ColoraçãoTransformação

Loira ou morena: qual cor de cabelo escolher para o novo visual?

loira ou morena

Mudar o visual pode aumentar a autoestima, marcar uma nova fase profissional e pessoal, porém, as vezes essa vontade de transformação vem com algumas incertezas, né? Se a mudança for relacionada a coloração dos fios é bem comum que surja uma dúvida clássica. Devo ficar loira ou morena?

As duas colorações são realmente lindas e, pensando nisso, criamos esse artigo para te ajudar nessa indecisão na hora de transformar os seus fios!

Loira ou morena: vantagens e desvantagens de cada cor

Advertisement

Uma das questões que pode te ajudar a escolher entre ser loira ou morena é as vantagens e desvantagens de cada uma das cores.

Em se tratando do cabelo loiro, por exemplo, é necessário, na grande maioria das vezes, que os fios sejam descoloridos para que se consiga chegar no resultado esperado. Para esse processo de descoloração, é imprescindível que o cabelo esteja forte para receber a química. Além disso, o cabelo loiro tem mais probabilidade de oxidar, ou seja, manchar ou ficar alaranjado e amarelado.

cabelo loiro
Instagram: @jodycallanhair

Já o cabelo preto ou castanho faz com que o visual fique mais sério, pois a coloração é considerada fria. Neste caso, o cabelo também precisa estar forte para receber a coloração. Se estiver danificado e fragilizado pode ter dificuldade em absorver a coloração e o resultado pode acabar tendo algumas falhas.

Já em relação as vantagens, tanto o cabelo mais claro quanto mais escuro, apresenta vantagens a serem consideradas. O cabelo loiro, por exemplo, deixa o visual iluminado e pode muitas vezes, dar um ar mais jovial e leve. Já os fios escuros são excelentes opções para destacar os traços do rosto e ainda oferece um aspecto de mais volume nos fios.

Na hora da coloração

Seja loira ou morena, o seu cabelo precisa estar preparado e saudável na hora da coloração. Caso contrário, o resultado pode não ser o esperado e pode até acontecer o temido corte químico ou ressecamento, opacidade e fragilidade em excesso. Independente da escolha de ficar loira ou morena, é fundamental que os seus fios sejam submetidos a tratamentos para garantir que estejam saudáveis antes de receber a química.

loira ou morena cabelos
Instagram: @allthingshairuk

Uma excelente opção é o cronograma capilar. Ele é rotina de cuidados com os fios que intercala três etapas distintas: hidratação, reconstrução e nutrição. Tais etapas ajudam a garantir a reposição da água, nutrientes, lipídeos e queratina que os seus fios precisam para que fiquem saudáveis antes da transformação de visual.

Quais técnicas são usadas em cada uma?

Para ficar loira, na maioria das vezes, é necessário descolorir os fios, antes da aplicação da tinta com a tonalidade de loiro desejada. Já para ficar morena, basta a aplicação da coloração de ação permanente nos fios.

É possível realizar esses procedimentos em casa. No entanto, caso você tenha qualquer insegurança, não deixe de procurar por um profissional para te ajudar. Ele irá te ajudar não só na melhor escolha do tom, como também em uma avaliação das características dos seus fios, entre outros.

Qual tom de loiro e de castanho fazem mais sucesso?

A escolha entre ser loira ou morena é algo muito pessoal! Para te ajudar na sua escolha, existem alguns tons de castanho que estão super em alta. Castanho claro dourado, castanho médio, chocolate, castanho claro mel tabaco, castanho acinzentado, castanho acobreado, entre outros. Já em relação ao loiro, os que fazem bastante sucesso: loiro canela, loiro doce de leite, baby blonde, loiro com luzes peroladas, loiro dourado, loiro platinado, etc.

É possível um meio termo?

Sim! Se você tem bastante dúvida entre ficar loira ou morena, uma excelente opção é optar pelo mel. Ele é uma tonalidade que está entre o loiro e o moreno, dá uma iluminada no visual e ainda oferece um aspecto super natural.

loira ou morena cabelos
Instagram: @allthingshairuk

A tonalidade mel fica bem em todos os tipos de cabelo, seja crespo, ondulado, liso ou cacheado. E também com todos os tipos de pele, valorizando as peles mais branquinhas até as morenas e negras. Se você gosta de ficar bronzeada, a tonalidade mel também é uma ótima opção, já que ajuda a destacar o bronzeado da pele.

Loira ou Morena: Cuidados são essenciais

Não importa se você escolheu ficar loira ou morena, os cuidados com os fios são fundamentais em ambas as opções. Nos seus fios coloridos, opte por usar shampoos, condicionadores e máscaras de tratamento específicos para esse tipo de fio.

Lembre-se do protetor térmico sempre que for usar chapinha e secador. Além do protetor solar nos fios em dias quentes e também seguir um cronograma capilar, garantindo assim a saúde dos do cabelo.

cabelo loiro
Instagram: @daliladalprat

Para os fios loiros, não se esqueça de contar com produtos matizadores para corrigir a cor e manter os fios nutridos. Já para os fios escuros, opte por retocar a raiz com uma coloração permanente sempre que os fios apresentarem desbotamento. No comprimento, use o tonalizante.

Gostou dessa matéria? Comente e compartilhe! <3

Advertisement
Samira Chalom
the authorSamira Chalom
Carioca, jornalista e redatora. Como vive na praia, está sempre em busca de tratamentos capilares para que os seus fios fiquem hidratados, mas sem perder a leveza. Gosta mesmo é de testar novos produtos e está sempre em busca de novidades e lançamentos da área.
>