Você sabe como lavar o cabelo? Se você leu essa pergunta e pensou que ela era absurda, não se convença tão facilmente. Embora todo mundo saiba como colocar o shampoo na cabeça e higienizar as madeixas, pode ser que você esteja cometendo alguns erros na hora de lavar o cabelo que comprometam a saúde da fibra capilar.

Se você hidrata suas madeixas semanalmente e mesmo assim sente que seu cabelo está sempre ressecado, saiba que a resposta para seus problemas pode estar exatamente na forma de lavar o cabelo.

Por que é tão importante lavar o cabelo corretamente?

Sabemos que lavar o cabelo é questão de higiene, mas a importância de manter as madeixas limpas vai além disso. Lavar o cabelo menos do que se deve pode levar até mesmo à queda acentuada, além da aparição de caspas.

A oleosidade é uma forma natural de proteção da fibra capilar. Entretanto, quando presente em excesso, o cabelo torna-se oleoso. Além do mais, o excesso de resíduos de produtos como a máscara capilar, condicionador e óleos umectantes pode ter o mesmo efeito.

5 erros que você pode estar cometendo ao lavar o cabelo

Além de ser uma questão de higiene, é importante lavar o cabelo para mantê-los saudáveis. Porém, mesmo que você lave suas madeixas com frequência, pode ser que cometa alguns erros básicos que comprometam sua saúde.

1. Usar os produtos incorretos

Saber qual seu tipo de cabelo e utilizar os produtos adequados para sua fibra capilar é uma forma importante de fornecer ao fio o que ele necessita. Se você tem o cabelo oleoso, por exemplo, um shampoo para cabelo oleoso irá limpá-lo da maneira correta, e o condicionador correto devolverá a hidratação na medida necessária.

Procure fazer o diagnóstico do seu tipo de cabelo e use sempre os produtos indicados para garantir a beleza e nutrição que seu cabelo precisa. O shampoo antirresíduos não deve ser utilizado diariamente. Se você tem cabelo oleoso, procure utilizá-lo uma vez por semana; se suas madeixas são ressecadas, uma vez a cada quinze dias ou uma vez ao mês será o suficiente.

2. Passar shampoo e condicionador nos lugares errados

Se você passa shampoo no comprimento e condicionador na raiz do cabelo, melhor ficar atenta a esse parágrafo. O shampoo é um produto que tem, em sua fórmula, componentes que auxiliam a retirar o excesso de oleosidade.

As pontas do cabelo costumam ser mais ressecadas do que a raiz, independente do seu tipo de cabelo. Por isso, o modo certo de lavar as madeixas é aplicando o shampoo no couro cabeludo e deixando que o produto escorra para o comprimento.

O contrário ocorre com o condicionador: concentre o produto no comprimento e evite aplicá-lo na raiz; desse modo, seu cabelo não ficará excessivamente oleoso.

3. Lavar o cabelo com água muito quente

Tomar banho com água excessivamente quente faz mal tanto para o cabelo quanto para a pele. Embora todo mundo saiba disso, com frequência tendemos a ignorar tal afirmação porque, afinal de contas, um banho quentinho é muito gostoso.

Porém, pela saúde da sua fibra capilar, procure usar água morna ou fria na hora de lavar o cabelo. Isso porque as altas temperaturas fazem com que as escamas dos fios de cabelo se dilatem, o que o torna opaco e ressecado, além de estimular a produção de oleosidade.

Pelo bem do seu cabelo, melhor deixar a água quente de lado na hora de tomar banho, ok?

4. Esfregar o couro cabeludo com força

Não se deve esfregar o couro cabeludo na hora de lavar o cabelo. Ao fazer isso, ele acabará escamando e causando o aparecimento de caspas. Em vez de aplicar excesso de pressão com a ponta dos dedos ou usar as unhas para coçar a cabeça na hora do banho, procure massagear o couro cabeludo com suavidade.

Fazer isso irá ativar a circulação sanguínea no local, o que, além de tudo, estimulará o crescimento do cabelo. Resista também à tentação de aplicar shampoo nas pontas e esfregá-las; isso apenas fará com que surjam pontas duplas e tornará as pontas mais ressecadas.

5. Não enxaguar o cabelo o suficiente

Imagine que você fez uma hidratação maravilhosa. Então, uma semana depois, fez umectação com óleos. Depois, aplicou condicionador. Agora imagine que, em nenhuma dessas etapas, seu cabelo foi enxaguado corretamente. Já imaginou o resultado, não é mesmo?

Deixar resíduos de produtos no cabelo após a lavagem prejudicará não somente a aparência dos fios, tornando-os pesados, mas também a saúde da fibra capilar. Além disso, o excesso de resíduos é responsável pelo aparecimento de alergias e caspas.

Se achar necessário, utilize um pente de dentes largos ou uma escova macia para ajudar a retirar o resto de produtos do cabelo, e enxague em abundância.

Agora que você já sabe cinco erros que pode estar cometendo na hora de lavar o cabelo, com certeza a saúde do seu cabelo se tornará ainda melhor. Mas o conhecimento não para por aí! Você costuma usar a máscara capilar no lugar do condicionador? Será que deveria fazer isso? Leia mais sobre essa e outras informações para saber a melhor forma de cuidar das suas madeixas!

 

lavar o cabelo