Crescimento

Inversão capilar: tudo sobre essa técnica que promete fazer o cabelo crescer

Inversão capilar: tudo sobre essa técnica que promete fazer o cabelo crescer

Quem nunca quis que o cabelo crescesse mais rápido, né? A inversão capilar é uma técnica que vem ganhando cada vez mais adeptas e que promete crescimento capilar mais rápido do que 1cm por mês, como normalmente acontece. Essa técnica ajuda realmente a estimular o crescimento dos fios e pode ser feita em casa com nível de dificuldade muito baixo e produtos fáceis de serem encontrados. Ficou curiosa? Confira abaixo tudo sobre inversão capilar e comece já a testar essa técnica que vem dando o que falar!

O que é inversão capilar?

A inversão capilar, que também é conhecida como Inversion Method, é uma técnica norte americana de estimulação do couro cabeludo através do uso de óleos vegetais. Ela consiste, basicamente, em massagear o couro cabeludo com movimentos intensos e rotativos pelo período de 7 dias. Deste modo, as funções celulares melhoram, o fluxo sanguíneo aumenta e os folículos capilares são estimulados.

A promessa da inversão capilar é crescimento de 1cm a 2,5cm por semana.

o que é inversão capilar
A inversão capilar impacta no crescimento!

Para que ela serve? Quais são os benefícios da inversão capilar?

Pode parecer um pouco esquisito que massagear o couro cabeludo faz o cabelo crescer, né? O que acontece é que quando massageamos nosso couro cabeludo a circulação sanguínea, a oxigenação e o transporte de nutrientes são estimulados. Isso colabora para o crescimento dos fios de forma mais rápida do que normalmente acontece.

Inversão capilar acelera o crescimento
Instagram: @trulykimberley

A inversão capilar é um método totalmente seguro, tanto para a saúde dos fios quanto para a do couro cabeludo, e ajuda não só o cabelo a crescer mais rápido, como também a ficar mais hidratado, brilhante e macio. Apesar disso, é muito importante dizer que cada organismo reage de uma forma. Por isso, a eficiência da inversão capilar pode variar de pessoa para pessoa.

Como fazer a inversão capilar?

Agora que você já aprendeu sobre a inversão capilar, chegou a hora de descobrir o passo a passo dessa técnica, que deve ser feita pelo período de uma semana e tem nível de dificuldade bem baixo. Veja abaixo o passo a passo para fazer inversão capilar em casa e estimular o crescimento do seu cabelo!

1º Passo: escolha o óleo

A primeira coisa que você deve fazer é escolher um óleo vegetal que seja 100% natural. Não faltam opções que podem ser facilmente encontradas em lojas que vendem produtos para salões de beleza e de produtos naturais, como óleo de coco, óleo de rícino, óleo de jojoba e óleo de alecrim;

2º Passo: aqueça

Depois de escolher o óleo de sua preferência, coloque-o em um recipiente adequado e aqueça-o no micro-ondas ou em banho maria. É importante apenas aquecer o óleo e não deixar que ele levante fervura, pois se esquentar demais é provável que o óleo perca as suas propriedades;

3º Passo: se prepare

A inversão capilar precisa ser feita de cabeça para baixo, por isso, encontre uma posição confortável antes de iniciar a técnica. Você pode, por exemplo, sentar em uma cadeira ou ficar em pé, e posicionar a cabeça para baixo. Outra opção também é deitar-se na cama com a cabeça para fora do colchão. Teste essas opções e escolha a mais confortável para você antes de iniciar a inversão capilar;

4º Passo: faça massagem no couro cabeludo

Nos cabelos limpos ou sujos, aplique o óleo nas mãos e comece a fazer movimentos circulares e intensos por todo o couro cabeludo pelo período de 4 minutos. É importante que o óleo atinja todas as regiões do couro cabeludo;

como fazer inversão capilar
Instagram: @curlconfirmations

5º Passo: espere

Retorne para a sua posição inicial de forma devagar, evitando assim tonturas. Você deve deixar o óleo vegetal no couro cabeludo por mais ou menos 2 ou 3 horas para fazer efeito. Caso você prefira, também é possível dormir com o óleo nos fios e ainda aproveitar mais o poder de hidratação no seu cabelo;

6º Passo: retire o óleo

Depois do período de algumas horas ou quando você acordar, caso tenha escolhido dormir com o óleo, basta lavar o cabelo com shampoo e aplicar condicionador especifico para o seu tipo de fio. Se possível, deixe o cabelo secar naturalmente.

como fazer shampoo bomba

É muito importante dizer que a inversão capilar deve ser feita por 7 dias seguidos. Após esse período, dê o intervalo de um mês para fazer o processo novamente.

Para quem a inversão capilar não é indicada?

A técnica NÃO é indicada em alguns casos realmente específicos. Esses casos são: pressão baixa ou alta, labirintite, distúrbios de colunas, dores nas articulações, grávidas, portadores de glaucoma e mulheres no período menstrual.

Gostou dessa matéria? Comente e compartilhe!

Samira Chalom
the authorSamira Chalom
Carioca, jornalista e redatora. Como vive na praia, está sempre em busca de tratamentos capilares para que os seus fios fiquem hidratados, mas sem perder a leveza. Gosta mesmo é de testar novos produtos e está sempre em busca de novidades e lançamentos da área.
>