As verdadeiras aliadas atualmente para ajudar a manter nossa saúde geral são as máscaras. Há aquelas que também contribuem para a saúde e beleza das nossas madeixas, incluindo máscara de manutenção e de tratamento.
Você já deve ter visto aqui no blog que ter cuidados com o cabelo é fundamental para manter os fios saudáveis e bonitos, não é ? E algumas das principais aliadas nessa missão são as máscaras capilares. Mas você sabe como utilizá-las e quais as diferenças entre máscara de manutenção e máscara de tratamento?
É o que vim te contar no artigo de hoje! Continue a leitura e desmascare essa questão!
O que é máscara de manutenção e quando usá-la?
Indicada para uso constante, a máscara de manutenção tem efeitos mais leves. Ela trata os fios superficialmente e, por isso, não conta com o poder de recuperar um cabelo totalmente danificado.
Sendo assim, podemos dizer que cabelos tratados podem usar a máscara de manutenção.
Essas máscaras têm ingredientes mais leves e, por vezes, mais estéticos do que de potencial de tratamento, como parafinas, emulsionantes e outros. E, mesmo quando elas têm bons ativos, são formulados com uma quantidade menor do que a utilizada em máscaras de tratamento. Isso acaba reduzindo o poder de tratamento dos produtos.
Mas isso não quer dizer que a máscara de manutenção não seja um bom produto, apenas temos que entender sua finalidade diferenciada para extrair os melhores benefícios de cada tipo de máscara capilar.
Esse tipo de produto age principalmente por fora. Por isso, não é bom usar apenas eles – é importante que seu cronograma capilar tenha máscaras de tratamento. Assim, os fios ficarão realmente bonitos e saudáveis!
O que é máscara de tratamento?
As máscaras de tratamento são aquelas com a finalidade de promover um tratamento intenso e profundo de nossas madeixas. Geralmente, esses produtos são ricos em princípios ativos como extratos, ceramidas, cera de candelilla, queratina, aminoácidos e outros.
O desenvolvimento dessas máscaras envolve alta tecnologia especializada na saúde capilar. Por isso, os custos podem ser um pouco mais altos em relação ao de máscaras de manutenção. Nesse momento, é importante dar atenção para a relação custo-benefício: um tratamento de prevenção é mais eficiente e acessível do que a recuperação completa, certo?
Assim, as máscaras de tratamento, como a própria denominação sugere, são indicadas para tratamento de cabelos danificados, tingidos, com frizz ou necessidades de cuidados especiais. Pelo seu poder de eficácia, é possível perceber os resultados facilmente no visual e na textura dos fios tratados.
Resumindo: principais diferenças entre máscara de manutenção e máscara de tratamento
A principal diferença entre as duas é o poder de ação. A máscara de manutenção ajuda a manter os resultados obtidos com a máscara de tratamento. Assim, para ter os melhores resultados o ideal é apostar nessa dupla dinâmica.
A indicação geral éo uso intercalado das duas, respeitando o tempo e a reação dos fios.
Lembre-se de que um cronograma capilar aos seus cuidados, que una hidratação, nutrição e reconstrução capilar, pode trazer melhores resultados.
Além disso, é fundamental escolher máscaras indicas para seu tipo de fio e para o dano que quer combater.
E então, ficou mais claro agora que máscara não é tudo igual? Você já adota um uso combinado de máscara de manutenção e máscara de tratamento? Me conta tudinho aqui nos comentários e até a próxima!