Máscara de reconstrução: como escolher a ideal para a sua reconstrução capilar

Máscara de reconstrução: como escolher a ideal para a sua reconstrução capilar

Os fios estão sem vida? A primeira coisa que passa pela cabeça é hidratar, hidratar e hidratar um pouquinho mais! Mas e quando isso não dá certo? Muitas coisas podem acontecer com o nosso cabelo, principalmente se insistimos em fazer dele um camaleão, com tingimento, alisamento, utilizando utensílios quentes e o descolorindo. São tantas coisas que podemos fazer nos fios.

Muitos desses procedimentos deixam a estrutura do fio danificada, quando isso acontece uma simples hidratação não resolve, ele precisa mesmo é de uma reconstrução capilar.

A reconstrução capilar entrando na sua vida hahah

O que é reconstrução capilar?

Bem como a palavra diz, vem de “reconstruir”. Quem gosta de mudar bastante as madeixas, através de processos químicos, como descoloração ou progressiva, entende que os fios têm tendência maior de ficarem mais danificados. Por exemplo, o cabelo que passou por várias etapas de descoloração pode se tornar elástico, e isso acontece porque a estrutura dele está completamente danificada. Isso também ocorre com os fios que estão sempre em contato com equipamentos quentes, como chapinha, secador ou babyliss.

Para essas questões é que existe a máscara de reconstrução capilar. Ela age profundamente na estrutura capilar, reestruturando o fio de dentro para fora, devolvendo a vida e deixando o cabelo muito mais saudável, devolvendo seus componentes naturais. Antes de falarmos sobre como a reconstrução capilar é feita, é necessário saber de algo: Reconstrução é diferente de cauterização. Essa dúvida surge muito nos salões.

Os dois são super indicados para casos em que o cabelo está frágil, quebradiço ou então elástico. Mas a sua diferença está no passo a passo. Você pode ficar mais por dentro do assunto no nosso post sobre Cauterização x Reconstrução.

Como fazer reconstrução capilar?

Você pode começar a fazer a reconstrução capilar em algum salão especializado no assunto.  Dessa forma, um especialista vai poder ver de que forma pode começar a cuidar do seus fios.

Reconstrução é uma das etapas do cronograma capilar, sendo assim, você pode fazer o cronograma inteiro, se precisar. Mas entenda que existem diferenças em cada etapa do processo. Você pode entender melhor desse assunto no nosso post post sobre Hidratação, nutrição ou reconstrução?

Cronograma capilar – @blogdoscabelos

A reconstrução capilar é feita com máscaras de tratamento que têm em sua composição ingredientes como: queratina, colágeno, aminoácidos, proteína e creatina. Todos eles colaboram para a vitalidade da fibra capilar, devolvendo vida aos fios.

O processo de reconstrução deve ser feito de 15 em 15 dias porque, como tudo na vida, o excesso pode prejudicar os fios, deixando eles rígidos.  Você pode começar o tratamento no salão e dar continuidade em casa, e para isso basta escolher uma máscara de reconstrução dentre as várias opções que encontramos no mercado de cosméticos capilares.

Como escolher uma máscara de reconstrução?

Chegou a hora de você escolher uma máscara de reconstrução, e agora? Existem algumas dicas para você não errar quando for comprar.

Preste atenção nos componentes da máscara de reconstrução. Já sabemos que quase todas possuem queratina, mas e o restante? Fique atenta para saber se você não está colocando conteúdo demais nos fios, o que pode prejudicar ao invés de ajudar. Procure por proteínas, ceramidas, arginina e soja nos ingredientes da embalagem.

Máscara de reconstrução

Outra dica super válida é procurar resenhas na internet. Procure por pessoas que tenham o mesmo tipo de cabelo que o seu ou que passaram por experiências capilares parecidas. Elas estão acostumadas a cuidar dos fios e podem indicar alguma máscara de reconstrução perfeita para a necessidade do seu cabelo, que você nem imaginava.

Reconstrução capilar caseira

Como foi falado acima, é sempre bom começar o processo de reconstrução com um especialista, mas se você sente que pode fazer em casa e o seu cabelo não está em uma situação tão crítica, tente uma reconstrução capilar caseira. Use as dicas anteriores para escolher a melhor máscara de reconstrução e caia nas graças dos cabelos sedosos e saudáveis.

Para fazer em casa, o passo a passo é super fácil, se liga:

  • Lave o cabelo com o shampoo da sua preferência. Pode ser um shampoo reconstrutor, mas se não tiver, não tem problema;
  • Após retirar o excesso de água dos fios, separe o cabelo em mechas e aplique a máscara de reconstrução;
  • Deixe agir por alguns minutos. Para saber o tempo exato, veja na embalagem do produto;
  • Retire a máscara dos fios e finalize com o condicionador;
  • Após o último enxágue, seque da forma que preferir. O ideal é deixar secar naturalmente, mas se decidir agilizar e utilizar um secador, não se esqueça de aplicar algum produto que proporcione proteção térmica.

Viu só como é fácil?

Faça isso de 15 em 15 dias e respeite o tempo que a máscara deve ficar no cabelo, pois como é um produto repositor de nutrientes, tempo demais nas madeixas pode fazer mal.

Para estimular a reconstrução profunda, massageie os fios quando estiver passando o produto. Além disso, não deixe cair água dentro do recipiente da máscara, isso pode alterar seu resultado.

Agora que você já sabe como fazer uma reconstrução capilar, chegou a hora de colocar em prática! Se o seu cabelo está precisando, faça e, depois, conta pra gente quais foram os resultados e quais produtos usou.

Vá e curta seu cabelo mais saudável! 😉

Juliana Alvarenga

Juliana Alvarenga

Jornalista, redatora e mãe de pet. Seu cabelo já passou por tudo, entre tinturas, cortes, escovas e descolorantes. Apaixonada por moda e beleza, não tem medo de ousar e adora compartilhar seus conhecimentos capilares.

Deixe seu comentário

Olá! Seja bem vindo(a)!Que tal ficar por dentro das novidades do universo de cabelos?

MISTO, OLEOSO, SECO OU NORMAL?

Faça o QUIZ e descubra o seu tipo de cabelo!

Descubra