CuriosidadesDicas

Menopausa: características e 7 cuidados com o cabelo durante o período

menopausa

O passar dos anos nos traz uma série de coisas boas: maturidade, conhecimento, experiência, recordações. Mas, infelizmente, alguma das mudanças atreladas à idade não são assim tão positivas. E, entre as mulheres, certamente, a menopausa é uma das principais delas. Por volta dos 50 anos, passamos por diversas transformações que impactam nossa aparência, hábitos e mente. As alterações hormonais que ocorrem durante essa fase podem nos deixar de cabelo em pé, afinal, a quantidade, a hidratação e o aspecto natural dos fios mudam profundamente.

A menopausa foi um assunto tratado no filme “Sexy and the city 2”, através da personagem Samantha Jones

Com a menopausa, é normal que as madeixas ganhem um aspecto mais frágil e se tornem mais quebradiças. Além disso, a queda da produção de melanina resulta no aparecimento dos fios brancos. Se o medo dessas transformações está assolando sua cabecinha e você se pergunta se é possível parar ou voltar no tempo, então vai gostar desse post! Confira, a seguir, algumas características do cabelo durante esse período além de, é claro, algumas dicas para tratar os fios. Acompanhe!

Características do cabelo durante a menopausa

Assim como acontece com as demais partes do corpo, os fios também sofrem com a ação do tempo. Com o passar dos anos, ocorre uma queda hormonal natural, fazendo com que o cabelo fique mais ressecado. Embora a menopausa não tenha uma data certa para chegar, é comum que ocorra entre os 45 e 60 anos. Durante esse período, a produção de progesterona, estrogênio, colágeno e elastina diminui significativamente e as madeixas refletem essa mudança.

A redução dos hormônios femininos também pode dar espaço para o aumento dos níveis de androgênios, o que acaba contribuindo para a queda de cabelo e também para o surgimento de fios em outras partes do corpo, especialmente no rosto. A chegada da menopausa é marcada pelo ressecamento e mudança da espessura e da cor dos fios. Mas, sem dúvidas, uma das características mais marcantes é a queda acentuada de cabelo.

Um dos efeitos bastante comum da menopausa é a queda capilar – @saudavelefeliz

Queda capilar durante a menopausa

Não é apenas a sua paciência que está caindo? Você também está notando uma maior queda capilar? Saiba que esse problema é bastante comum durante a menopausa. Esse processo ocorre em função da diminuição da produção de estrogênio em decorrência da queda dos níveis de colágeno, que é o principal aliado para a boa saúde do cabelo.

Para entender a raiz do problema, é importante conhecer a transformação pela qual você está passando. A queda capilar é um processo natural durante a menopausa influenciado pelas alterações hormonais. Nessa fase, também é comum que os níveis de hormônio androgênio “forcem” os folículos a entrar na fase de descanso, resultando no enfraquecimento e na gradativa queda dos fios.

Cuidados com o cabelo durante a menopausa

Uma coisa é certa: seu cabelo irá mudar com o passar dos anos. Mas, não se desespere! Embora não dê para parar o tempo, é possível retardar a chegada dele. Com alguns cuidados, é possível manter os fios mais saudáveis e não sofrer tanto com as transformações causadas pela menopausa. Confira, a seguir, algumas dicas:

1 – Bebeu água? Tá com sede?

Beber bastante água é essencial para ajudar a preservar as funções do organismo e manter a hidratação da pele e dos cabelos em dia. Se joga!

2 – Xô, preguiça!

Você sabia que os exercícios físicos estimulam a regeneração capilar? A prática de atividades ajuda a controlar, reverter ou evitar o acúmulo de gordura e a obesidade, reduzindo também a queda dos fios. Além disso, os exercícios liberam endorfinas, que são as responsáveis pela sensação de bem-estar. Ao se exercitar, ocorre uma redução natural dos níveis de estresse e ansiedade, aumentando a proteção das madeixas.

Caminhadas, musculação, meditação, ioga, hidroginástica, ciclismo: vale de tudo, o importante é não ficar parada!

3 – Você é o que você come!

O tratamento dos fios durante a menopausa precisa começar de dentro para fora, o que significa que você deve cuidar muito bem da sua alimentação. Uma dieta balanceada, rica em vitaminas, proteínas, cálcio e magnésio é importante para manter a força do cabelo e estimular o crescimento dos fios.

Vitamina para queda de cabelo – @mundoboaforma

Oleaginosas, folhas escuras, cenoura, feijão, frutos do mar, frango, ovo, batata doce, damasco e mirtilo devem fazer parte da sua lista de compras! Você pode consultar com um nutricionista para montar opções personalizadas de cardápio que trarão ganhos para a sua saúde como um todo.

4 – Capriche na hidratação dos fios

A lubrificação natural dos fios e do couro cabeludo também diminui em virtude do processo de envelhecimento. Por isso, é importante investir na hidratação durante a menopausa.

O grande problema é que boa parte dos produtos vendidos por aí não são pensados para as necessidades das mulheres nessa fase. É importante optar por linhas de cuidado capilar antienvelhecimento e que ajudem no volume dos fios. Produtos à base de silicone ajudam a hidratar sem pesar, fazendo com que a perda do volume se torne menos evidente.

5 – Cuidado com os processos químicos

Embora muita gente assuma com orgulho seus cabelos brancos, pintar as madeixas ainda é bastante comum. Se o cabelo não estiver bem cuidado antes da coloração, a química irá tornar os fios mais frágeis. O tonalizante é uma boa opção para tingir os cabelos de forma menos agressiva.

Processos químicos – @alunosonline.uol

6 – Evite as agressões aos fios

Não importa a fase da vida: evitar as agressões aos fios é sempre fundamental! O excesso de calor, provocado pelo uso do secador e da chapinha, deixa os cabelos mais fracos e com uma tendência maior à queda. Evitar as agressões ou utilizar produtos que minimizem os efeitos delas, como o protetor térmico, é essencial durante a menopausa.

7 – Converse com o seu médico

De forma geral, todas as dicas anteriores trazem muitos benefícios. Mas se a queda do seu cabelo for muito acentuada, a causa pode estar relacionada aos níveis hormonais, e uma reposição pode ser necessária para regulá-los.

Procure um médico se os problemas persistirem – @blog.thaispepe

Embora não dê para pular essa fase da sua vida, é possível fazer as pazes com a menopausa com dicas simples! Fique sempre atenta às mudanças na textura dos fios e recorra aos cuidados necessários para manter a boa saúde deles sempre!

E que tal continuar aprendendo sobre o tema? Confira também o artigo que preparamos com 10 dicas para cuidar do cabelo grisalho. Até a próxima!

Fernanda Sarate
the authorFernanda Sarate
Gaúcha, publicitária, blogueira, mãe de gatos e cachorros. Suas madeixas são uma metamorfose ambulante. Por impulsividade e falta de conhecimento, fez diversas loucuras capilares. Agora que aprendeu a lição, quer compartilhar conhecimentos para que outras pessoas não cometam os mesmos erros e comprometam a beleza e a saúde de seus fios.
>