CacheadosDicas

Modelador de cachos: veja como cachear o seu cabelo de forma prática e rápida

modelador de cachos

Alguns tipos de cabelos podem ter uma dificuldade maior de alcançar a definição que tanto desejamos. As onduladas que desejam maior definição e até mesmo as cacheadas podem se beneficiar do modelador de cachos.

Existem muitos produtos disponíveis que ajudam a modelar os cachos, como os famosos ativadores de cachos. Em alguns casos, as ferramentas de calor podem ser de grande auxílio de quem deseja dar aquela mãozinha extra na formação das espirais.

É comum que essas ferramentas sejam mal vistas devido ao fato de contribuírem para o ressecamento dos fios, mas isso não significa que elas não devem ser usadas.

Apenas significa que devemos tomar cuidado na hora de utilizar o modelador de cachos nos fios, protegendo as nossas madeixas para que os danos causados pelo calor emanado por esse utensílio sejam os menores possíveis.

Mesmo sendo cacheada naturalmente, o uso de modeladores pode ser super útil!

De forma geral, as ferramentas de calor fazem parte da nossa experiência capilar. Pense só: quando vamos ao salão de beleza, é difícil fazermos um procedimento que não envolva o secador, ainda que seja focado em cabelos cacheados ou crespos.

Isso porque, em muitos casos, o calor do instrumento serve para ativar os produtos e fazer com que sua ação seja potencializada.

O ponto disso é dizer que, quando bem utilizadas, essas ferramentas podem ser aliadas da beleza dos nossos fios. Isso significa não as utilizar em excesso e aplicar sempre produtos para proteger os nossos cabelos.

Ainda que suas madeixas sejam naturalmente agraciadas com as desejadas espirais, pode ser importante dar aquela mão extra para a formação de cachos, fazendo com que seus caracóis fiquem mais definidos e durem mais tempo.

Há muitas formas diferentes de modelar os cachos. Desde técnicas de finalização até ferramentas de calor, quem deseja ter as famosas molinhas podem contar com uma série de formas diferentes de consegui-las.

O que é um modelador de cachos?

A classificação dos diferentes tipos de cabelo é feita de acordo com a curvatura dos fios. Classificar os fios é uma forma de entender melhor o seu comportamento e saber o tipo de cuidado indicado de acordo com cada tipo de madeixa.

O nível de definição na hora de finalizar os fios é uma escolha pessoal. Tem gente que adora cachos super definidos, há quem prefira priorizar o volume. É possível fazer qualquer um dos dois ao escolher o modelador de cachos indicado de acordo com o resultado que você deseja.

modelador de cachos
Instagram:@wurlycurly_beachhair

Função

O modelador de cachos é um aparelho que utiliza o calor para fazer com que os cachos fiquem mais definidos. Com ele, é possível criar e modelar cachos com mais facilidade, além de fazer com que eles durem por mais tempo. Existem diversos modeladores de cachos diferentes disponíveis no mercado, e cada um deles pode trazer um resultado diferente. Eles podem ser um auxílio extra para os dias em que não temos tempo de fazer uma finalização mais elaborada.

É claro que o uso de ferramentas de calor nos nossos cabelos deve ser moderada para proteger os fios. Isso não significa que elas devem ser evitadas por completo, somente utilizadas com sabedoria.

Existem muitos produtos disponíveis que têm como foco proteger os fios do calor emanado por essas ferramentas de calor, fazendo com que eles fiquem protegidos. Esses produtos formam uma camada de proteção em volta do fio que minimiza a ação do calor e faz com que os cabelos não fiquem tão ressecados.

Existem também cremes modeladores de cachos, que não necessitam de calor para sua ativação.

É claro que outros fatores têm influência na definição dos cachos, como a rotina de cuidados e de manutenção dos seus fios, já que quanto mais saudáveis eles estiverem, mais propensos estarão a alcançarem o nível de definição desejado para as famosas espirais.

Como usar modelador de cachos?

A forma de utilização depende do modelador de cachos escolhido. De modo geral, por ser uma ferramenta de calor, é importante lembrar de duas palavrinhas sempre que for utilizar o modelador de cachos: protetor térmico. É essencial proteger nossos cabelos do calor emanado por esses aparelhos.

Essas ferramentas, com exceção do difusor, devem ser usadas nos cabelos secos, pois há o risco de fritar e até mesmo queimar os fios. Nunca use o babyliss ou a chapinha em seus cabelos se eles estiverem molhados ou até mesmo úmidos, ok?

