Cronograma Capilar

Máscara para cabelo: como escolher a máscara de tratamento ideal para você e seus fios

Máscara para cabelo

Você com certeza já ouviu falar da máscara para cabelo, mas pode ser que a associe apenas com a hidratação capilar. Há quem ache, por exemplo, que ela pode substituir o condicionador. Há até quem acredite que os dois produtos são a mesma coisa. Afinal, o que é e como escolher a máscara para cabelo?

É comum ouvirmos falar que uma máscara é super boa e, quando compramos, nos decepcionamos. Percebemos que os resultados nos nossos fios não foram como esperamos.

Isso porque cada máscara para cabelo traz resultados específicos de acordo com a função para a qual ela foi desenvolvida. Entender para que serve o produto que você comprou é essencial para poder tratar dos fios do jeito certo.

Então, se você não tem certeza de quais são os diferentes tipos de máscara para cabelo e como escolher aquela que é adequada para as suas madeixas de acordo com as suas necessidades capilares, esse post veio para te ajudar.

Para que serve a máscara de cabelo?

Máscara para cabelo
Instagram: @daphnenarcy

A máscara para cabelo pode ter muitas funções diferentes. Isso porque cada cabelo necessita de um tratamento específico de acordo com os problemas que devem ser solucionados nos fios.

Basicamente, a máscara para cabelo é um produto desenvolvido para suprir as necessidades dos nossos fios de acordo com aquilo que eles mais carecem. Há máscara que tem poder de hidratar. Outras agem de forma a nutrir os fios. Ainda há aquelas que buscam reconstruir a fibra capilar.

É importante ressaltar que há diferença entre a máscara de cabelo e a ampola de tratamento, que é um produto mais concentrado. Para além da divisão de acordo com os resultados que a máscara para cabelo promete, há também uma separação feita pelo tipo de fio.

Essas divisões específicas são importantes para que o cabelo receba o tratamento especializado de acordo com o problema do qual está sofrendo. Por isso, na hora de comprar a sua máscara para cabelo, é importante avaliar os seus fios para saber do que eles estão precisando.

Qual é a melhor máscara para cabelo?

A resposta para essa pergunta é: depende. Não entendeu? Primeiro você precisa avaliar o que está acontecendo nos seus fios para entender de qual cuidado ele necessita.

Aí sim você poderá escolher a máscara para cabelo de acordo com as necessidades das suas madeixas.

Máscara para cabelo
Instagram: @4chairclub_

A máscara ideal para hidratação

Se os seus fios estão ressecados, eles podem necessitar de hidratação. Esse tratamento tem como foco devolver a água perdida pelos nossos fios.

A máscara para cabelo focada em hidratação deve conter ingredientes como o extrato de semente de girassol e manteiga de karité

Quem tem cabelos secos por natureza também devem investir nesse tratamento. Pois a oleosidade natural do seu couro cabeludo não consegue chegar até as pontas. Os rótulos das máscaras de hidratação costumam conter também ingredientes como o a vitamina B5 e o pantenol.

A máscara ideal para nutrição

Se o seu problema são fios opacos e com muito frizz, a nutrição capilar é o tratamento ideal. A fibra capilar tem lipídios que a protege contra agressões externas.

Fios desnutridos ficam sem brilho e com toque áspero. A máscara para cabelo com foco na nutrição costuma conter óleos de forma geral. Exemplos de ativos são óleo de argan, óleo de amêndoas, óleo de coco ou a manteiga de cacau.

Fazer a nutrição capilar irá devolver os nutrientes perdidos pela sua fibra capilar e, como resultado, você terá cabelos mais macios e brilhantes.

nutrição para cabelo

A máscara ideal para reconstrução

Por fim, a reconstrução capilar é um tratamento que, como o próprio nome diz, busca reconstruir a fibra capilar.

Nossos fios são formados por proteínas que compõe a sua estrutura. Quando passamos por procedimentos químicos como coloração ou alisamentos ou utilizamos ferramentas de calor como o secador e a chapinha, essa proteína se perde com maior intensidade.

Como resultado, temos fios quebradiços e ressecados, já que a proteína que deveria fortalecer a sua estrutura não está ali.

Para a reconstrução capilar, é importante comprar a máscara para cabelo que tenha em sua composição proteínas como a creatina. Elas irão recompor a estrutura da fibra capilar, fortalecendo-a e fazendo com que nossos fios fiquem mais saudáveis.

 

Ver essa foto no Instagram

 

Uma publicação compartilhada por Yenzah Oficial (@yenzahoficial) em

Para além de entender as necessidades específicas da sua fibra capilar, é importante analisar qual o seu tipo de fio. As indicações da máscara para cabelo também podem variar de acordo com a textura dos cabelos e a cor.

Fios tingidos, por exemplo, devem usar máscaras que tenham como foco a manutenção da cor. Fios alisados podem se beneficiar de máscaras específicas para fazer com que o alisamento dure mais tempo.

Entender qual o tipo de máscara para cabelo de acordo com as necessidades dos seus fios é importante para garantir que seus tratamentos irão trazer os melhores resultados possíveis. Todos os tipos de tratamentos acima fazem parte do cronograma capilar, rotina de cuidados ideal para potencializar a saúde das madeixas.

Carol Candido
the authorCarol Candido
Paulistana vivendo em Lisboa. Tradutora de formação e redatora por paixão. Vivi em uma relação de amor e ódio com seus cabelos durante anos até descobrir a forma certa de cuidar deles. Agora tudo é só amor. Acredito que compartilhar dicas é a melhor forma de aprender.
>