10 dicas para manter o seu cabelo com progressiva por mais tempo

10 dicas para manter o seu cabelo com progressiva por mais tempo

Se você já alisou o cabelo com progressiva sabe que são necessários alguns cuidados especiais para que o cabelo não fique ressecado e danificado após o alisamento, não é mesmo? Porém, o que muita gente ainda não sabe é que existem alguns truques que ajudam a prolongar o efeito da escova progressiva, que tem duração de cerca de três meses, e pode chegar a durar até seis meses.

Confira a seguir como fica o seu cabelo após a escova progressiva e também 10 dicas que vão fazer com que o seu cabelo com progressiva fique liso, brilhante e com aspecto hidratado por mais tempo!

Características do cabelo com escova progressiva

A escova progressiva é um procedimento super popular para alisar os fios e que garante o efeito chapado, aquele que muitas mulheres adoram. Por outro lado, o alisamento pode mudar a estrutura do fio e mesmo após várias lavagens é possível que o cabelo não volte a ter a textura original, sendo necessário ter que esperar ele crescer ou cortá-lo.

Além disso, é comum que cabelos com progressiva fiquem com raiz mais oleosa e pontas muito ressecadas e, por isso, atenção redobrada na hidratação e nos produtos usados é extremamente importante no período pós- procedimento.

Como manter o cabelo com progressiva por mais tempo?

A escova progressiva tem duração média de três meses, mas com alguns truques o efeito pode ser prolongado e chegar a durar até seis meses, sem perder o brilho e a leveza. Veja a seguir 10 dicas que você deve seguir para que a sua progressiva dure mais tempo!

Dica 1 – Não se esqueça de proteger os fios do calor

Quando for secar o cabelo com o secador, não deixe de usar um leave in com proteção térmica no seu cabelo com progressiva, já que o produto evita que as escamas dos fios se abram e o procedimento vá embora mais rapidamente. 

Dica 2 – Fuja do shampoo anti-resíduos

Se você quer que a escova progressiva dure bastante tempo, fuja do shampoo anti-resíduo, que abre a cutícula dos fios. O cabelo com progressiva precisa ser lavado com shampoo suave, com ph entre 4,5 e 5,5.

Dica 3 – Capriche na hidratação

A hidratação semanal é imprescindível para que o efeito da escova progressiva seja duradouro. Prefira as máscaras nutritivas e aposte também nas hidratações caseiras!

Fios lisos, hidratados, nutridos, só sucesso!

Dica 4 – Faça cauterização e hidratação com queratina

Fazer uma cauterização ou hidratação com queratina uma semana após a escova progressiva faz com que as escamas dos fios se fechem e o alisamento dure mais tempo, sabia?

Dica 5 – Não exagere nas lavagens

O cabelo com progressiva deve ser lavado em dias alternados e não todos os dias, ok? Se você optar por limpar diariamente os fios, o efeito da progressiva, sem dúvidas, vai embora mais rapidamente.

O hábito de lavar o cabelo diariamente afeta a durabilidade da escova progressiva

Dica 6 – Passe uma boa quantidade de condicionador nas pontas

Como falamos anteriormente, as pontas do cabelo com progressiva ficam mais ressecadas, por isso não se esqueça de aplicar uma boa quantidade de condicionador para garantir a hidratação.

Dica 7 – Invista em um pré-poo

O pré-poo é uma técnica que consiste em aplicar creme de pentear, máscara ou óleo no cabelo antes do shampoo, a fim de criar uma camada que protege os fios dos componentes limpantes. No cabelo com progressiva, portanto, a técnica é uma ótima opção para prolongar o efeito do alisamento.

Dica 8 – Use o secador a seu favor

No cabelo com progressiva, o secador pode ser um aliado para prolongar o efeito do alisamento, sabia? É verdade! A escova progressiva é um procedimento termoativado e o contato com o calor ativa a ação dos componentes nos fios!

Dica 9 – Não durma com os cabelos molhados

Dormir com o cabelo com progressiva molhado pode danificar a estrutura dos fios, que ficam elásticos e quebram com mais facilidade. Antes de dormir, opte por, pelo menos, tirar o excesso de umidade dos fios com o secador.

Dica 10 – Não pinte o cabelo após fazer escova progressiva

A tintura e a escova progressiva são dois procedimentos que podem danificar e fragilizar os fios caso não sejam feitos da maneira correta. Por este motivo, se você quiser alisar e pintar o cabelo, é importante que a pintura seja feita uma semana antes da escova progressiva.

Cronograma Capilar para cabelo com progressiva

O cabelo com progressiva precisa de cuidados especiais não só para prolongar o efeito do alisamento como também para manter os fios brilhantes e com aspecto saudável. Para isso, é recomendado que seja feito um cronograma capilar logo após o procedimento, ou seja, uma agenda de tratamento que alterna hidratação, nutrição e reconstrução, e que garante que todos os nutrientes dos fios sejam recuperados.  

Samira Chalom

Samira Chalom

Carioca, jornalista e redatora. Como vive na praia, está sempre em busca de tratamentos capilares para que os seus fios fiquem hidratados, mas sem perder a leveza. Gosta mesmo é de testar novos produtos e está sempre em busca de novidades e lançamentos da área.

Deixe seu comentário