Que a indústria cosmética evoluiu e agora oferece uma grande diversidade de produtos, já não é novidade. O problema é que tanta variedade pode acabar confundindo que busca cuidar melhor dos seus fios: esse é o caso do leave-in! Ainda há muita confusão sobre ele e o creme para pentear. Afinal, se os dois têm o mesmo princípio de atuação, qual a diferença?

O leave-in é um dos produtos mais democráticos que você pode encontrar nas prateleiras! Ele é indicado para todos os tipos de cabelo, dos lisos naturais aos alisados, passando pelos cacheados e aqueles que precisam de um cuidado extra por conta do ressecamento.

Se você quer saber um pouco mais sobre o leave-in, continue lendo para descobrir o que ele é, para que serve e como usá-lo no seu dia a dia. Pronta para descobrir mais um aliado da beleza dos seus fios? Então, vamos lá!

O que é o leave-in?

A principal função do leave-in é disciplinar os fios! Por exemplo, se você quer aquele liso perfeito, basta aplicá-lo e pentear, deixando os fios retinhos; já as cacheadas podem aplicá-lo amassando as mechas, conferindo hidratação e menos frizz para os cachos.

Encontrado em forma de cremes, o leave-in possui uma formulação mais leve, que não pesa nos fios nem os deixa oleosos. E aqui está uma das principais diferenças entre ele e o creme de pentear: o último possui uma formulação mais pesada e tem como objetivo ajudar a desembaraçar os fios, enquanto o leave-in deixa os fios mais macios, brilhosos e alinhados e mais definidos.

É importante salientar que o leave-in cria uma camada protetora em torno dos fios que o protege de agressões externas e raios UVA e UVB, não chegando a  penetrar na fibra capilar. E é por conta desse detalhe que a cosmetologia não o chama de leave-in, mas sim de leave-on (para cima)!

Os benefícios de utilizar o leave-in

É claro que o resultado vai variar de cabelo para cabelo, até porque existem diversas formulações de leave-in de acordo com cada tipo de fio. Um produto que será usado em cachos não pode ter a mesma formulação daquele que será usado por quem tem os cabelos lisinhos, não é mesmo? Mas, acertando na escolha do produto, com certeza, você vai poder observar alguns desses benefícios — ou todos! Confira:

  • Controla o frizz: por ter função hidratante, faz com que as madeixas fiquem mais alinhadas, evitando aqueles fios arrepiados que detonam qualquer visual!
  • Oferece proteção térmica: mesmo se você não faz uso de secador, chapinha e babyliss, seu cabelo é exposto ao sol, certo? E, claro, precisa de proteção contra esse agente! Agora, se você não abre mão das ferramentas de calor, ele é im-pres-cin-dí-vel na sua rotina de cuidados! Isso porque além de proteger contra o calor excessivo, ajuda a fechar as cutículas do cabelo, proporcionando um resultado ainda mais bonito;
  • Protege a cor de cabelos tingidos: cansada de ficar retocando aquela cor que insiste em desbotar? Vá de leave-in! Por oferecer proteção térmica, evita que o sol oxide a cor, fazendo com que ela dure mais. Quem descolore o cabelo também deve ter o leave-in sempre à mão! Isso por conta da sua propriedade em manter as escamas fechadas, evitando que o seu loiro fique amarelado!

Como aplicar o leave-in?

Praticidade é tudo, né? Ainda mais com o dia a dia corrido que enfrentamos! Mas nem por isso os fios precisam sofrer com a falta de tempo. E justamente por ser superprático de usar que o leave-in é perfeito para manter o visual em dia! Quer ver?

Com os cabelos ainda úmidos, aplique uma quantidade pequena no comprimento dos cabelos. Sempre usamos como exemplo a quantidade semelhante a uma moeda de um real, mas é claro que o comprimento do cabelo influencia nessa medida, o importante é não abusar do produto.

Como as pontas são sempre mais secas e frágeis, dê uma atenção especial à elas, que irão se beneficiar muito da proteção do leave-in. Em contrapartida, passe longe da raiz! A aplicação do produto diretamente no couro cabeludo pode provocar oleosidade em excesso.

Agora, é só finalizar! Como falamos acima, você pode pentear os cabelos bem retinhos caso sejam lisos ou amassar para definir se os cachos forem o seu caso!

Como inserir o leave-in na sua rotina de cuidados

O melhor momento para a utilização do leave-in é logo após a lavagem, com os cabelos limpos e úmidos. Como a função dele é disciplinar os fios, o creme para pentear, que ajuda a desembaraçar, pode potencializar os efeitos. Mas, se optar por usar os produtos simultaneamente, maneire na quantidade, hein! Ah! E comece sempre pelo produto menos denso.

O leave-in também pode ser usado no cabelo seco para retoques no dia a dia! E nunca esqueça: o foco é o comprimento e as pontas, nunca a raiz!

Agora que você já sabe tudo sobre o leave-in, o que é, para que serve e como aplicar, deve ter percebido que ele é um grande amigo das suas pontas, não é mesmo? E nós fizemos um post só sobre elas: Pontas Duplas ou Quebradas: saiba porque isso acontece e como tratar. 

leave-in