DicasNutrição Capilar

Método UCPE: aprenda a como utilizar em sua rotina de cuidados para conquistar fios mais nutridos!

Método UCPE: aprenda a como utilizar em sua rotina de cuidados para conquistar fios mais nutridos!

Se quando você ouve falar em método UCPE sua mente logo associa com algo da área de Medicina, então você tem imaginação tão fértil quanto a minha. E não, não tem nada a ver com medicina, tá? Vem comigo que vou te explicar o que é essa técnica e o que ela tem a ver com a umectação capilar.

Da umectação capilar você provavelmente já ouviu falar, visto que tem sido cada vez mais comentada. A queridinha das cacheadas e crespas é uma técnica muito importante para tratar o ressecamento desse tipo de fio e consiste em aplicar óleo 100% vegetal nos cabelos secos, deixando agir durante algumas horas.

É recomendável que as donas desse tipo de fio façam esse procedimento para nutrir profundamente os seus fios, fazendo com que fiquem mais fortes e brilhantes.

A umectação capilar será responsável por repor a oleosidade necessária para os fios. É comum acharmos que oleosidade é uma coisa ruim, mas a verdade é que ela só não é boa quando excessiva.

Um pouco de oleosidade é essencial para manter as madeixas protegidas e fazer com que fiquem menos ressecadas. E é aí que entra a aplicação de óleo vegetal nos cabelos.

No entanto, muitas pessoas se perguntam como fazer para retirar todo esse óleo dos fios. Não vou mentir, não é exatamente a tarefa mais fácil do mundo. E é aí que entra o método UCPE.

O que é o método UCPE?

O método UCPE nada mais é do que uma sigla que significa umectar, condicionar, pausar e enxaguar. E aí você me diz: legal, mas o que exatamente se faz nesse método e por que você diz que ele é tão revolucionário? Calma que vou explicar tudinho.

A ideia por trás do método UCPE é usar um condicionador que seja livre de silicones e derivados de petróleo para fazer com que o óleo utilizado na umectação capilar seja retirado dos fios com maior facilidade.

Dessa forma, é possível retirar todo o óleo do seu cabelo sem, no entanto, perder todos os benefícios da umectação capilar.

Pensa comigo: de que adianta fazer a umectação se depois você aplicará um produto com derivados de petróleo que irá ressecar novamente os seus fios? O tratamento completo deve também levar em consideração um método prático e saudável de retirar todo esse óleo.

Quais são os benefícios dessa técnica?

Como já deu para perceber, o método UCPE fará com que o resultado da sua umectação capilar seja potencializado, já que não introduzirá um novo elemento ressecador nos seus fios.

método ucpe para cabelos cacheados
Instagram: @curlswithkeish

Esse método, portanto, irá ajudar a umectação em sua tarefa de evitar o surgimento de frizz nos fios. Além disso, por meio do método UCPE você pode ter certeza de que retirou todo o óleo corretamente dos fios, para não causar um efeito rebote.

É um procedimento menos agressivo e fácil de ser feito.

Para que ela é indicada?

O UCPE é indicado para quem deseja retirar o óleo da umectação capilar de modo saudável e eficiente.

É especialmente indicado para quem prefere realizar a umectação de modo rápido e intenso, uma vez que irá potencializar os resultados desse tratamento.

para quem é  indicado o método ucpe
Instagram: @manulaino_

Seja na umectação noturna ou um procedimento feito mais rapidamente, opte por essa técnica na hora de retirar o óleo dos fios.

Quais produtos usar e como fazer o método UCPE

Vou explicar o método UCPE da forma mais fácil possível, que é desmembrando a sigla.

Umectar

Para umectar os seus fios, o correspendente à letra U de UCPE, você terá que utilizar um óleo vegetal puro nos cabelos secos.

Divida seus cabelos em mechas e aplique o óleo em cada mecha, massageando e enluvando os fios. Deixe agir por ao menos duas horas. Você também pode dormir com o óleo nos cabelos.

Condicionar

Então vem a letra C, que é condicionar. Essa etapa é importante para remover o óleo corretamente e deixar os fios mais hidratados. Aplique o condicionador em cada uma das mechas, e nada de miséria, hein? Pode carregar no produto.

Como eu disse, opte por condicionadores sem derivados de petróleo e sem silicones, ou seja, aqueles que são liberados para a técnica de no poo.

Pausar

O P é de pausar, o que significa deixar o condicionador atuar nos seus fios. Aguarde um período entre 20 a 30 minutos.

Enxaguar

Por fim, temos o E de enxaguar, passo final. Enxágue os cabelos com água morna ou fria, passando os dedos entre as mechas para garantir que o produto será corretamente removido.

 

Ver essa foto no Instagram

 

Uma publicação compartilhada por Marla H. | CABELO DOS SONHOS✨ (@marlahonorato) em

Se você achar que não aplicou condicionador suficiente anteriormente, vale aplicar mais um pouquinho. Depois, basta finalizar os fios como de costume.

Opte pelo método UCPE para retirar o óleo da umectação e, de quebra, manter os fios ainda mais hidratados. O condicionador é um grande aliado dos cabelos cacheados e crespos e é possível, inclusive, lavar os fios com ele, no famoso método co-wash.

Carol Candido
the authorCarol Candido
Paulistana vivendo em Lisboa. Tradutora de formação e redatora por paixão. Vivi em uma relação de amor e ódio com seus cabelos durante anos até descobrir a forma certa de cuidar deles. Agora tudo é só amor. Acredito que compartilhar dicas é a melhor forma de aprender.
>