HidrataçãoNutrição Capilar

Manteiga de karité: quais são os benefícios e como usar no cabelo

Manteiga de karité: quais são os benefícios e como usar no cabelo

A manteiga de karité é um dos ativos que mais aparecem em produtos para o cabelo, mas muita gente não sabe quais são os benefícios dela e também como usar. Se você está em busca de cabelos mais brilhantes, macios, cheio de movimento e realmente saudáveis e nutridos, não deixe de conferir abaixo tudo sobre a manteiga de karité, que realmente é poderosa!

De onde vem a manteiga de karité?

A manteiga de karité é extraída do fruto seco da árvore de karité, que é exclusiva do continente africano, especificamente na região oeste. Ela possui consistência densa e é muito nutritiva, oferecendo diversos benefícios para a pele e para o cabelo e que já podem ser vistos logo após a primeira aplicação.

de onde vem manteiga de karité
Instagram: @peleeaura

Quais os benefícios da manteiga de karité para o cabelo?

Se você está com os fios secos, ressecados, porosos, opacos e quebradiços, apostar na manteiga de karité é uma excelente opção. Esse ativo, rico em ácidos graxos e vitamina A e E, possui efeito revitalizante quando passado nos fios, proporcionando brilho, maciez e flexibilidade. Além disso, a manteiga de karité usada no cabelo ajuda na absorção e retenção da umidade, entregando uma nutrição intensa e profunda.

benefícios manteiga de karité
Instagram: @aminamarie

Vale citar, ainda, que a manteiga de karité também é excelente para tratar problemas no couro cabeludo, como irritações e descamações, devido ao seu poder curativo que contribui para o equilíbrio do couro cabeludo. Esse ativo também auxilia no crescimento capilar, já que aumenta a circulação.

Ela também tem ação protetora sobre os fios, protegendo seus fios contra o calor do secador e da chapinha e sendo um filtro solar natural, por ser rica em ácido cinâmico. Percebeu que a manteiga de karité é bem poderosa, né?

Para qual cabelo ela é indicada?

Não importa o tipo do seu cabelo, a manteiga de karité pode, e deve, ser usada. Ela é indicada realmente para qualquer tipo de cabelo, mesmo os que passaram por procedimentos químicos.

manteiga de karité é para todos os tipos de cabelo
Instagram: @makeupby_chandni

O importante, em se tratando desse ativo, é alinhar os seus objetivos com a forma que você vai usar. Se você tem fios cacheados ou crespos, pode usar a manteiga de karité para uma umectação, já se o seu cabelo é liso, que tal fazer uma super hidratação com esse ativo ou usar como protetor térmico?

Como usar manteiga de karité no cabelo?

Embora a manteiga de karité seja a matéria prima de diferentes produtos para cabelo, com condicionador, leave in e máscaras de hidratação, ela também pode ser usada 100% pura, diretamente no seu cabelo.

Abaixo, aprenda algumas maneiras diferentes de usar a manteiga de karité, mas não deixe também de conferir os diversos produtos que tem esse ativo como ingrediente principal!

Umectação capilar

Usar esse ingrediente para a umectação capilar é uma excelente maneira de deixá-los mais macios, brilhantes e saudáveis. Para isso, basta passar a manteiga nos fios limpos e úmidos, evitando a raiz e o couro cabeludo. Depois, deixe o ativo agir por cerca de 40 minutos e retire com água morna.

manteiga de karité com óleos essenciais
Instagram: @righteousrootsoils

Caso você queira uma umectação ainda mais profunda, opte por passar a manteiga de karité nos fios e ir dormir. Depois é só lavar os fios pela manhã. Caso escolha fazer a umectação noturna, não se esqueça de colocar uma toalha para proteger o seu travesseiro.

A boa notícia é que logo na primeira umectação, você já vai perceber que o seu cabelo está mais brilhante e macio. Você também pode misturar esse ingrediente puro com óleos essenciais, potencializando o tratamento.

Aplicação no cabelo seco

Outra forma de aplicar a manteiga de karité é nos fios secos. Para isso basta colocar um pouco do ativo nas suas mãos e espalhar, até que se transforme em um óleo. Depois, aplique nos fios secos e não lavados, e deixe agir por 20 minutos. Em seguida, é só lavar como de costume.

Tratamento para o cabelo crescer

Como falamos anteriormente, a manteiga de karité também é excelente como aliada no crescimento capilar. Ela faz com que os fios fiquem nutridos e cresçam de forma mais rápida. Para usar a manteiga de karité com o objetivo de crescimento capilar, siga o passo a passo abaixo.

como usar manteiga de karité
Instagram: @hair_group_trento

1º passo: Derreta a manteiga de karité em banho maria;

2º passo: Em um recipiente, coloque a manteiga e espere esfriar;

3º passo: Passe a manteiga derretida mecha por mecha, inclusive na raiz, fazendo movimentos circulares com as pontas dos dedos;

4º passo: Deixe a mistura agir por 2 horas;

5º passo: Lave o cabelo com o seu shampoo de costume, passe o condicionador e prontinho!

Gostou dessa dica? Deixe seu comentário e ocmpartilhe!

Samira Chalom
the authorSamira Chalom
Carioca, jornalista e redatora. Como vive na praia, está sempre em busca de tratamentos capilares para que os seus fios fiquem hidratados, mas sem perder a leveza. Gosta mesmo é de testar novos produtos e está sempre em busca de novidades e lançamentos da área.
>