ColoraçãoTransformação

Luzes invertidas: conheça os efeitos e como elas podem ser feitas

como fazer luzes invertidas

Técnicas utilizada para deixar os fios mais escuros de um modo mais natural, as luzes invertidas estão fazendo cada vez mais sucesso no mundo da beleza. Versáteis, podem ser feitas em praticamente todos os cabelos, seguindo a tabela de cores de cabelo.

A referência a esse tipo de mudança de cor geralmente é feita como forma de realçar os cabelos grisalhos. No entato, as luzes invertidas funcionam com qualquer pessoa que queira colocar nuances mais escuras nos seus fios.

O procedimento para fazer essa coloração é o mesmo utilizado nas luzes tradicionais, com a inversão sendo criada devido à tonalidade que é aplicada nos fios para conseguir o efeito desejado.

luzes invertidas
Foto/Reprodução: Pinterest

As mudanças capilares são uma excelente forma de elevar a nossa autoestima. Seja cortando os cabelos, tingindo por completo ou fazendo luzes, dar aquela mudadinha no visual das suas madeixas com certeza fará com que você se sinta muito bem com você mesma.

No caso das mulheres grisalhas, as luzes invertidas podem ser ótimas para dar aquela realçada no tom branco dos fios. Isso os deixará ainda mais lindos e personalizados.

Se você não conhece as luzes invertidas e deseja saber mais a respeito desse procedimento, então fica ligadinha nesse artigo. Aqui, você encontrará todas as respostas para as suas principais dúvidas a respeito dessa coloração.

O que é luzes invertidas no cabelo?

As luzes são tingimentos que são feitos a fim de clarear pequenas mechas, deixando-as no tom desejado e fazendo com que contrastem com a cor dos demais fios de cabelo.

Os tons mais utilizados para realizar o procedimento de luzes são aqueles mais claros do que os cabelos naturais da pessoa, geralmente puxados para o loiro.

No caso das luzes invertidas, o passo a passo de realização da coloração é exatamente o mesmo. A inversão consiste na cor utilizada, que é mais escura do que a dos fios naturais.

mechas invertidas
Foto/Reprodução: Pinterest

Dessa forma, o procedimento busca rejuvenescer os fios e devolver mais naturalidade para as madeixas. Além disso, ele ajuda a amenizar tons muito claros ao dar nuances mais escuras.

Ele pode ser feito de forma gradual caso você tenha a vontade de tingir os fios de escuro, mas queira analisar o resultado ao invés de fazer a coloração de uma vez só.

Assim, as luzes invertidas podem ser feitas também por quem quer escurecer o cabelo naturalmente, seja para retornar ao tom natural ou para mudar de cor.

Isso porque escurecer completamente um cabelo que foi previamente descolorido é um processo agressivo para a fibra capilar e, portanto, o ideal é que esse processo seja feito pouco a pouco.

Qual a melhor cor para fazer luzes inversas?

Não há regras determinadas para escolher a cor das suas luzes invertidas, uma vez que o objetivo desse procedimento é oferecer naturalidade para os seus cabelos.

Caso os seus cabelos sejam naturalmente escuros e você queira retornar à cor natural, pode optar por fazer as luzes na cor original dos seus cabelos.

luzes escuras
Foto/Reprodução: Pinterest

Qualquer cor de cabelo pode ter luzes invertidas. Basta escolher uma tonalidade que seja ao menos dois tons mais escura que a se encontra no seu cabelo no momento do procedimento.

A quantidade de luzes feitas também dependerá do resultado que você deseja. Por isso, o ideal é pesquisar por referências para poder apontar para o profissional responsável pelo procedimento.

Como elas são feitas?

As luzes invertidas são feitas da mesma forma que as luzes tradicionais, ou seja, utilizando-se o papel alumínio ou uma touca. Caso você não saiba a diferença de resultado entre uma técnica e outra, irei explicar agora.

Quando as luzes são feitas com papel alumínio, tem-se como resultado mechas mais irregulares e com aparência mais natural. No caso da touca, as mechas são mais finas e marcadas.

Não há uma forma mais adequada de fazer as suas luzes invertidas. A técnica a ser escolhida dependerá exclusivamente do resultado que você deseja.

No caso de cabelos mais curtos, o procedimento mais indicado é com a touca, já que fica mais fácil pegar as mechinhas de cabelo para aplicar a tonalidade desejada.

mulher com luzes invertidas
Foto/Reprodução: Pinterest

É importante prestar atenção para não manchar o restante do cabelo. O ideal é que o procedimento seja realizado por um profissional especializado. Assim, você não corre o risco de ocorrerem erros que podem comprometer o resultado final dos seus cabelos.

A manutenção dependerá do tempo de crescimento dos seus fios. Os tratamentos realizados após a coloração, que podem ajudar a aumentar a durabilidade das luzes e manter os cabelos mais fortes e mais saudáveis.

Essa é uma técnica recomendada para quem deseja colocar nuances mais escuras em seus fios. Seja para realçar a cor ou para garantir um aspecto mais natural e rejuvenescedor. Elas combinam perfeitamente com grisalhas que querem dar um toque extra em seus cabelos brancos.

Para além das luzes invertidas, o cabelo com luzes, de forma geral, é uma excelente alternativa para quem deseja mudar o visual.

Gostou dessa matéria? Comente e compartilhe! <3

Carol Candido
the authorCarol Candido
Paulistana vivendo em Lisboa. Tradutora de formação e redatora por paixão. Vivi em uma relação de amor e ódio com seus cabelos durante anos até descobrir a forma certa de cuidar deles. Agora tudo é só amor. Acredito que compartilhar dicas é a melhor forma de aprender.
>