Cronograma CapilarDicas

Máscara capilar x ampola de tratamento: quais as diferenças e como usar cada uma

máscara capilar

Com tantos produtos disponíveis que prometem trazer brilho e vida às nossas madeixas, às vezes fica difícil saber qual é o mais adequado para ser utilizado na hora de cuidarmos do cabelo. Quem opta por tratamentos caseiros muitas vezes se questiona qual a diferença entre a máscara capilar e as ampolas de tratamento, por exemplo.

Ambas são muito eficientes e seu uso é igualmente recomendado para combater os principais problemas capilares. No entanto, é importante saber analisar quando devemos utilizar uma e quando a outra se faz recomendada.

Para fazer tal análise, precisamos saber exatamente o que faz a máscara capilar e as ampolas de tratamento e, além disso, também é necessário aprender a entender quais são as necessidades dos nossos fios e qual o nosso tipo de fio.

Os cabelos são divididos em categorias a fim de facilitar os cuidados e o acesso aos produtos. Dessa forma, os diferentes produtos existentes são indicados de acordo com a categoria do cabelo, tornando mais fácil a compra e a utilização dos mesmos.

Embora a grande disponibilidade de produtos seja interessante para garantir tanto a facilidade quanto a variedade nos tratamentos, é comum fazermos confusão na hora de escolher qual deles devemos usar. Será que a ampola de tratamento pode substituir a máscara capilar? Qual delas é mais eficiente para cuidar do cabelo?

O que é a máscara capilar?

Antes de sabermos qual dos dois produtos é mais eficiente, é necessário explicar o que é e para que serve cada um deles. A máscara capilar é um produto geralmente em forma de creme que serve para manter a saúde do cabelo em dia.

Você provavelmente se depara com muitas máscaras capilares quando sai para comprar produtos para os seus fios, porque são realmente alguns dos produtos disponíveis com maior facilidade.

É possível encontrar máscaras capilares em farmácias, supermercados, lojas especializadas em cabelos etc. A variedade é grande e os benefícios em seu uso são inúmeros.

Esse produto tem grandes benefícios para o cabelo devido à sua rápida ação e o fato de não exigir uma fonte de calor para a sua ativação. Ao ser aplicada, a máscara capilar penetrará nas fibras capilares, promovendo um tratamento que visa repor a água perdida e, dessa forma, hidratar o fio de cabelo.

máscara capilar

É um tratamento indicado para pessoas cujo cabelo está muito danificado, principalmente aquelas que recorrem com frequência a procedimentos químicos e ao uso de instrumentos de calor como o secador e a chapinha.

Como usar a máscara?

É provável que você já saiba ou imagine que sabe exatamente como utilizar a máscara capilar. Afinal de contas, o tratamento mais comum para os cabelos não deve ser tão complicado assim, não é?

De fato seu uso não é complicado, mas é normal que as pessoas acabem utilizando de forma errada simplesmente por não ler corretamente as instruções de uso da embalagem.

Para usar a máscara capilar basta seguir alguns passos simples. Lave o cabelo com um shampoo antirresíduos de sua preferência. Esse shampoo promoverá uma limpeza profunda da fibra capilar, além de abrir suas escamas para facilitar a penetração dos ativos da máscara capilar.

 

Ver essa foto no Instagram

 

Uma publicação compartilhada por Yenzah Oficial (@yenzahoficial) em

Após lavar o cabelo, remova o excesso de água com o auxílio de uma toalha, tomando o cuidado de não a esfregar nas madeixas, pois isso contribuirá para quebrá-las. Então, divida o cabelo em mechas e aplique a máscara capilar mecha por mecha, seguindo o sentido de crescimento dos fios e respeitando dois centímetros de distância da raiz.

Deixe agir pelo tempo indicado na embalagem e depois enxague com água morna ou fria. Lembre-se de nunca enxaguar com água quente, pois isso ressecará seu cabelo.

Então, basta aplicar o condicionador de sua preferência. O condicionador servirá para fechar as escamas do cabelo e garantir que a hidratação permaneça por mais tempo dentro da fibra capilar.

