Dicas

Leave in: tudo o que você precisa saber para usar esse produto maravilhoso

leave in

Existe uma infinidade de produtinhos para deixar os seus fios saudáveis e bonitos, não é mesmo? Entre os finalizadores, um que é bastante usado e que é considerado indispensável na rotina de cuidados de muitas mulheres é o chamado leave in. Se você já usa ou quer acrescentar esse produto no seu ritual de beleza para deixar os seus fios incríveis, não deixe de ler o artigo a seguir. Nós vamos te contar tudo sobre leave in, seus benefícios, como ele deve ser usado e também dicas para escolher o melhor para você!

O que é o leave in?

Leave in é um produto de tratamento para os fios sem enxágue. Esse produto pode ser usado em todos os tipos de cabelo, desde os fios cacheados até os lisos, podendo ser encontrado em diversas texturas também, das mais leves até as mais encorpadas. Existem leave in que possuem ação instantânea, ou seja, o efeito já é visto logo depois que é aplicado nos fios, e também os que vão agindo no cabelo ao longo do dia e que podem intensificar ainda mais o tratamento.

Benefícios do leave in

O leave in pode oferecer diversos benefícios para os fios e tudo vai depender do tipo que você está usando. No geral, os leave ins oferecem hidratação, redução do frizz, definição dos cachos, proteção dos fios contra o calor do secador, da chapinha e do modelador, reparação das pontas duplas, entre outros.

Vale dizer que o leave in não é um produto que deixa os fios pesados ou melados, tá? Na verdade, o efeito é o contrário, quando usado da maneira correta os fios ficam leves e ao mesmo tempo brilhantes, hidratados, macios e ainda mais saudáveis.

Como usar o leave in?

É super fácil acrescentar o leave in na sua rotina de cuidados capilares. O produto pode ser usado tanto nos fios úmidos, logo depois do banho, e também com os fios secos, no chamado day after. Caso você opte por aplicá-lo depois do banho, é importante deixar os fios secarem um pouco antes de aplicar o leave in, para que o produto seja mais absorvido pelos fios e, consequentemente, a ação do mesmo seja maior.

O leave in deve ser aplicado em todo o comprimento dos fios, inclusive nas pontas. Evite a raiz e lembre-se que não é necessário exagerar na quantidade de produto, pois isso não vai fazer com que o efeito seja intensificado.

cabelo com leave in
Instagram: @mavikadar

Com que frequência devo usar o leave in?

Se você optar por usar o leave in após o banho, pode usá-lo toda vez que lavar os fios, sem problema algum. Sempre lembrando em não exagerar na quantidade de produto e também que ele deve ser usado somente no comprimento e nas pontas, não sendo indicado para o couro cabeludo.

Como escolher o meu leave in?

Existem diversos leave ins disponíveis no mercado e, por isso, podem surgir dúvidas na hora de escolher entre um ou outro. Quando for escolher, você terá duas boas opções: optar pelo produto indicado para todos os tipos de fios ou pelos que oferecem tratamentos específicos.

Tem tanta opção que fica difícil escolher!

Se você é loira, por exemplo, uma boa dica é usar os leave ins que matizam e protegem a cor. Já se você tem cabelos cacheados, os que hidratam, definem os cachos e reduzem o frizz podem ser uma excelente escolha. Além disso, você pode escolher produtos com ativos para atender a demanda do seu cabelo. Por isso, antes de comprar é importante dar uma olhada na embalagem do produto e confira se os benefícios que ele oferece são os que você está em busca.

Agora a dica geral: independente da escolha do seu leave-in, opte por um que ofereça proteção térmica e solar, assim você já tem a garantia de que os seus fios vão estar mais protegidos do sol e também do calor do secador, da chapinha e do modelador.leave in

Exagerou no leave in?

Se você se empolgou e acabou exagerando na quantidade de leave in ou aplicou o produto no couro cabeludo, é provável que os seus fios tenham ficado pesados e com aspecto de sujo, mesmo que tenham acabado de ser lavados.

Não precisa se desesperar, a gente tem uma dica!

Caso tenha acontecido isso com os seus fios, não precisa se preocupar, já que a solução é fácil: basta lavar os fios com um bom shampoo e, é claro, não repetir o erro, pois o leave in aplicado no couro cabeludo pode acabar entupindo o bulbo capilar e até mesmo acontecer uma descamação.

 

Samira Chalom
the authorSamira Chalom
Carioca, jornalista e redatora. Como vive na praia, está sempre em busca de tratamentos capilares para que os seus fios fiquem hidratados, mas sem perder a leveza. Gosta mesmo é de testar novos produtos e está sempre em busca de novidades e lançamentos da área.
>