Dicas

Lavar o cabelo todo dia faz mal? Entenda de uma vez por todas se isso é verdade ou não

Lavar o cabelo todo dia faz mal? Entenda de uma vez por todas se isso é verdade ou não

Quando o assunto é a saúde dos seus fios, com certeza tem uma dúvida que é uma das campeãs: será que lavar o cabelo todo dia faz mal? A resposta para essa dúvida não é nada complicada. Vamos entender de uma vez por todas se lavar o cabelo todo o dia faz mal mesmo ou se isso não passa de mais um mito que precisa ser derrubado?

Lavar o cabelo todo dia faz mal mesmo?

Vamos direto ao ponto para a pergunta: Lavar o cabelo todo dia faz mal? Não. O que realmente faz mal é a forma como ele é lavado todos os dias. Isso quer dizer que o que faz mal mesmo é lavar o cabelo todo dia com água quente. Ela agride os fios e o couro cabeludo. Além disso, faz mal usar produtos que não sejam específicos para o seu tipo de cabelo. Vale destacar, também, que se deve apenas massagear de forma suave o couro cabeludo na hora da lavagem para que sejam retirados os resíduos e também enxaguar bem, tanto o condicionador e a máscara quanto o shampoo, para que não fiquem resíduos no cabelo após a lavagem.

Qual é a frequência ideal de lavagem?

Como dissemos anteriormente, é mito essa história de que lavar o cabelo todo dia faz mal. Porém, não é por isso que você precisa lavar o cabelo todo dia, tá? É importante dizer que não existe regra quando se trata da frequência de lavagem ideal. Essa frequência é cada pessoa que precisa estabelecer, levando em conta seu estilo de vida, excesso de produtos usados nos fios, tipo de cabelo, prática de exercícios físicos, entre outros.

lavar o cabelo todo dia faz mal? Frequência de lavagem
Instagram: @drjacobsnaturals

Como saber quando lavar?

Se você tem cabelo seco, por exemplo, é possível sim que os seus fios fiquem mais ressecados se lavar todos os dias. Isso acontece por conta da perda do óleo natural do couro cabeludo. Lavar o cabelo todo dia pode ser necessário devido ao seu estilo de vida, então a dica é usar produtos específicos para o seu fio e água fria ou morna, ok?

Portanto, não existe uma frequência de lavagem ideal para todas as pessoas. O cabelo deve ser lavado de acordo com a oleosidade do couro cabeludo e com a rotina de cada pessoa. O cabelo misto e o oleoso, por exemplo, tendem a ficar oleoso de forma mais rápida e, por isso, podem pedir mais lavagens, já os mais secos e ressecados, como os crespos e cacheados, podem ser higienizados em dias alternados, sem problema algum, para que não se perca a oleosidade natural do couro cabeludo, como dito anteriormente.

Agora que você já sabe a resposta se lavar o cabelo todo dia faz mal ou não, é importante que saiba que o que pode fazer malsão as lavagens muito espaçadas. Não é indicado ficar mais de dois dias sem lavar os cabelos, pois isso pode acabar causando um desequilíbrio no couro cabeludo, além de promover o acúmulo de sujeira e oleosidade que podem resultar em mau cheiro, descamação, alergia, entre outros.

O que fazer para não precisar lavar o cabelo todos os dias?

Com algumas atitudes simples, você pode evitar que o seu cabelo fique oleoso e que tenha que lavá-lo todos os dias. Embora seja mito que lavar todos os dias o cabelo faz mal, é bacana saber como evitar a necessidade dessa lavagem diária, né?

Cuide da alimentação

Em primeiro lugar, preste atenção na sua alimentação, que tem relação direta com a sua saúde dos seus fios. Consuma menos frituras e alimentos gordurosos, e inclua na sua dieta frutas, legumes, carne magra e frutas secas.

lavar o cabelo todo dia faz mal? Tenha uma alimentação equilibrada
Instagram: @cinturaideal_lowcarb

Atenção à temperatura da água

Além disso, também é necessária atenção na temperatura da água em que você lava os seus fios. Isso porque a água quente aumenta a quantidade de óleo que é eliminada pelo couro cabeludo. Por este motivo, lave sempre os fios com água fria ou morna.

Mantenha os acessórios limpos

Não se esqueça de se certificar também que as ferramentas que você utiliza nos seus cabelos estejam sempre limpas. Escovas e pentes podem acumular restos de óleo, leave-in e creme de pentear e, por isso, devem ser lavados uma vez por semana com shampoo ou sabonete.

Dicas para a hora de lavar

Também é indicado que não se arranhe o couro cabeludo na hora da lavagem, tá? Utilize as pontas dos dedos e faça movimentos suaves quando for aplicar o shampoo no cabelo.

lavar o cabelo todo dia faz mal? Saiba como lavar
Instagram: @barcode.care

Lembre-se, também, que o condicionador e as máscaras de hidratação não devem ser aplicados na raiz do cabelo, apenas no comprimento e nas pontas. Outra dica interessante é escorrer bem o cabelo antes da aplicação do creme de pentear, secar o cabelo molhado com uma camiseta de algodão e não com a toalha, e sempre que possível, deixar o cabelo secar naturalmente.

Gostou dessa matéria? Comente e compartilhe!

Samira Chalom
the authorSamira Chalom
Carioca, jornalista e redatora. Como vive na praia, está sempre em busca de tratamentos capilares para que os seus fios fiquem hidratados, mas sem perder a leveza. Gosta mesmo é de testar novos produtos e está sempre em busca de novidades e lançamentos da área.
>