Com tantos produtos disponíveis que prometem trazer brilho e vida às nossas madeixas, às vezes fica difícil saber qual é o mais adequado para ser utilizado na hora de cuidarmos do cabelo. Quem opta por tratamentos caseiros muitas vezes se questiona qual a diferença entre a máscara capilar e as ampolas de tratamento, por exemplo.

Embora a grande disponibilidade de produtos seja interessante para garantir tanto a facilidade quanto a variedade nos tratamentos, é comum fazermos confusão na hora de escolher qual deles devemos usar. Será que a ampola de tratamento pode substituir a máscara capilar? Qual delas é mais eficiente para cuidar do cabelo?

O que é a máscara capilar?

Antes de sabermos qual dos dois produtos é mais eficiente, é necessário explicar o que é e para que serve cada um deles. A máscara capilar é um produto geralmente em forma de creme que serve para manter a saúde do cabelo em dia.

Esse produto tem grandes benefícios para o cabelo devido à sua rápida ação e o fato de não exigir uma fonte de calor para a sua ativação. Ao ser aplicada, a máscara capilar penetrará nas fibras capilares, promovendo um tratamento que visa repor a água perdida e, dessa forma, hidratar o fio de cabelo.

É um tratamento indicado para pessoas cujo cabelo está muito danificado, principalmente aquelas que recorrem com frequência a procedimentos químicos e ao uso de instrumentos de calor como o secador e a chapinha.

Como usar?

Para usar a máscara capilar basta seguir alguns passos simples. Lave o cabelo com um shampoo antirresíduos de sua preferência. Esse shampoo promoverá uma limpeza profunda da fibra capilar, além de abrir suas escamas para facilitar a penetração dos ativos da máscara capilar.

Após lavar o cabelo, remova o excesso de água com o auxílio de uma toalha, tomando o cuidado de não a esfregar nas madeixas, pois isso contribuirá para quebrá-las. Então, divida o cabelo em mechas e aplique a máscara capilar mecha por mecha, seguindo o sentido de crescimento dos fios e respeitando dois centímetros de distância da raiz.

Deixe agir pelo tempo indicado na embalagem e depois enxague com água morna ou fria. Lembre-se de nunca enxaguar com água quente, pois isso ressecará seu cabelo.

Então, basta aplicar o condicionador de sua preferência. O condicionador servirá para fechar as escamas do cabelo e garantir que a hidratação permaneça por mais tempo dentro da fibra capilar.

O que é a ampola de tratamento?

As ampolas de tratamento servem para ajudar a reforçar o tratamento dos fios. Essas ampolas contém ativos que suprirão as necessidades da fibra capilar ao fornecer as vitaminas e nutrientes que perdemos naturalmente durante o dia.

Dessa forma, seu cabelo ficará mais nutrido e, consequentemente, mais brilhoso e macio. Embora existam tipos diferentes de ampolas, seu principal objetivo é nutrir a fibra capilar.

Como usar?

O passo a passo para a aplicação da ampola é parecido com aquele da máscara capilar. Primeiro deve-se lavar o cabelo como de costume, com um shampoo adequado para o seu tipo de fio.

Então, remova o excesso de água com uma toalha e aplique o conteúdo da ampola no comprimento dos fios, respeitando a distância de dois centímetros da raiz. Essa distância deve ser seguida para que a raiz não fique oleosa.

Após aplicar o produto, deixe-o agir pelo tempo indicado na embalagem. Então, enxague o cabelo com água morna ou fria e condicione como de costume.

Pode substituir a máscara pela ampola?

Tendo em vista que cada um dos dois produtos age de formas diferentes nas nossas madeixas, o ideal seria, na verdade, uni-los na sua rotina de cuidados. O nosso cabelo está constantemente exposto a agentes externos como o sol, o vento, a poluição e o sal e cloro durante o verão.

Por isso, é sempre necessário repor tanto a água quanto os nutrientes, vitaminas e proteínas que perdemos naturalmente devido à ação desses agentes. Além disso, pessoas que submetem as madeixas a procedimentos químicos com frequência deve cuidar do cabelo ainda mais vezes, pois ele corre o risco de ficar mais ressecado e quebradiço.

Então, em vez de pensar se você deveria usar a máscara capilar ou a ampola de tratamento, que tal encontrar a forma correta de utilizar as duas? Alterne o uso de ambas na sua rotina de cuidados e veja como a fibra capilar será reconstruída, tornando-se mais densa e forte.

A escolha da máscara capilar e da ampola dependerá também do estado do seu cabelo. Quem está com as madeixas mais detonadas pode pensar em investir em ampolas e máscaras mais potentes, que trarão a vitalidade perdida de volta.

Se a sua intenção é apenas fazer a manutenção e garantir a saúde do cabelo no dia a dia, uma ampola de tratamento ou máscara capilar mais barata será o suficiente. Considere incluir também na sua rotina o óleo de coco. Esse ativo possui alto poder hidratante e pode proporcionar milagres pelo seu visual.

mascara capilar