Já o creme modelador de cachos pode ser passado nos cabelos molhados, e pode ser utilizado sozinho ou como base para algum tipo de finalização, como a fitagem.modelador de cachos

Qual o melhor modelador de cachos?

É geralmente difícil apontar um produto e dizer que ele é o melhor entre todos aqueles disponíveis, porque os critérios de escolha são muitos e variam de pessoa para pessoa.

A escolha do modelador de cachos ideal depende do objetivo da dona dos cachos. Isso porque cada produto e aparelho focado em ativar os cachos funciona de uma forma diferente e traz um resultado diverso.

Como escolher o ideal

Dessa forma, aquelas que não desejam usar ferramentas de calor podem optar pelos cremes.

Aquelas que buscam resultados mais rápidos podem utilizar uma ferramenta de calor, ressaltando novamente a importância do protetor térmico.

Aplique esse produto toda vez que for utilizar o secador, a chapinha ou o babyliss para proteger os seus fios e torná-los menos suscetíveis à ação dessas ferramentas de calor.

Isso também irá ajudar a potencializar os resultados e manter os seus fios modelados por mais tempo. Ou seja, só há vantagens.

A verdade é que não existe um modelador de cachos que seja melhor ou pior que o outro. A escolha depende do resultado desejado.

1 – Creme modelador de cachos

O creme modelador de cachos, também conhecido como ativador de cachos, age no fio de forma a tornar mais fácil a formação dos desejados cachinhos. Ele pode ser utilizado sozinho ou como parte de um processo de finalização.

Com a ajuda de um creme modelador, sua finalização vai ser potencializada!

2 – Babyliss

O babyliss é uma das formas mais conhecidas de modelar os cachos. Essa ferramenta de calor permite que enrolemos o fio em volta dela, facilitando a formação de cachos. Existem diversos tipos e formatos de babyliss, cada um responsável por formar cachos diferentes.

3 – Chapinha

Você sabia que é possível enrolar os cabelos com a chapinha? Ao enrolar os fios com esse aparelho, é possível formar ondas mais soltas, mais apertadas e até mesmo cachos, no caso de chapinhas mais finas.

4 – Difusor

O difusor é um instrumento acoplado na ponta do secador que tem como função facilitar a formação de cachos. Ele deve ser utilizado de baixo para cima, nos cabelos úmidos. Esse popular acessório é usado há anos para modelar cachos.

modelador de cachos

5 – Bobs

Se você imediatamente pensou na Dona Florinda do Chaves, saiba que não é a única. Ela estava sempre de bobs nos cabelos, e não é à toa. Esses acessórios permitem enrolar pequenas mechas de cabelo úmido, podendo deixá-las para secarem naturalmente ou agilizar o processo com o uso do secador.

Cuidados especiais após modelar os cachos

Que lindos ficam os cabelos depois de utilizar o modelador de cachos, não é mesmo? E claro que queremos que esses cachos durem por mais tempo. Afinal, acabamos de conseguir as molinhas dos sonhos e queremos desfilá-las por aí.

Finalizadores

É importante tomar alguns cuidados que visam preservar a saúde dos fios e manter os cachos por mais tempo. Um bom finalizador é importante para fixar os cachos. Esses produtos estão disponíveis em spray, mousse ou creme, e ajuda quando amassamos os cachos com as mãos após aplicá-los.

Na hora de dormir

Na hora de dormir, tenha cuidado para não amassar demais os cachos. Prefira fronhas mais lisas, que causam menos atrito nos fios e ajudam a preservar as molinhas por mais tempo. É importante lembrar que os resultados se mantêm por mais tempo em cabelos saudáveis e bem nutridos. Por isso, mantenha sempre os cuidados capilares em dia e não descuide da hidratação.

O cabelo cacheado e o cabelo crespo são lindos independente do nível de dÉ uma questão de escolha efinição. na hora de finalizar os fios. Se você gosta de mais definição, pode ter uma ajudinha externa ao utilizar um modelador de cachos indicado para o resultado desejado.

Há um cronograma capilar especial para cacheadas. Essa rotina de cuidados que conta com as etapas de hidratação, nutrição e reconstrução fará com que os resultados do modelador de cachos permaneçam por mais tempo!

Carol Candido
the authorCarol Candido
Paulistana vivendo em Lisboa. Tradutora de formação e redatora por paixão. Vivi em uma relação de amor e ódio com seus cabelos durante anos até descobrir a forma certa de cuidar deles. Agora tudo é só amor. Acredito que compartilhar dicas é a melhor forma de aprender.
>