarmos os cabelos escuros com um tom único, geralmente porque achamos que seria difícil aplicar um novo tom sem danificar as madeixas.

As morenas podem sim colocar tons mais claros em seus fios, optando por técnicas que ajudam a iluminar um pouco o rosto e dar aquele brilho extra, por meio da coloração capilar.

Houve uma época em que a moda era ter luzes, e até mesmo as meninas de cabelos mais escuros aderiram às diferentes formas de iluminar os fios. E ficaram lindas.

Uma das maiores preocupações de quem usa alguma técnica para colorir os fios é com a questão dos cuidados pós procedimento. Cuidar dos fios é muito importante para manter o brilho e a vitalidade que fazem com que eles fiquem mais bonitos por mais tempo.

Neste artigo vou explicar direitinho como conseguir o melhor tom para ser uma morena iluminada. Também vamos falar quais são os cuidados que você deve tomar com suas madeixas antes, durante e após o procedimento.

O que é “morena iluminada”?

Sabemos que as técnicas de coloração dos fios são muitas, não? Às vezes dá a impressão de que basta piscar para que surja uma nova técnica super badalada da qual nunca ouvimos falar.

No entanto, tem algumas que são consideradas mais clássicas. Luzes, mechas, ombré… muitas delas podem ajudar a conseguir o visual de morena iluminada. Mas, final de contas, o que é isso exatamente?

morena iluminada
Instagram: @salaomroficial

Uma morena iluminada é aquela que opta por uma coloração de aspecto sutil, sem alterar a cor da raiz dos cabelos e fazendo uma transição suave do tom mais escuro para o mais claro dos fios.

O iluminado, nesse caso, não fica com aspecto tão marcado, garantindo um efeito bem natural aos fios. Qualquer mulher pode ser morena iluminada, independente do seu tipo de cabelo.

O tom conhecido por morena iluminada é discreto e bem suave, com luzes delicadas que servem para realçar seus fios. Por ser um processo que muitas vezes envolve a descoloração, é necessário ter atenção com os cuidados.

Qual tom usar para morena iluminada?

Curtiu a ideia e está a fim de ser uma morena iluminada? Pode ser que agora mesmo você já esteja pesquisando várias tendências diferentes e fazendo testes da interner do tipo “qual tom de morena iluminada combina com você?”.

Vale se empolgar mesmo, porque com certeza o seu visual vai ficar lindo. Mas calma lá, vamos falar um pouquinho mais das opções que você tem.

Existem muitos tons diferentes de morena iluminada. No ombré hair, por exemplo, tem-se uma mistura de tons mais claros de forma variada, indo do caramelo ao loiro acinzentado, dando o efeito de clareamento gradativo em que as ponta são bem mais claras que a raiz.

Para saber o tom certo de morena iluminada para você, faça pesquisas e consulte um profissional que será capaz de analisar qual tom ficará melhor para a sua pele e formato de rosto.

É importante ressaltar que a variedade é enorme e que seu gosto conta muito, porque, no final das contas, o que importa é você estar feliz com suas madeixas novas.

Como fazer esse estilo?

Um estilo digno de estrela do pop ????

Já escolheu seu tom e pesquisou qual será a trilha sonora para acompanhar a sua mudança capilar? Então, você agora deve estar dando uma olhada nos diversos tipos de coloração e pensando qual exatamente é o estilo de morena iluminada que você quer.

São muitos, eu sei disso. É só jogar num site de pesquisa pra ver que os termos “morena iluminada” trazem uma série de opções diferentes, para todos os tipos e tamanhos de fios. Mas e agora, como faz para escolher?

Do ombré hair às californianas, do contour às babylights, você precisa escolher qual técnica mais te agrada e trará os resultados que você deseja.

É possível fazer algumas dessas técnicas em casa ou então recorrer ao cabeleireiro. O tom mais claro pode ser predominante nos fios ou estar presente em apenas algumas mechas.

O que chamamos de morena iluminada é uma forma muito democrática de colocar alguns pontos de iluminação nos seus fios.

Isso quer dizer até que você pode dar uma inovada, com todo o cuidado, é claro, e mesclar técnicas. Mas, nesse caso, o ideal é procurar a ajuda de um profissional mesmo. Afinal de contas, queremos que essa mudança seja 100% positiva, né?

Faça a pesquisa para ver os diferentes tipos de morena iluminada que existem, escolha a técnica que mais te agrada e mãos à obra!

Como cuidar dos fios com esse tom?

morena iluminada
Instagram: @curlexoticpearl

Independente do seu tipo de cabelo, você sabe que ele precisa de cuidados. Quando falamos em cuidados capilares, parece que envolve um dia de beleza super caro, com toalha na cabeça e pepino nos olhos.

Pode ser assim também, claro. Mas tudo o que fazemos pelo bem dos nossos fios entra na categoria de cuidados. Você lava seu cabelo? Então você já está cuidando dele.

E seja qual for o tom de cabelo, se você passou por uma coloração, é preciso levar em consideração que seus cuidados capilares devem dar atenção também para a nova cor dos seus fios.

Fios com coloração necessitam de cuidados especiais antes, durante e depois do procedimento, a fim de permitir que os fios fiquem mais saudáveis e hidratados. Por isso, use e abuse da hidratação para que seus fios não fiquem quebradiços e ressecados.

É importante se lembrar de utilizar produtos específicos para os cabelos tingidos, que serão mais eficientes em fornecer os nutrientes e proteínas que seus fios necessitarão para ficarem mais fortes. A seguir vou explicar mais alguns cuidados importantes que você precisa ter.

Cronograma capilar

O cronograma capilar é uma excelente maneira de cuidar dos fios. Ele consiste em uma rotina de cuidados que alterna a hidratação, a nutrição e a reconstrução capilar.

Essa rotina de cuidados capilares é a forma mais completa de cuidar dos fios e mantê-los saudáveis. Assim, minimizando  o impacto causado por procedimentos como a coloração.morena iluminada

Proteção solar

Todo cabelo precisa de proteção contra a incidência solar. Por sorte, existem cada vez mais produtos focados em fornecer tal proteção disponíveis no mercado. Na hora de comprar os produtos para cuidar dos seus fios, dê preferência para aqueles que possuem fator de proteção solar.

É importante ressaltar que a proteção solar não é importante somente no verão, quando estamos na praia ou na piscina. Também é necessário proteger os fios contra a ação solar durante as demais estações do ano.

Matizador para manter a cor

Sabemos que, com o tempo, a coloração começa a desgastar, e não seria diferente com uma morena iluminada. Mas calma, é possível consertar esse problema sem ter que gastar uma grana no salão de cabeleireiro.

Para tal, você pode recorrer à matização, que é a neutralização dos pigmentos de cores indesejadas com o intuito de intensificar o tom original, devolvendo sua vitalidade.

Para quem deseja manter o tom de morena iluminada por mais tempo por meio da matização, saiba que é possível fazer esse processo em casa. Faça suas pesquisas para saber qual a cor que você mais gosta e boa coloração!

Carol Candido
the authorCarol Candido
Paulistana vivendo em Lisboa. Tradutora de formação e redatora por paixão. Vivi em uma relação de amor e ódio com seus cabelos durante anos até descobrir a forma certa de cuidar deles. Agora tudo é só amor. Acredito que compartilhar dicas é a melhor forma de aprender.
>