Já é consenso que a hidratação é essencial para a saúde de qualquer tipo de cabelo, mas quando falamos das cacheadas, esse item se torna ainda mais importante, já que esse tipo de cabelo tende a ser mais ressecado. Por isso, é comum a procura por hidratação para cabelos cacheados.

O problema é que por mais que os cabelos adorem esse cuidado, não é todo mundo que tem tempo – e dinheiro – para fazer hidratação semanalmente no salão. Se esse é o seu caso, não se preocupe, porque uma hidratação caseira pode ser tão eficiente quanto a de salão e com certeza é mais barata.

Hidratar os cabelos com frequência significa adicionar uma camada de proteção extra contra a ação dos agentes externos como o vento, o sol e a poluição. Por isso, apresentaremos aqui algumas dicas de hidratação para cabelos cacheados para garantir os melhores cuidados para que suas madeixas estejam sempre lindas e saudáveis.

A importância da hidratação para cabelos cacheados

A oleosidade natural dos cabelos é produzida no couro cabeludo. Para que as pontas permaneçam hidratadas, essa oleosidade deve percorrer toda a extensão do fio de cabelo. No entanto, quando se trata do cabelo cacheado e crespo, esse caminho torna-se mais difícil, devido ao seu formato em espiral.

É por isso que é comum que mulheres de cabelos crespos e cacheados reclamem do ressecamento nas pontas. Para combater isso, é necessário hidratar as madeixas para que os cachos fiquem brilhosos, modelados e com os frizz controlados.

5 dicas para hidratar o cabelo em casa

Antes de realizar a hidratação para cabelos cacheados, é importante lavar os cabelos com um shampoo adequado para seu tipo de fio. Lembre-se de lavar as madeixas corretamente com água morna ou fria, pois lavar com água quente é um dos muitos hábitos que podem detonar o cabelo.

Com os cabelos já limpos, prossiga para um dos métodos abaixo:

  • Hidratação com leite de coco

O leite de coco é um grande aliado para combater o ressecamento dos fios de cabelo, além de ajudar a limpar as madeixas sem agredi-las. Para uma hidratação para cabelos cacheados potente, misture uma xícara e meia de leite de coco com duas colheres de sopa de maisena.

Leve essa mistura ao fogo baixo e mexa constantemente até que ela adquira a consistência de um mingau. Então, espere que a mistura esfrie e aplique nos cabelos, deixando agir por vinte minutos e enxaguando em seguida. Depois, basta aplicar o condicionador de sua preferência.

  • Hidratação com máscara e óleos

Uma excelente maneira de unir a nutrição e hidratação para cabelos cacheados é apostar em óleos e máscaras de hidratação. Isso porque a máscara corresponde à etapa de hidratação do cronograma capilar e os óleos correspondem à nutrição.

Em um potinho de creme, misture sua máscara de hidratação com algumas gotas do óleo de sua preferência e aplique normalmente nos cabelos. Você verá como eles ficarão ainda mais brilhosos e saudáveis.

  • Hidratação com fitagem

Muitas vezes o segredo da hidratação para cabelos cacheados está na forma de aplicar os produtos. Para realizar esse procedimento, separe seus cabelos em pequenas mechas e aplique o produto igualmente em todo o comprimento.

Dessa forma, você garantirá que o produto penetre profundamente e aja em toda a extensão do seu cabelo. Depois, basta deixar o produto agir pelo tempo indicado, enxaguar e condicionar normalmente.

  • Hidratação térmica

Quando vemos a palavra térmica geralmente relacionamos com chapinha e secador. Mas a hidratação térmica vem sendo utilizada há muito tempo. Lembra quando sua avó aplicava um produto no cabelo e depois utilizava uma touca térmica ou saco plástico na cabeça? É disso que estamos falando.

Essa técnica é interessante pois o calor irá potencializar ainda mais a hidratação para cabelos cacheados. Pode ser feita utilizando sua máscara de preferência combinada com óleos para um resultado ainda melhor.

  • Hidratação com cenoura e beterraba

Essa hidratação para cabelos cacheados tem uma consistência líquida e alto poder de definição dos cachos. Para fazê-la, basta bater meia cenoura e meia beterraba, ambas cruas, no liquidificador, com meio copo de água filtrada.

Depois, coe toda a mistura e coloque em um borrifador. Borrife a mistura em toda a extensão do cabelo, tomando o cuidado de borrifar uniformemente. Separar o cabelo em mechas é uma boa ideia para garantir a uniformidade. Então, deixe agir entre 20 minutos a duas horas. Enfim, basta enxaguar e passar o condicionador de sua preferência.

A hidratação para cabelos cacheados e crespos é essencial para garantir seu brilho, vitalidade e definição. Existem muitas receitas caseiras disponíveis na internet para quem deseja inovar nos cuidados com os cabelos.

Seguindo as dicas acima, você garantirá cabelos hidratados e saudáveis por muito mais tempo. Caso seu cabelo esteja muito danificado e você sinta que a hidratação para cabelos cacheados não será suficiente para recuperá-lo, considere aderir ao cronograma capilar, rotina de cuidados que, unindo a hidratação, nutrição e reconstrução, devolverá vida às suas madeixas.

 

hidratação para cabelos cacheados