ColoraçãoTransformação

Manual do cabelo ruivo: de como escolher a cor até dicas infalíveis para mantê-la

cabelo ruivo

Você já pensou em mudar o tom das suas madeixas para ter cabelo ruivo? Essa coloração apresenta tantas tonalidades diferentes que se torna extremamente democrática, combinando com todos os tipos de cabelos e tons de pele.

Ainda que tenhamos a tendência de associar o cabelo ruivo com o outono, ele combina com qualquer época do ano, podendo ter cores mais abertas ou mais fechadas, de acordo com o seu gosto.

Independente do tom de cabelo ruivo que você escolher, é essencial cuidar dos seus fios para manter o brilho em dia e deixar o seu visual ainda mais marcante.

Se você não sabe ao certo qual é o melhor tom de ruivo para escolher e quais são os procedimentos que devem ser tomados tanto antes quanto depois da coloração, então esse artigo é para você.

Quais são os tons de ruivo

São muitos os tons de cabelo ruivo disponíveis para quem deseja ousar e mudar a cor dos fios. A escolha do tom ideal pode ser um elemento de dúvida, mas iremos mostrar aqui quais são os principais tons e como escolher o mais adequado de acordo com o seu tom de pele.

A cor cobre escura é extremamente democrática e fica linda em todos os tons de pele. É um dos tons que garante o resultado mais natural, sendo semelhante ao castanho, mas com um fundo mais avermelhado. Não tem como errar escolhendo esse tom.

cabelo ruivo
Instagram: @hannahrosemay

O chamado vermelho cereja é um tom um pouco mais aberto e que chama bastante a atenção. Ele combina muito com todos os tons de pele, mas fica especialmente mais bonito nas mulheres morenas e negras.

cabelo ruivo
Instagram:@naturally.endia

Para aquelas que desejam tons mais claros, a cor ideal pode ser o strawberry blonde, que é um ruivo mais puxado para o loiro. Essa é uma coloração extremamente jovial, semelhante ao tom dos cabelos da atriz Marina Ruy Barbosa. Esse tom possui um fundo levemente rosado.

cabelo ruivo
Instagram: @andressacarina

O vermelho vibrante é um dos ruivos mais clássicos, e consiste um vermelho bem aberto. Esse tom combina com todos os tipos de cabelo e todos os tons de pele. É a cor do cabelo da sereia Ariel e do clássico ruivo da Rihanna, ou seja, não tem como errar.

O chamado ruivo marsala é um tom escuro com fundo levemente arroxeado, o que o torna um pouco mais escuro que o vinho. Essa cor ficará linda em cabelos de qualquer tipo.

Como ter cabelo ruivo

Você pode pintar o seu cabelo ruivo em casa. Existem muitos produtos em diferentes tonalidades disponíveis para compra, então basta escolher a cor que mais te agrada e seguir as instruções na embalagem.

Lembre-se sempre de fazer antes o teste de mecha para verificar possíveis alergias e testar se essa é a cor que você quer. A forma mais fácil de fazer esse teste é pintando uma mecha próxima a nuca.

É preciso descolorir?

A depender do tom de ruivo escolhido será necessário descolorir os fios, principalmente em se tratando dos tons mais claros. Portanto, é essencial manter a saúde dos fios em dia para que o impacto do processo de descoloração seja o menor possível e não torne seus cabelos ressecados. Lembre-se que o processo de descoloração é extremamente agressivo aos fios.

Tinta ou tonalizante?

A escolha dependerá da sua intenção. O tonalizante é um produto mais leve, mas sua cor é menos duradoura, o que significa que ele tende a sair após algumas lavagens. A tinta traz uma coloração permanente, mas contribui para um nível de ressecamento maior dos fios.

Não há uma escolha certa, e sim aquela que é mais indicada de acordo com o resultado que você deseja.

Cuidado antes de pintar

Profissionais indicam recorrer ao cronograma capilar, que alterna a hidratação, nutrição e reconstrução dos fios cerca de um mês antes de realizar o procedimento de coloração dos fios.

Assim, a ação dos produtos utilizados para descolorir e para tonalizar será menos maléfica para os seus fios.

6 dicas para cuidar do cabelo ruivo

Apresentamos aqui 6 dicas para você cuidar do seu cabelo ruivo e manter a cor por mais tempo.

Use produtos específicos para seu tipo de fio

Dessa forma, você fornecerá exatamente o que seus cabelos precisam para se manter saudáveis. Foque em produtos desenvolvidos para ajudar a manter a nova cor por mais tempo.cabelo ruivo

Não se esqueça do filtro solar

A ação do sol pode contribuir para desbotar os seus fios. Por isso, opte por utilizar produtos que tenham fator de proteção solar.

Não lave com frequência

Lavar os cabelos com frequência pode contribuir para desbotar a cor. Cuidado com o número de lavagens e não utilize shampoo de limpeza profunda, já que esse produto abre a escama dos fios e permite que os pigmentos de cor escapem.

Mantenha a hidratação em dia

Acho que não poderíamos ser mais enfáticos acerca da importância de manter a hidratação dos fios em dia, não é mesmo?

Quando é hora do retoque?

Recomenda-se retocar a cor da raiz a cada 20 dias, mas a verdade é que você deve analisar os seus fios para perceber quando está na hora de renovar a cor.

Evite água quente

A água quente nunca é boa para os fios. Ela abre as escamas dos fios e permite que a hidratação fuja.

O cabelo ruivo é lindo e existem tons de vermelho para todos os gostos. Escolha o seu tom preferido e se prepare para arrasar.

Carol Candido
the authorCarol Candido
Paulistana vivendo em Lisboa. Tradutora de formação e redatora por paixão. Vivi em uma relação de amor e ódio com seus cabelos durante anos até descobrir a forma certa de cuidar deles. Agora tudo é só amor. Acredito que compartilhar dicas é a melhor forma de aprender.
>