Como fazer hidratação para cabelo ressecado?

Como fazer hidratação para cabelo ressecado?

Todo mundo quer cabelos lindos e bem hidratados, independente do tipo de fio. Infelizmente, o ressecamento é um problema comum das madeixas e, por isso, é importante saber como fazer uma hidratação para cabelo ressecado.

Diversos fatores podem causar o ressecamento dos cabelos. Se esse for o caso, fique tranquila, pois esse problema pode ser facilmente resolvido com alguns cuidados. Neste artigo mostraremos como saber quais produtos podem ser utilizados para recuperar seus fios.

Por que o cabelo fica ressecado?

É importante entender qual a diferença entre cabelos ressecados e cabelos secos. Quando o cabelo é seco, o couro cabeludo não produz oleosidade o suficiente para hidratar o fio. Dessa forma, a oleosidade natural dos cabelos não consegue chegar até o comprimento e as pontas, tornando-o seco.

Já o cabelo ressecado produz oleosidade o suficiente mas, por algum motivo, ela não é o suficiente para cobrir o fio, tornando-o ressecado. A ação de agentes externos como o vento, a exposição ao sol e poluição e o excesso de química são fatores que contribuem para o ressecamento.

Isso significa dizer que qualquer tipo de cabelo, seja ele misto, oleoso ou seco, pode ficar ressecado, quadro que pode ser revertido ao tomar alguns cuidados específicos. Quando está ressecado, o fio absorve menos umidade e oleosidade, o que danifica ainda mais a fibra capilar.

Características do cabelo ressecado

Algumas características podem ajudar a identificar o cabelo ressecado. Os fios ressecados são opacos e ásperos. Isso faz com que o cabelo embarace com mais facilidade. Além disso, o cabelo ressecado também é caracterizado pelas ponta duplas e ressecamento nas pontas, já que a oleosidade natural não chega nessa região.

Quando o cabelo está ressecado suas escamas se dilatam, fazendo com que os fios sofram com maior intensidade a ação de agentes externos e permitindo que a hidratação e os nutrientes presentes dentro do fio saiam com maior facilidade.

Você pode identificar o ressecamento pelo toque áspero e perda do brilho. As madeixas com coloração também sofrem com o desbotamento da cor. Para escolher os produtos adequados para devolver a vitalidade das suas madeixas, primeiro você deverá analisa-las para saber qual é o seu tipo de fio. Esse é um dos principais segredos para conseguir os melhores resultados possíveis.

hidratação para cabelo ressecado

Hidratação para cabelo ressecado

Para fazer a hidratação para cabelo ressecado, recomenda-se aplicar máscaras de hidratação duas vezes por semana. Essa hidratação pode ser feita em casa mesmo; basta seguir alguns passos simples.

Antes de fazer a hidratação é necessário lavar corretamente os cabelos. Isso significa utilizar o shampoo adequado para seu tipo de cabelo. Além disso, é importante lembrar-se de aplicar o produto somente na raiz, deixando que ele escorra para o comprimento e as pontas.

Aplicar o shampoo no comprimento apenas irá tornar seu cabelo ainda mais ressecado. Após a lavagem, aplique uma máscara de hidratação indicada para seu tipo de cabelo. É importante utilizar os produtos que sejam pensados de acordo com o seu tipo de cabelo, pois eles fornecerão os nutrientes que sua fibra capilar carece.

Para aplicar a máscara siga as instruções na embalagem, lembrando-se sempre de respeitar uma distância da raiz para não aumentar a oleosidade do couro cabeludo.

Divida seu cabelo em mechas e envolva cada uma com o produto, tomando o cuidado de aplicar em todos os fios. Massagear o cabelo irá ajudar a aumentar a circulação sanguínea, fazendo com que o produto seja melhor absorvido.

Deixe agir pelo tempo indicado e enxague o cabelo com água morna ou fria. É importante aplicar também o condicionador indicado para seu tipo de cabelo. Esse produto, muitas vezes negligenciado, será necessário para fechar as cutículas do cabelo, fazendo com que a hidratação para cabelo ressecado permaneça dentro do fio.

Como potencializar o resultado

O uso desses produtos pode ser potencializado com óleo de coco ou babosa, dois poderosos aliados da hidratação capilar. Dessa forma, a ação nutritiva será ainda maior, fazendo com que o brilho permaneça por mais tempo nas suas madeixas.

O óleo de coco e a babosa podem ser adicionados ao seu creme de hidratação usual ou serem utilizados antes do mesmo.

Além disso, é importante proteger o cabelo da ação de agentes externos. Por isso, use sempre o protetor térmico ao utilizar instrumentos de calor como o secador e a chapinha, e opte por produtos com protetor solar.

Esses produtos irão proteger suas madeixas contra a ação do sol, nociva para a saúde da fibra capilar. Se você sentir que a hidratação para cabelo ressecado não é suficiente para recuperar a vitalidade das suas madeixas, talvez esteja na hora de aderir ao cronograma capilar.

Essa rotina de cuidados pode ser feita em conjunto com a hidratação para cabelos ressecados e visa repor a água da fibra por meio da hidratação, além de nutrir e reconstruir o fio.



Avatar

Carol Candido

Paulistana vivendo em Lisboa. Tradutora de formação e redatora por paixão. Vivi em uma relação de amor e ódio com seus cabelos durante anos até descobrir a forma certa de cuidar deles. Agora tudo é só amor. Acredito que compartilhar dicas é a melhor forma de aprender.

Deixe seu comentário

Olá! Seja bem vindo(a)!Que tal ficar por dentro das novidades do universo de cabelos?

MISTO, OLEOSO, SECO OU NORMAL?

Faça o QUIZ e descubra o seu tipo de cabelo!

Descubra