ColoraçãoDicas

Luzes no cabelo preto: veja como escolher o tom perfeito e como cuidar

Luzes no cabelo preto

O cabelo preto é lindo, misterioso, sensual e, muitas mulheres que têm esse tom de fio gostariam de dar uma iluminada no visual, mas ficam inseguras se é possível fazer luzes no cabelo preto. A resposta é que sim! Iluminar o cabelo preto é possível, podendo ser uma coloração global ou apenas luzes, dando uma iluminada a mais no visual. É claro que, como qualquer coloração, quando é feito luzes no cabelo preto é necessário que se tome alguns cuidados com os fios, como hidratações constantes e preferência pela água fria ou morna na hora da lavagem dos fios.

Abaixo, descubra tudo o que você precisa saber sobre luzes no cabelo preto, qual é o tom ideal, como fazer, cuidar e manter. Continue a leitura!

como escolher luzes no cabelo preto
@stephanie_stylist

Qual é o tom ideal de luzes para o cabelo preto?

Advertisement

Luzes no cabelo preto é a forma ideal de combinar uma cor mais escura dos fios com pontos de luz estratégicos, de forma a tornar o seu visual mais moderno e muito iluminado.

A escolha do tom certo depende de alguns fatores, como a técnica que será utilizada, entender quão iluminado você quer que seus fios fiquem e onde serão os pontos de cor que serão adicionados. Em relação as técnicas, as opções são inúmeras, como ombré hair, mechas, luzes largas ou finas, e todas as alternativas combinam com o cabelo preto.

A técnica de ombré hair, por exemplo, é uma das mais pedidas quando o assunto são luzes no cabelo preto e deixa os pontos de luz com bastante destaque. Já se você deseja ser uma morena iluminada mais sútil, uma das alternativas é optar por mechas caramelo ou bronze, finas e que vão da raiz até as pontas ou luzes somente na parte da frente do rosto.

resultado Luzes no cabelo preto
As luzes são uma alternativa mais sutil para clarear os fios. Instagram: @hairbystaceyn

As opções são inúmeras para quem deseja fazer luzes no cabelo preto. De ombré hair até mechas, luzes largas ou luzes mais finas. Todas as alternativas caem muito bem nas madeixas escuras, e a escolha final dependerá do seu gosto.

É importante lembrar que algumas técnicas, como o ombré hair, podem mudar mais radicalmente as cores do cabelo, dando um enfoque maior nas luzes do que no cabelo preto.

Quem deseja manter o tom ainda escuro pode optar por luzes finas que partem da raiz até as pontas ou luzes feitas apenas na parte da frente do rosto.

As luzes no cabelo escuro ajudam a acrescentar luminosidade ao visual. Para um resultado mais suave, escolha nuances caramelo ou bronze.

tudo sobre Luzes no cabelo preto
Instagram: @olook / @dicasdemulher

Como fazer luzes no cabelo preto

Não faltam opções nem de cores nem de técnicas de clareamento dos fios, e pode ser até difícil escolher qual é aquela que mais te agrada. De forma geral, o processo para fazer luzes no cabelo preto é semelhante àquele realizado em outras tonalidades de cabelo. No entanto, é preciso prestar atenção ao processo de descoloração dos fios.

Isso porque cabelos pretos, ao serem descoloridos, tendem a adquirir um aspecto alaranjado ou avermelhado. Por isso, é necessário neutralizar a cor utilizando pigmentos de tom verde.

Ao analisar a tabela de colorimetria, pode-se perceber que o ver de é a cor oposta do laranja e do vermelho. Dessa forma, ao aplicar o pigmento verde nos fios, é possível neutralizar o aspecto a fim de permitir que ele fique no tom de loiro que se deseja atingir.

Advertisement

Se você não tem qualquer experiência em fazer luzes no cabelo preto, não deixe de procurar por um profissional para realizar essa coloração, ok? Ele também vai te ajudar na escolha do tom e da técnica a ser escolhida, sempre de acordo com as suas preferências e referências.

