Nutrição Capilar

Máscara de nutrição: como escolher a ideal para a sua nutrição capilar

máscara de nutrição

A variedade de produtos capilares disponíveis no mercado é bastante. Isso é muito bom, mas pode ser ruim quando você não entende direito para que serve cada produto e qual a hora certa de utilizá-lo. Você sabe, por exemplo, para que serve a máscara de nutrição?

Para além de entender para o que funciona a máscara de nutrição, é importante saber qual é aquela que é mais adequada para o seu tipo de fio. Isso tornará possível escolher os produtos certinhos para fazer com que seus fios fiquem ainda mais lindos.

Você provavelmente já deve ter se perguntado porque os produtos de hidratação que você comprou não estavam dando o resultado esperado para os seus fios.

Esse cenário de frustração é geralmente acompanhado de novas tentativas de hidratação dos fios, irritação, potes voando para todos os lados e cansaço.

Quando vejo que você não tem nem uma máscara de nutrição
Quando vejo que você não tem nem uma máscara de nutrição – @mdemulher.abril

Nessas horas, é comum acharmos que a culpa está nas máscaras de hidratação que estamos usando, que elas não são potentes o suficiente etc.

Sinto te informar mas, nesse caso, pode ser que o problema seja você. Isso porque você continua apenas hidratando os seus cabelos quando ele necessita de outros tratamentos.

A hidratação é o tratamento que busca repor a água perdida pelos fios. No entanto, a nossa fibra capilar não é composta somente por água.

Ela também possui lipídios, que são gorduras, e proteínas, que ajudam a fortalecer a fibra capilar. Esse ativo combate problemas como o ressecamento e o frizz em excesso.

Por isso, analisar a necessidade dos seus fios é importante para saber qual será o tratamento certo para manter os cabelos saudáveis.

A máscara de nutrição, por exemplo, tem como foco devolver os nutrientes perdidos pela fibra capilar. Pronta para aprender quando e como usá-la?

O que é nutrição capilar?

Vamos entender o que é e para que serve a nutrição capilar. Ela é uma das etapas do cronograma capilar. Como o próprio nome diz, sua função é a de nutrir os nossos cabelos.

usar máscara de nutrição garante cabelos saudáveis
Instagram: @munuelagomes

Por meio desse tratamento, é possível devolver a oleosidade natural dos fios, que é essencial para protegê-los.

Nossa fibra capilar possui nutrientes que são importantes para a sua saúde, uma vez que combatem o ressecamento e a formação de frizz. Esses nutrientes são diariamente perdidos devido à ação do sol, do vento e da poluição. Essa perda ocorre de forma ainda mais intensa naquelas que submetem as madeixas a procedimentos químicos.

Portanto, o objetivo da máscara de nutrição é repor a oleosidade dos fios. A ação desse produto é geralmente mais rápida. Grande parte das máscaras que estão disponíveis para serem compradas no mercado são desenvolvidas para serem aplicadas na hora do banho.

Como fazer uma boa nutrição capilar?

Esse tratamento pode ser feito por meio da utilização de óleos vegetais ou da máscara de nutrição. Ele é indicado para todos os tipos de fios, especialmente para aqueles que tem maior tendência a ressecar. Seja qual for o método escolhido, a nutrição capilar torna-se ainda mais intensa quando realizada no cronograma capilar, em conjunto com as etapas de hidratação e reconstrução.

Escolha o cronograma capilar que mais se adequar às suas necessidades capilares e incorpore essa rotina de cuidados para perceber rapidamente seus benefícios para suas madeixas. Ao utilizar a máscara de nutrição durante o banho, é importante seguir as instruções da embalagem e estar atenta à temperatura da água, já que lavar os cabelos com água quente pode minimizar ou até mesmo neutralizar a ação desse produto.

Água quente no cabelo? Estamos de olho!

Como escolher uma máscara de nutrição?

A máscara de nutrição é um excelente produto para quem deseja fazer a nutrição capilar, já que ela conta com substâncias nutritivas em sua fórmula, como os óleos e as manteigas vegetais. Ela pode ser aplicada mecha a mecha, o que irá potencializar seus resultados, ou durante o banho, para realizar um rápido tratamento da fibra capilar e combater o ressecamento.

A melhor máscara de nutrição será rica em vitaminas e óleos essenciais, a fim de promover maior resistência na fibra capilar, aumentar o brilho e reduzir o frizz.

nutrição para cabelo

Nutrição capilar caseira

Uma excelente notícia é que é possível usar a sua máscara de  nutrição preferida em casa. Isso significa um tratamento rápido e prático para fazer os seus fios ficarem lindos e brilhantes.

Essa é uma excelente maneira de cuidar das madeixas e gastar pouco.veja o passo a passo a seguir:

Passo a passo:

1º passo: Escolha sua máscara de nutrição preferida e lave suas madeixas com um shampoo  a fim de abrir as cutículas e possibilitar que elas recebam mais nutrientes.

Esse procedimento também é importante para remover possíveis resíduos que possam impedir a ação da máscara.

o que é nutrição, máscara de nutrição

2º passo: Enxague em abundância para remover todo o shampoo e retire o excesso de água.

3º passo: Divida seus cabelos em mechas iguais e aplique a máscara de nutrição em cada uma dessas mechas. É importante respeitar a distância em relação à raiz e espalhar o produto uniformemente.

4º passo: Deixe agir de acordo com o tempo indicado no rótulo. 

Esse tempo foi calculado de forma a fazer com que o produto aja em todo seu potencial. Isso intensifica o tratamento e traz os melhores resultados possíveis.

5º passo: Enxágue seus cabelos e finalize com a ajuda de um condicionador.

Isso é importante para selar as cutículas e fazer com que todos os nutrientes fornecidos para a fibra capilar permaneçam ali.

Extra: umectação capilar

A umectação capilar também envolve a utilização de óleos vegetais. Esse tratamento é indicado para as cacheadas e crespas, já que esse tipo de fio tende a ser mais ressecado e necessita de uma dose extra de proteção. Na umectação capilar busca-se envolver os fios em óleos. Ela pode ser feita durante o dia ou a noite, a umectação noturna.

tratamento para além da máscara de nutrição
Umectação – @br.blastingnews

Você também pode utilizar a máscara de nutrição de sua preferência em conjunto com produtos naturais, como o óleo de coco e o famoso óleo de argan. Todos eles são excelentes para a saúde capilar e com certeza os resultados serão sentidos já na primeira aplicação.

Carol Candido
the authorCarol Candido
Paulistana vivendo em Lisboa. Tradutora de formação e redatora por paixão. Vivi em uma relação de amor e ódio com seus cabelos durante anos até descobrir a forma certa de cuidar deles. Agora tudo é só amor. Acredito que compartilhar dicas é a melhor forma de aprender.
>