Cronograma CapilarReceitas caseiras

Mel de cenoura: aprenda como usar a cenoura para recuperar os fios

mel de cenoura

Existem muitos tipos de hidratação para cabelo seco e danificado. Esses tratamentos buscam recuperar a saúde dos fios, reparando possíveis danos como pontas duplas e ressecamento em excesso. O mel de cenoura é uma das formas possíveis de tratar os fios.

As receitas de hidratação caseira são inúmeras, e a grande maioria inclui ingredientes que podem ser encontrados na nossa cozinha. É normal que receitas caseiras façam sucesso por serem mais baratas e por serem feitas com produtos naturais.

A hidratação com mel de cenoura tem feito muito sucesso por ser fácil de ser feita e trazer uma série de benefícios para os cabelos. Você já ouviu falar dessa poderosa hidratação?

Vamos conhecer melhor e saber como fazer o mel de cenoura.

Quais os benefícios da cenoura no cabelo?

A cenoura é um vegetal muito rico em vitamina A, considerada essencial para o crescimento saudável dos fios. Ela também possui vitaminas E, B, C, betacaroteno, que também traz muitos benefícios para a saúde das madeixas.

Sua ação também ajuda a prevenir o envelhecimento das nossas madeixas, fazendo com que os fios adquiram mais brilho e fiquem mais fortes e, dessa forma, combatendo a queda e a quebra acentuada.

A hidratação com mel de cenoura também irá proteger os fios da ação de agentes externos como o sol, o vento e a poluição.

Por fim, essa hidratação irá ajudar a remover as impurezas da fibra capilar, fazendo com que a oleosidade dos fios seja equilibrada e ajudando a combater a oleosidade em excesso.

Para qual tipo de cabelo o mel de cenoura é indicado?

A hidratação com o mel de cenoura pode ser feita em todos os tipos de fios sem contraindicações.

O fato de que essa hidratação ajuda a controlar a oleosidade dos fios faz com que ela seja especialmente indicada para os fios mais oleosos. Essa receita também é indicada para aquelas pessoas que possuem fios mistos. Isso porque ajuda a trazer mais oleosidade para as pontas, distribuindo-a igualmente.

mel de cenoura
Instagram: @_lorrayne.araujo

Os cabelos que mais podem se beneficiar desse tratamento são aqueles muito danificados, devido ao seu alto poder de hidratação e umectação.

Essa hidratação pode ser inclusa como uma das etapas do seu cronograma capilar e ajudará suas madeixas a ficarem fortes e saudáveis por mais tempo.

Como fazer o mel de cenoura?

O mel de cenoura é muito simples de ser feito. Basta cortar uma cenoura em rodelas. Então, em um recipiente, alterne uma camada de cenoura e uma de açúcar até que acabem as rodelas de cenoura.

Tampe o recipiente e deixe guardado por 24 horas. Então, o seu mel de cenoura estará pronto para ser utilizado, mas deve ser sempre armazenado na geladeira.

Você também pode acrescentar o mel de cenoura a outras hidratações caseiras como aquela feita com azeite, para fazer com que seus fios fiquem mais hidratados.

É importante verificar sempre a qualidade do mel de cenoura antes de aplica-lo nos fios. Então cheque se não está estragado.

 

Ver essa foto no Instagram

 

Uma publicação compartilhada por Ana Paula | Marketing Digital (@souanabastos) em

Com cabelo limpo ou sujo?

Para fazer a hidratação com mel de cenoura, você precisa estar com os cabelos limpos e úmidos.

Coloque uma colher de sopa do mel de cenoura e uma colher de sopa da máscara de hidratação de sua preferência em um recipiente. Aplique no cabelo em mechas e deixe agir por cerca de 20 minutos.

Você pode massagear o seu couro cabeludo para aumentar a circulação sanguínea na área e facilitar a penetração da hidratação com mel de cenoura.

Então basta enxaguar e finalizar como de costume e seus cabelos estarão lindos e hidratados.

mel de cenoura
Instagram: @cantinhosaudavelspa

De quanto em quanto tempo?

A hidratação com mel de cenoura pode ser feita quinzenalmente e, se os seus fios estiverem muito danificados, é possível aplicá-la semanalmente nos fios.

Para além dessa poderosa hidratação, também é importante dar atenção aos produtos utilizados nos fios, evitando o uso frequente do shampoo antirresíduos. Esse tipo de produto pode deixar as madeixas mais ressecadas e remover parte da hidratação.

Na hora de lavar os fios, use sempre a água morna ou fria, nunca quente. Isso também contribui para que as suas madeixas fiquem mais ressecadas.

Você também pode alternar a hidratação com mel de cenoura com outros tratamentos e receitas caseiras para potencializar o brilho e força dos fios.

Em qual etapa do cronograma ele entra?

mel de cenoura
Instagram: @thuaanycordeiro

A hidratação com mel de cenoura é ótima para a etapa de hidratação do cronograma capilar, já que ajuda a recuperar a água perdida pelos fios. Ela também possui alto poder nutritivo e, por isso, também contribui para a nutrição das madeixas.

Para além do mel de cenoura, o óleo de cenoura também é excelente para quem deseja um tratamento intenso que recupere a saúde dos fios. Esse óleo pode ser utilizado durante a etapa de nutrição capilar, que busca repor os nutrientes perdidos pela fibra capilar.

Carol Candido
the authorCarol Candido
Paulistana vivendo em Lisboa. Tradutora de formação e redatora por paixão. Vivi em uma relação de amor e ódio com seus cabelos durante anos até descobrir a forma certa de cuidar deles. Agora tudo é só amor. Acredito que compartilhar dicas é a melhor forma de aprender.
>