A oleosidade é um dos problemas que mais afligem as mulheres. Uma rápida pesquisa na internet irá revelar uma variedade de blogs e vídeos que indicam como hidratar o cabelo oleoso.

Entretanto, muitas mulheres que sofrem com este problema acreditam que não é necessário hidratar esse tipo de cabelo, e outras tantas chegam até mesmo a afirmar que fazer isso irá deixa-lo ainda mais oleoso.

O que elas não sabem é que, na verdade, o hábito de ignorar a hidratação é um motivo a mais para que o cabelo fique com aspecto ainda mais pesado e danificado. Mas por quê isso acontece?

Oleosidade é diferente de hidratação

Sabemos que todo cabelo, independente do tipo, sofre com danos causados por fatores como a poluição, o vento, o calor e a água do mar e piscina, que terminam por resseca-lo. A hidratação é necessária para devolver uma camada de proteção para as madeixas e repor os nutrientes e água que perdemos diariamente.

Algumas pessoas têm predisposição genética a produzir mais oleosidade no couro cabeludo. O termo oleosidade é muitas vezes malvisto, tanto em relação ao cabelo quanto à pele. Isso porque muitas pessoas não entendem o papel da oleosidade na saúde capilar.

O cabelo produz uma oleosidade natural que funciona como uma proteção para os fios e o couro cabeludo. Ter o cabelo oleoso significa que essa gordura protetora é produzida em excesso. Mas isso não quer dizer que seu cabelo esteja superprotegido, ok?

Quando as glândulas individuais da raiz do cabelo segregam mais sebo do que o natural, o fio fica gorduroso, chegando a gerar caspas. O que acontece é que, ao hidratar o cabelo oleoso, você irá fornecer uma camada extra de proteção contra agentes externos como o frio, vento e poluição.

Com isso, seu couro cabeludo sentirá menos necessidade de produzir o sebo em excesso, que é uma forma que alguns organismos encontram de compensar a falta de hidratação. Por isso, se você acredita que não precisa hidratar o cabelo oleoso e que esse tipo de cabelo não sofre com ressecamento, mude de ideia.

Além disso, o cabelo oleoso tende a concentrar a gordura em excesso na raiz. Já reparou como algumas vezes você poderia fritar um ovo na raiz do seu cabelo e, no entanto, as pontas continuam secas e quebradiças? O segredo para combater esse problema é hidratar!

Dicas para hidratar o cabelo oleoso

Agora que você já se convenceu de que é necessário hidratar o cabelo oleoso, vamos falar um pouco sobre como fazê-lo. É importante utilizar produtos específicos para o seu tipo de cabelo, visto que a intenção é hidratar, não deixa-lo ainda mais oleoso.

Uma opção é, antes de pensar em hidratar o cabelo oleoso, buscar formas de combater o excesso de oleosidade. Esse combate começa na forma como você lava seu cabelo. Escolha o tipo de shampoo adequado para o cabelo oleoso e aplique condicionador somente nas pontas, área que sofre com o ressecamento.

Receitas caseiras também podem ser uma boa forma de unir hidratação ao controle da oleosidade excessiva. Na hora de aplicar a máscara de hidratação, busque manter uma distância de dois centímetros da raiz do cabelo e evite enxaguar as madeixas com água quente.

Passo-a-passo para hidratar o cabelo oleoso

O segredo para uma hidratação de sucesso está no que você fará antes de hidratar: o shampoo de limpeza profunda será seu grande aliado, por limpar a gordura em excesso e evitar aquele aspecto pesado característico do cabelo oleoso.

Passo 1: lave bem seu cabelo com o shampoo de limpeza profunda de sua preferência e enxague as madeixas com água fria (é importante que a água esteja fria porque um dos fatores que ativa a produção de oleosidade no cabelo é a água quente)

Passo 2: aplique a máscara de hidratação escolhida, respeitando a distância em relação à raiz. O produto não deve nunca ser aplicado na raiz e no couro cabeludo, apenas no comprimento e nas pontas.

Passo 3: massageie com os dedos durante alguns minutos para ativar a circulação e fazer com que o produto penetre melhor na cutícula capilar, que estará aberta por conta do shampoo de limpeza profunda

Passo 4: enxague o cabelo com água fria e aplique um condicionador específico para cabelo oleoso no comprimento e nas pontas. Este produto será o responsável por selar as cutículas e manter os nutrientes na fibra capilar por mais tempo.

Não aplique o shampoo novamente após usar a máscara, pois isso irá retirar todo o produto utilizado, ok?

Repetir esse tratamento a cada duas semanas irá garantir que seu cabelo produza menos oleosidade e se torne mais leve e brilhoso.

Agora que você já sabe como e porque hidratar o cabelo oleoso, veja cinco dias extras para acabar com o excesso de oleosidade dos fios e garantir madeixas lindas e saudáveis por mais tempo.

 

hidratar o cabelo oleoso