O que é a ampola de tratamento?

O outro item desse artigo é também facilmente encontrável e reconhecível, já que elas realmente têm formato de ampola e costumam estar localizadas próximo às máscaras capilares.

É possível que você já tenha visto uma ampola de tratamento e pode ser que até tenha pensado em comprar uma, mas tenha julgado que seria difícil de usá-la. No entanto, seu modo de aplicação é bem simples e sua eficiência também é grande.

máscara capilar e ampola
Instagram: @barbaralajinez

As ampolas de tratamento servem para ajudar a reforçar o tratamento dos fios. Essas ampolas contém ativos que suprirão as necessidades da fibra capilar ao fornecer as vitaminas e nutrientes que perdemos naturalmente durante o dia.

Dessa forma, seu cabelo ficará mais nutrido e, consequentemente, mais brilhoso e macio. Embora existam tipos diferentes de ampolas, seu principal objetivo é nutrir a fibra capilar.

Como usar a ampola?

O passo a passo para a aplicação da ampola é parecido com aquele da máscara capilar. Primeiro deve-se lavar o cabelo como de costume, com um shampoo adequado para o seu tipo de fio.

Então, remova o excesso de água com uma toalha e aplique o conteúdo da ampola no comprimento dos fios, respeitando a distância de dois centímetros da raiz. Essa distância deve ser seguida para que a raiz não fique oleosa.

Após aplicar o produto, deixe-o agir pelo tempo indicado na embalagem. Então, enxague o cabelo com água morna ou fria e condicione como de costume.

Pode substituir a máscara pela ampola?

Agora que entendemos como usar a máscara capilar e as ampolas de tratamento, é chegada a hora de colocar ambas em confronto e entender exatamente se uma pode substituir a outra e quando devem ser usadas.

É comum procurarmos otimizar os tratamentos capilares tentando substituir um produto pelo outro. Se houvesse um produto que prometesse trazer todos os benefícios de todos os tratamentos capilares de uma só vez, ele provavelmente seria muito comprado. Afinal de contas, buscamos sempre praticidade.

Com isso em mente, é normal nos perguntarmos se podemos substituir a máscara capilar pela ampola de tratamento e quando isso poderia ocorrer.

máscara capilar
Instagram: @donnettelyttle

Como aproveitar o benefício dos dois produtos?

Tendo em vista que cada um dos dois produtos age de formas diferentes nas nossas madeixas, o ideal seria, na verdade, uni-los na sua rotina de cuidados. O nosso cabelo está constantemente exposto a agentes externos como o sol, o vento, a poluição e o sal e cloro durante o verão.

Por isso, é sempre necessário repor tanto a água quanto os nutrientes, vitaminas e proteínas que perdemos naturalmente devido à ação desses agentes. Além disso, pessoas que submetem as madeixas a procedimentos químicos com frequência deve cuidar do cabelo ainda mais vezes, pois ele corre o risco de ficar mais ressecado e quebradiço.

Então, em vez de pensar se você deveria usar a máscara capilar ou a ampola de tratamento, que tal encontrar a forma correta de utilizar as duas? Alterne o uso de ambas na sua rotina de cuidados e veja como a fibra capilar será reconstruída, tornando-se mais densa e forte.

A escolha da máscara capilar e da ampola dependerá também do estado do seu cabelo. Quem está com as madeixas mais detonadas pode pensar em investir em ampolas e máscaras mais potentes, que trarão a vitalidade perdida de volta.

Se a sua intenção é apenas fazer a manutenção e garantir a saúde do cabelo no dia a dia, uma ampola de tratamento ou máscara capilar mais barata será o suficiente. Considere incluir também na sua rotina o óleo de coco. Esse ativo possui alto poder hidratante e pode proporcionar milagres pelo seu visual.

Carol Candido
the authorCarol Candido
Paulistana vivendo em Lisboa. Tradutora de formação e redatora por paixão. Vivi em uma relação de amor e ódio com seus cabelos durante anos até descobrir a forma certa de cuidar deles. Agora tudo é só amor. Acredito que compartilhar dicas é a melhor forma de aprender.
>