Dicas

Manual do No Poo: todos os passos que você precisa saber para adotar essa técnica

No Poo

A quantidade de produtos inovadores, novas técnicas e tratamentos que são lançados para os cabelos todos os dias pode, às vezes, nos deixar um pouco confusas sobre o que se trata, para que serve e como usá-los. Exemplo disso é a técnica No Poo, que vem cada vez mais ganhando adeptas e se tornando queridinha, principalmente, das cacheadas. Confira abaixo tudo o que você precisa saber sobre essa técnica poderosa que deixa os cachos definidos e o cabelo hidratado todos os dias!

O que é o No Poo?

Antes de qualquer coisa, é importante entender do que se trata. Pelo nome pode ser que se pareça difícil entender o que é No Poo, mas você pode ficar tranquila, é bem fácil. Essa é uma expressão em inglês que quer dizer “sem/nenhum shampoo”. Portanto, quem é adepta dessa técnica não usa o shampoo como produto para higienizar os fios.

No No Poo a lavagem é feita com condicionador, é chamada de “co-wash” e deixa os fios limpos e também hidratados. Vale dizer, ainda, que nessa técnica não é permitido o uso de produtos com silicones insolúveis em água, só os com silicones solúveis em água.

o que é no poo
Instagram: @inoarsouthafrica

Qual é o benefício dessa técnica?

A técnica No Poo oferece diversos benefícios para os fios, aumentando de forma significativa a saúde deles. Entre os benefícios do No Poo podemos citar:

Menos porosidade e mais brilho

Como os shampoos tradicionais possuem surfactantes pesados e fortes, eles acabam aumentando o pH do cabelo. Essa rotina acaba não limpando apenas a sujeira dos fios, mas também a sua proteção natural e hidratação. Já com o No Poo a limpeza remove apenas a sujeira necessária, o que deixa os fios menos porosos e mais brilhantes e protegidos.

No Poo - diminui a porosidade
Instagram: @neuzamariano

Menos produção de sebo em excesso

Se você tem cabelo oleoso, já percebeu que lavar os fios com muita frequência pode acabar causando o efeito rebote, ou seja, os fios acabam ficando ainda mais oleosos. Através de limpezas mais leves, seus fios ficarão menos oleosos e mais equilibrados.

Couro cabeludo menos ressecado

Se o seu couro cabeludo é mais seco, você também pode se beneficiar do No Poo, já que ao fazer lavagens mais gentis nos seus fios, o seu cabelo acaba aproveitando os ativos hidratantes dos condicionadores de limpeza e dos shampoos de limpeza mais leves.

No Poo
Instagram: @ondulada_2abc

Mais definição para os cachos e menos frizz

Os shampoos tradicionais, com detergentes fortes, acabam ressecando a superfície dos fios, deixando os fios mais ressecados, os cachos menos definidos e o cabelo com mais frizz. Através de uma lavagem mais leve, a oleosidade natural do couro cabeludo consegue chegar as pontas e, como consequência, os cachos ficam mais definidos e o cabelo com menos frizz.

Menos necessidade de tratamentos

Com a técnica No Poo, seu cabelo ficará hidratado constantemente e a necessidade de outros tratamentos frequentes será bem menor.

Quais produtos podem ser usados?

Na técnica No Poo existem diversos componentes de produtos que são proibidos. O truque é sempre ler a embalagem corretamente, para verificar se o produto liberado para No Poo realmente não tem nenhum dos componentes proibidos.

Para te ajudar, no No Poo são liberados os silicones solúveis, como Dimethicone Copolyol, Hydrolyzed Wheat Protein, Hydroxypropyl Polysiloxane, Lauryl methicone copolyol, PEG-7 Amodimethicone, Dimethicone PEG-8 Phosphate, Ammonium Dimethicone PEG-7 Sulfate, e também alguns filtros solares.

No Poo

Portanto, para que você entenda melhor: produtos que contenham silicones insolúveis em água, parabenos, sulfatos e petrolatos não estão liberados.

Como aderir ao No Poo?

Se você se interessou por seguir o No Poo, o primeiro passo é higienizar suas presilhas e pentes. Não se esqueça dos recipientes que podem conter qualquer resquício dos componentes não liberados e, para isso, utilize shampoo com sulfato. Depois, chegou a hora de verificar quais produtos você tem em casa que são liberados para o No Poo e, caso você prefira, termine esses produtos antes de começar a técnica.

Feito os passos acima, chegou a hora de você lavar o seu cabelo pela última vez com um shampoo com sulfato e sem petrolatos, para eliminar os resíduos de silicones, petrolatos e parafinas que estão nos seus fios. Quando finalizar, aplique um condicionador liberado para No Poo, faça uma massagem e enxague. Prontinho! Os seus fios já estão prontos para começar a rotina No Poo e aproveitar todos os benefícios dessa técnica poderosa!

 

Samira Chalom
the authorSamira Chalom
Carioca, jornalista e redatora. Como vive na praia, está sempre em busca de tratamentos capilares para que os seus fios fiquem hidratados, mas sem perder a leveza. Gosta mesmo é de testar novos produtos e está sempre em busca de novidades e lançamentos da área.
>