Tem a impressão de que, independente do que você faça, suas madeixas não passam da altura dos ombros? Se você acha que seu cabelo demora a crescer, saiba que não é a única.

A lentidão do crescimento capilar é uma reclamação comum entre as mulheres, especialmente entre aquelas que estão constantemente submetendo o cabelo a tratamentos químicos como coloração ou alisamento, ou ao calor do secador e da chapinha.

Na tentativa de acelerar o ritmo de crescimento das madeixas, muitas pessoas buscam truques que prometem resultados milagrosos em pouco tempo. Entretanto, entender porque seu cabelo demora a crescer é essencial para combater as causas dessa lentidão.

Por que meu cabelo demora a crescer?

Diversos fatores podem interferir no ritmo de crescimento do cabelo. É necessário investigar qual é o seu caso para poder realizar o tratamento mais adequado. Listamos abaixo alguns dos casos mais comuns.

1. Genética

Se o seu cabelo demora a crescer, a culpa pode ser da genética. Isso acontece porque há uma predisposição genética em específico que retarda o ritmo de crescimento do cabelo.

Analise as madeixas de sua mãe e de seu pai e veja quanto tempo demora para que elas cresçam. Pode ser que você tenha herdado isso deles. Mas a notícia boa é que existem tratamentos específicos para casos como esses, que poderão acelerar o ritmo de crescimento do seu cabelo.

2. Tipo de cabelo

Tem cabelo cacheado e sente que, independente do quanto você tente, eles simplesmente não crescem? É importante lembrar que tanto o cabelo crespo quanto o cacheado crescem em espirais e, por isso, é mais difícil perceber seu crescimento quando comparado com o cabelo liso, que cresce reto. Puxe seu cachinho na hora de fazer a comparação de tamanho. Pode ser que você se surpreenda.

3. Estresse

Que o estresse é um dos grandes inimigos da saúde do corpo já não é mais nenhum segredo. Mas ele também pode ser um dos responsáveis pela demora do seu cabelo em crescer.

Episódios de estresse liberam substâncias químicas nocivas em nosso organismo, causando alterações hormonais e afetando tanto a saúde quanto o ritmo de crescimento capilar. Por isso, é ideal consultar um profissional especializado para que ele possa ajudá-la a amenizar a ansiedade e o estresse. Isso só fará bem para sua saúde!

4. Má alimentação

Assim como o estresse, a má alimentação tem efeitos negativos em nosso corpo. O consumo de alimentos processados e açúcar em excesso influi no ciclo de evolução de nossos fios. Por quê?

Ao ingerirmos esse tipo de alimento, não fornecemos os nutrientes necessários para que nosso corpo funcione com maestria. Isso refletirá em nossa estrutura capilar e, portanto, no crescimento das nossas madeixas. Por isso, busque consumir sempre ingredientes frescos e saudáveis, ricos em metais como o zinco, o ferro e o cobre. E lembre-se também de ingerir bastante água. Não adianta usar aquela máscara superpoderosa se você não hidratar também seu corpo, viu?

5. Procedimentos químicos

Se você vive pintando ou alisando suas madeixas, saiba que isso pode danificar a estrutura capilar, fragilizando os fios e levando-os à queda e quebra.

Isso não quer dizer que você não poderá tingir seu cabelo nunca mais, mas não se esqueça que, se eles estão mais frágeis, será necessário fornecer os nutrientes necessários para a reconstrução dos fios. Faça o cronograma capilar antes e depois de fazer um procedimento químico e, para aquelas que não vivem sem a chapinha ou o secador, lembre-se de usar o protetor térmico.

Será que o cabelo parou de crescer?

Muitas vezes tem-se a impressão de que o cabelo demora a crescer ou que ele não cresce mais quando, na realidade, os fios estão quebradiços e, por isso, não é possível alcançar o crescimento desejado. Como os cabelos estão frágeis, eles arrebentam e surgem pontas duplas. Para evitar isso, mantenha as pontas aparadas e faça hidratação semanalmente.

Proteger o cabelo contra a ação de agentes externos como o sol, cloro da piscina e sal do mar também é essencial para garantir sua saúde, então é melhor não negligenciar esses cuidados, ok?

Uma ajudinha extra para o cabelo

Não existe nenhum milagre quando se trata do ritmo de crescimento do cabelo, então não se engane: nenhum tratamento fará com que seu fio cresça 10 cm por mês.

Entretanto, é possível fazer alguns procedimentos que ajudarão a manter o couro cabeludo saudável, importante para que o cabelo cresça.

Não se esqueça de lavar os fios sempre com água fria ou morna, uma vez que a água quente contribui para o aumento da oleosidade capilar e pode causar descamação e quebra dos fios.

Além disso, massagear o couro cabeludo ao aplicar shampoo é excelente para ativar a circulação sanguínea na área, importante estímulo para o crescimento. Mas lembre-se de massagear suavemente e de não utilizar as unhas, para não causar feridas.

Nutrir tanto as madeixas quanto seu corpo também é importante para fortalecer as madeixas e garantir brilho e sedosidade. Cabelo fraco pode até crescer, mas ele quebrará muito mais e, portanto, será mais difícil ver o resultado.

cabelo demora a crescer