Pode fazer luzes no cabelo preto tingido?

Fazer luzes no cabelo preto natural é diferente de fazer luzes no cabelo preto tingido O processo de coloração é cumulativo, o que significa que o cabelo preto tingido tem camadas e camadas de cor.

Dessa forma, ele irá abrir menos tons do que o cabelo preto natural, que não possui tantas camadas de coloração. Quanto menos vezes o cabelo tiver sido tingido antes, mais facilmente ele irá abrir tons até chegar na cor desejada.

O indicado é realizar o procedimento com um profissional especializado, que será capaz de analisar seus fios e verificar a possibilidade abrir mais ou menos tons para poder atingir o resultado que você quer.

Além disso, também é importante dizer que em cabelos danificados, tingidos ou não, pode ser necessário que se cuide dos fios antes de realizar a coloração, para que a química não afete ainda mais a saúde do cabelo.

Como cuidar de um cabelo preto com luzes

Após mudarmos a cor dos nossos fios, está na hora de pensarmos nos cuidados para os cabelos.

A coloração é um processo agressivo aos fios. Por isso, é preciso cuidar das suas madeixas antes e depois de fazer luzes no cabelo preto. Uma excelente maneira de cuidar dos fios é o cronograma capilar. Ele é uma rotina de cuidados que intercala hidratação, reconstrução e nutrição, deixando os fios mais saudáveis de uma maneira geral, cheios de vitamina e nutrientes, mais fortes e também resistentes.

Além disso, lembre-se também de escolher produtos específicos para cabelos tingidos, que são fabricados de modo a fornecer o que seus fios precisarão para manter a saúde após o procedimento. Nessa lista de produtos específicos para cabelos tingidos entra, por exemplo, shampoo, condicionador, máscara de tratamento, leave-in, creme de pentear, entre outros.

Uma outra alternativa também para cuidar dos fios tingidos são as receitinhas caseiras, existem diversas de hidratação, por exemplo, e com ótimo resultado para a saúde dos fios. Teste e escolha as que mais se adaptam com o seu cabelo!

Luzes no cabelo preto
@fiquediva

Dicas de como manter as luzes por mais tempo

Os cuidados pós-procedimento são vitais para manter o brilho e fazer com que as luzes no cabelo preto durem mais tempo. Dentre esses cuidados, escolher os produtos certos é essencial.

Indica-se que pessoas que fizeram coloração nos fios utilizem shampoos específicos para cabelos com luzes, que geralmente possuem menos sulfato. O uso de shampoo antirresíduos deve ser reduzido, já que eles colaboram para a remoção dos pigmentos de cor.

O shampoo roxo é uma boa opção para lavar os cabelos e ajudar a evitar o aspecto amarelado que madeixas com luzes tendem a assumir. Esse produto pode ser usado uma vez por semana.

Além das hidratações, é importante proteger os fios sempre que utilizar ferramentas de calor, como a chapinha ou o secador. Para isso, use e abuse dos sprays e cremes com proteção térmica, que irão formar uma camada em volta do fio e impedir que os pigmentos de cor fujam.

As luzes no cabelo preto são uma ótima forma de mudar o visual. Se você sentir que esse procedimento danificou a saúde dos seus fios, saiba como recuperá-los após a descoloração.
Luzes no cabelo preto

E aí, gostou dessas dicas? Comente e compartilhe! 
Agora estamos também no Instagram, nos siga por lá: @escoladocabelo.br

Advertisement
Advertisement
Carol Candido
the authorCarol Candido
Paulistana vivendo em Lisboa. Tradutora de formação e redatora por paixão. Vivi em uma relação de amor e ódio com seus cabelos durante anos até descobrir a forma certa de cuidar deles. Agora tudo é só amor. Acredito que compartilhar dicas é a melhor forma de aprender.
>