Nutrição Capilar

Máscara de nutrição: como escolher a ideal para a sua nutrição capilar

máscara de nutrição

Com uma variedade tão grande de produtos capilares disponíveis, pode ser difícil saber qual a função de cada um e qual a melhor forma de utilizá-los. Você sabe como escolher a máscara de nutrição mais adequada para seu tipo de cabelo?

Com certeza alguma vez você já se pegou pensando porque os produtos de hidratação não tem trazido o resultado esperado para as suas madeixas. Isso ocorre porque a hidratação tem como finalidade repor a água perdida pelos fios.

No entanto, nossa fibra capilar não é composta apenas de água. Ela conta também com lipídios, que são gorduras, e proteínas, que ajudam em seu fortalecimento e combatem problemas como o ressecamento e o frizz. Dessa forma, utilizar uma máscara de nutrição, cujo foco é devolver os nutrientes perdidos pela fibra capilar, é importante para a saúde dos nossos fios.

Quando vejo que você não tem nem uma máscara de nutrição – @mdemulher.abril

O que é nutrição capilar?

A nutrição capilar é uma etapa do cronograma capilar que, como o próprio nome diz, tem a função de nutrir nossos cabelos. Por meio desse tratamento, é possível devolver a oleosidade natural dos cabelos, essencial para a proteção dos fios. Nossa fibra capilar possui nutrientes que são importantes para a sua saúde, uma vez que combatem o ressecamento e a formação de frizz. Esses nutrientes são diariamente perdidos devido à ação do sol, do vento e da poluição. Essa perda ocorre de forma ainda mais intensa naquelas que submetem as madeixas a procedimentos químicos.

O objetivo da máscara de nutrição é repor a oleosidade dos fios. A ação desse produto é geralmente mais rápida, e grande parte das máscaras existentes no mercado tem a finalidade de serem utilizadas durante o banho, fornecendo uma dose extra de nutrição.

Como fazer uma boa nutrição capilar?

Esse tratamento pode ser feito por meio da utilização de óleos vegetais ou da máscara de nutrição. Ele é indicado para todos os tipos de fios, especialmente para aqueles que tem maior tendência a ressecar. Seja qual for o método escolhido, a nutrição capilar torna-se ainda mais intensa quando realizada no cronograma capilar, em conjunto com as etapas de hidratação e reconstrução.

Escolha o cronograma capilar que mais se adequar às suas necessidades capilares e incorpore essa rotina de cuidados para perceber rapidamente seus benefícios para suas madeixas. Ao utilizar a máscara de nutrição durante o banho, é importante seguir as instruções da embalagem e estar atenta à temperatura da água, já que lavar os cabelos com água quente pode minimizar ou até mesmo neutralizar a ação desse produto.

Água quente no cabelo? Estamos de olho!

Como escolher uma máscara de nutrição?

A máscara de nutrição é um excelente produto para quem deseja fazer a nutrição capilar, já que ela conta com substâncias nutritivas em sua fórmula, como os óleos e as manteigas vegetais. Ela pode ser aplicada mecha a mecha, o que irá potencializar seus resultados, ou durante o banho, para realizar um rápido tratamento da fibra capilar e combater o ressecamento.

A melhor máscara de nutrição será rica em vitaminas e óleos essenciais, a fim de promover maior resistência na fibra capilar, aumentar o brilho e reduzir o frizz.

Nutrição capilar caseira

Você sabia que é possível usar a sua máscara de nutrição preferida em casa? Essa é uma excelente maneira de cuidar das madeixas e gastar pouco. Após escolher sua máscara de nutrição preferida, lave suas madeixas com um shampoo antirresíduos, a fim de abrir as cutículas e possibilitar que elas recebam mais nutrientes. Esse procedimento também é importante para remover possíveis resíduos que possam impedir a ação da máscara.

Enxague em abundância para remover todo o shampoo e retire o excesso de água. Então, divida seus cabelos em mechas iguais e aplique a máscara de nutrição em cada uma dessas mechas. É importante respeitar a distância em relação à raiz e espalhar o produto uniformemente.

Deixe agir de acordo com o tempo indicado no rótulo, que foi calculado de forma a fazer com que o produto aja em todo seu potencial, intensificando o tratamento e trazendo os melhores resultados possíveis. Então, enxague seus cabelos e finalize com a ajuda de um condicionador, o que é importante para selar as cutículas e fazer com que todos os nutrientes fornecidos para a fibra capilar permaneçam ali.

Extra: umectação capilar

A umectação capilar também envolve a utilização de óleos vegetais. Esse tratamento é indicado para as cacheadas e crespas, já que esse tipo de fio tende a ser mais ressecado e necessita de uma dose extra de proteção. Na umectação capilar busca-se envolver os fios em óleos. Ela pode ser feita durante o dia ou a noite, a umectação noturna.

Umectação – @br.blastingnews

Você também pode utilizar a máscara de nutrição de sua preferência em conjunto com produtos naturais, como o óleo de coco e o famoso óleo de argan. Todos eles são excelentes para a saúde capilar e com certeza os resultados serão sentidos já na primeira aplicação.

Carol Candido
the authorCarol Candido
Paulistana vivendo em Lisboa. Tradutora de formação e redatora por paixão. Vivi em uma relação de amor e ódio com seus cabelos durante anos até descobrir a forma certa de cuidar deles. Agora tudo é só amor. Acredito que compartilhar dicas é a melhor forma de aprender.
>