Hidratação profunda: como fazer? Quais são os benefícios?

Hidratação profunda: como fazer? Quais são os benefícios?

A hidratação é um dos grandes segredos para cabelos bonitos e saudáveis. Por isso, é uma rotina de cuidado que não pode ser deixada de lado – seja qual for o seu tipo de fio! E opções de hidratação é o que não faltam no mercado: cada uma com sua proposta específica para ajudar a melhorar a saúde dos fios e reverter danos capilares. E uma das alternativas que têm se destacado é a chamada hidratação profunda – ou seja, que oferece os famosos resultados de salão.

Vamos conversar um pouco mais sobre esse assunto? A seguir, há mais informações sobre os benefícios e as aplicações dessa técnica! 

Afinal, o que é a hidratação profunda?

A hidratação profunda, como o próprio nome sugere, trabalha com uma fórmula bastante concentrada e que age de forma precisa na camada interna do fio capilar. Ainda que muitas hidratações prometam esse tipo de ação, é preciso entender as peculiaridades do processo para definir o que, de fato, é uma hidratação profunda. 

Primeiramente, esse tipo de hidratação ajuda na recuperação de toda a água perdida pelo cabelo – o que se dá através de agentes externos – como vento, sol, calor, etc. Além disso, age diretamente no processo nutritivo da fibra capilar, trazendo todos as substâncias essenciais para que o fio cresça forte e saudável. Lembrando de que a reestruturação dos fios já danificados também se enquadra nessa realidade – modificando-os de forma eficiente e devolvendo a eles toda a vitalidade.

Quais são os benefícios da hidratação profunda?

Não faltam benefícios quando adicionamos a hidratação profunda na rotina de cuidados diários com os cabelos. Vamos conhecer os principais?

  • Redução na queda capilar.
  • Fios mais fortes e resistentes, sem efeito quebradiço.
  • Diminuição das pontas duplas.
  • Crescimento acelerado dos fios.
  • Cabelos mais bonitos e brilhosos.
  • Reparação da raiz do cabelo.
  • Fios mais soltos, leves e com efeito sedoso.
  • Cabelos bem hidratados e com aparência luminosa.

Quem deve fazer uma hidratação profunda?

A hidratação profunda é recomendada para todos que desejam cabelos bonitos e cheios de vida. Sem contraindicações, pode ser aplicada em qualquer tipo de fio. Pode se jogar sem medo!

O que vai mudar de um cabelo para o outro é o quanto ele está danificado e, consequentemente, o tempo para ver os resultados – quanto mais frágil estiver o fio, maior é o tempo de recuperação.

E para quem acha que as donas de cabelos bonitos e sedosos não precisam se preocupar com práticas como essa, nós alertamos que não é bem assim. É preciso investir na hidratação como rotina de manutenção, evitando que o cabelo sofra a partir da ação de agentes externos. Cabelos aparentemente saudáveis devem cumprir com as mesmas rotinas dos demais, apenas alterando a frequência de aplicação – que deve ser mais esparsa.

Como fazer uma hidratação profunda?

Para fazer uma hidratação profunda você tem, basicamente, duas opções: ou vai ao cabeleireiro ou adere a receitinhas caseiras de tratamento. A primeira opção é muito recomendada, já que será administrada por um profissional com conhecimento sobre o seu tipo de fio. Mas sabemos que essa rotina demanda tempo e pode ser cara, por isso, a segunda opção super funciona!

Vamos conhecer algumas “misturinhas” que podem ser feitas em casa para melhorar a qualidade do seu cabelo? Confira:

Receita 1: babosa

Retire o “gel” que fica na arte interna da babosa e misture-o com duas colheres (sopa) de um creme hidratante a

hidratacao com babosa
Hidratação com babosa

sua escolha. Depois, passe a mistura, fio a fio, evitando a raiz, e deixe agir por um período de 30 minutos. Para retirar, basta lavar com água, preferencialmente fria.

Receita 2: óleo de coco

Com o cabelo seco, aplique mecha por mecha o óleo de coco antes de dormir. Cubra o cabelo todo com uma touca e deixe esse produto agir durante suas horas de sono. Quando acordar, basta lavar o cabelo normalmente com shampoo e condicionador.

Receita 3: maisena

Basta misturar uma colher (sopa) de maisena a meio copo de água até formar uma mistura homogênea. Depois, é preciso levar ao fogo até que adquira a consistência de mingau. Adicione uma colher de máscara hidratante à mistura e passe em todo o comprimento dos fios. Deixe agir por 30 minutos e retire com água corrente.

Cabelos bem hidratados são sinônimo de fios saudáveis e bonitos. E a hidratação profunda é uma técnica prática que permite essa revitalização. Insira esse cuidado em seu cronograma capilar e veja os bons resultados!

Você já experimentou alguma dessas receitinhas de hidratação profunda? Conhece alguma outra que não mostramos aqui? Nos conte tudo deixando uma mensagem nos comentários!

Avatar

Fernanda Sarate

Gaúcha, publicitária, blogueira, mãe de gatos e cachorros. Suas madeixas são uma metamorfose ambulante. Por impulsividade e falta de conhecimento, fez diversas loucuras capilares. Agora que aprendeu a lição, quer compartilhar conhecimentos para que outras pessoas não cometam os mesmos erros e comprometam a beleza e a saúde de seus fios.

Deixe seu comentário

Olá! Seja bem vindo(a)!Que tal ficar por dentro das novidades do universo de cabelos?

MISTO, OLEOSO, SECO OU NORMAL?

Faça o QUIZ e descubra o seu tipo de cabelo!

Descubra