ColoraçãoEstilo

Mechas loiras: descubra todos os truques e se inspire para acertar na escolha antes de optar por esse estilo

mechas loiras

As mechas loiras são excelentes para quem quer aderir ao visual, mas não tem certeza se colorir os fios por completo é a melhor opção. Existem muitas técnicas para aderir aos cabelos com mechas.

Esse visual é considerado a cara do verão. É só o sol ficar mais intenso que a mulherada já quer ir correndo para o salão investir em uma mudança completa.

As mechas loiras podem ser daquelas mais discretas e fininhas ou mais marcantes, depende apenas do seu gosto pessoal.

Essa é uma excelente maneira de dar uma iluminada no visual e pode ser feita em praticamente todos os tons de cabelo.

É claro que aquelas que tem fios naturalmente mais escuros vão precisar fazer alguns procedimentos extras, mas não se preocupe é super possível de ser feito e com certeza ficará lindo demais.

Mechas ou luzes? Tem diferença?

É comum vermos muitos nomes diferentes para as técnicas de coloração e, se não estamos tão antenadas no funcionamento delas, podemos ficar um pouco confusas e não saber direito qual é exatamente a mais adequada para a gente.

As mechas e luzes são ambas procedimentos de coloração dos fios, mas há diferença entre elas.

As mechas costumam ser mais grossas e mais marcadas do que as luzes, que são geralmente mais finas e se espalham por todo o cabelo.

mechas loiras
Instagram: @colormecrazyhairstudio

Existem outras técnicas como o reflexo, a balaiagem e a foilyage. A escolha da forma como serão feitas as suas mechas loiras depende da referência que você apresentar ao cabeleireiro e da opinião do profissional.

Na verdade, as luzes são estilos de mechas, mas existem outros estilos diferentes a serem avaliados.

4 passo para sua escolha ser um sucesso

Conheças as técnicas de como fazer mechas loiras

Se você deseja fazer mechas loiras, está na hora de analisarmos mais profundamente as diferentes técnicas e entendermos como iluminar os seus cabelos.

Se seus fios são mais escuros, será necessário descolorir os fios para poder atingir o tom desejado de loiro. A depender da técnica utilizada, você terá que descolorir com maior ou menor intensidade.

mechas loiras
Instagram: @blendafrazao

Para fazer luzes, por exemplo, são necessárias mechas mais finas que podem ser feitas em maior ou em menor quantidade.

As chamadas babylights são luzes ainda mais finas e que se distribuem de forma igual por todas as madeixas, de forma a parecer muito natural.

mechas loiras
Instagram: @jhair_stylist_

Os reflexos são mechas loiras mais largas e mais marcadas, causando maior contraste com a cor natural dos fios.

As famosas californianas são aquelas mechas que clareiam mais as pontas dos fios, causando um degradé mais natural.

A técnica mais utilizada para clarear os fios é com o uso de água oxigenada, cujo volume dependerá da intensidade com a qual queremos clarear os fios.

Analise seu cabelo antes de descolorir

Se você deseja aderir às mechas loiras, é necessário, antes de mais nada, fazer uma análise dos seus fios para perceber se eles estão aptos a receber a coloração.

Isso porque se os fios estiverem muito fragilizados, fazer a descoloração poderá ser prejudicial para a saúde dos seus cabelos, tornando-os ainda mais fracos e propensos à queda e quebra dos fios.

Por isso, analise seus cabelos para entender se será possível fazer as mechas loiras e não se esqueça de manter os cuidados capilares em dia.

 

Ver essa foto no Instagram

 

Uma publicação compartilhada por Dicas da anny (@anny.cabelo_makeup) em

Entenda qual tom te valoriza

São muitos os tons de loiro disponíveis para quem quer fazer mechas loiras. Escolher aquele que mais te agrada pode parecer uma tarefa difícil, mas não é.

Com certeza você pesquisou por referências antes de decidir fazer essa mudança capilar. Essas referências são baseadas nas expectativas que você tem de como seus cabelos ficarão após receber a coloração.

Então que tal criar uma pasta no Pinterest com o que você mais gostar?

mechas loiras
Instagram: @vicckgon

Quem quer mudanças mais radicais podem aderir a tons mais abertos, como os platinados. Os tons mais fechados podem combinar mais com as meninas mais discretas.

Se prepare para uma nova rotina de cuidados

Após fazer as suas mechas loiras, está na hora de potencializar os cuidados com os seus fios a fim de manter suas madeixas saudáveis por mais tempo e aumentar a durabilidade da cor.

Procure cortar as pontinhas dos fios de três em três meses para eliminar pontas duplas. Essas pontas prejudicam a saúde dos fios.

Hidrate os seus fios com frequência para que seus cabelos fiquem mais fortes. Aderir a um cronograma capilar mais focado na reconstrução capilar pode ser uma boa solução.

mechas loiras

Esse tratamento busca reconstruir os fios após procedimentos químicos, tornando-os mais fortes.

Use produtos próprios para cabelos descoloridos. Evite utilizar ferramentas de calor como a chapinha e o secador, que podem enfraquecer os seus cabelos. Sempre que for utilizar, aplique antes o protetor térmico.

Fazer mechas loiras é uma excelente maneira de modificar o visual e dar uma iluminada nos fios. Existem técnicas para aplicar em todos os tons de fios, inclusive para aquelas que desejam fazer luzes no cabelo preto.

Gostou dessas ideias? Compartilhe e conta nos comentários qual estilo vai adotar 💜

Carol Candido
the authorCarol Candido
Paulistana vivendo em Lisboa. Tradutora de formação e redatora por paixão. Vivi em uma relação de amor e ódio com seus cabelos durante anos até descobrir a forma certa de cuidar deles. Agora tudo é só amor. Acredito que compartilhar dicas é a melhor forma de aprender.
>